Receitas de batidas e vitaminas para os pequenos (sem leite!)

Leo foi um bebê que teve APLV (Alergia à Proteína do Leite de Vaca) até quase 2 aninhos de idade. E, por isso, nos seis primeiros meses de amamentação do Caê, também fiz a dieta da exclusão de leite (eu não ingeria esse produto nem os derivados justamente para não sensibilizá-lo para a alergia. Como o irmão teve APLV, ele tinha maiores chances de ter também e eu evitar o consumo de leite enquanto amamentava podia evitar isso. Enfim, explico melhor isso nesse post aqui). E aí, em função dessas duas situações, acabei me familiarizando bastante com receitas que levam leites veganos, como o de coco, por exemplo.

E uma coisa que as crianças adoram são as vitaminas e batidas (ou ainda Smoothies, como são conhecidos). Essas opções são ótimas, porque, por serem práticas e nutritivas, são ideais para servir no café da manhã ou no lanche dos pequenos.

Separei três receitas de batidas que fazem muito sucesso por aqui. Elas levam leite de coco, que é um lançamento da Ducoco (E só para vocês entenderem, não é aquele leite de coco da garrafinha, que as nossas mães usavam em receitas. É uma opção que já vem pronta para beber, que pode ser consumida pura ou misturada a frutas, achocolatados e até café, servida quente ou fria).

O leite de coco da Ducoco, por ser de origem vegetal é naturalmente sem lactose. Além disso, tem zero colesterol, não contém glúten, é fonte de cálcio e vitaminas A, D e B12 e rico em ácido láurico (gordura “boa”, pois ajuda na diminuição do colesterol ruim, além de ser anti-viral e anti-bacteriano) e potássio.

E agora, vamos às receitas. Para prepará-las, basta misturar os ingredientes ao leite de coco geladinho e bater tudo no liquidificador ou mixer.

Receita 1: Vitamina de banana

  • 200ml de leite de coco gelado
  • 1 banana bem madura congelada
  • 1 pitada de canela
  • Se preferir, pode adoçar com um pouco de mel (mas, se a banana for bem madurinha, nem é necessário, pois ela adoça bem).

Sugestão de acompanhamento: Espetinho de tomate cereja, mussarela de búfala e manjericão

Receita 2: Vitamina de manga

  • 200ml de leite de coco gelado
  • Meia manga madura congelada

Sugestão de acompanhamento: Biscoito de polvilho com chia e sem lactose

Legenda da foto: Smoothie em detalhe. Veja como fica cremoso!! E é delicioso. Se preferir, pode trocar a manga por 1 xícara de morangos maduros.

Receita 3: Chocolate batido cremoso

  • 200ml de leite de coco sabor chocolate
  • 1 banana congelada

Sugestão de acompanhamento: Mini crepioca com queijo cottage

Essas são receitas bem gostosas para o café da manhã ou lanche dos pequenos, mas o ideal é que sejam consumidas na hora (justamente para manter a sua consistência de smoothie, ou seja, mais cremosa). Caso a ideia seja mandar na lancheira, uma alternativa é o Leite Achocolatado da Ducoco, que já vem pronto.

O Leite Ducoco pronto para beber está disponível em embalagens de 1L nas versões original (sem adição de açúcar) e chocolate.

 

 

E aqui as receitas dos acompanhamentos que eu sugeri acima:

  • Espetinho de tomate cereja, mussarela de búfala e manjericão (Receita: colocar, em um mini espetinho de madeira, um tomate cereja, uma folha de manjericão e uma bolinha de mussarela de búfala).
  • Biscoito de polvilho com chia e sem lactose (Receita disponível aqui)
  • Mini crepioca com queijo cottage (Receita: misture 1 ovo inteiro batido com 2 colheres de sopa de farinha de tapioca bem cheias. Depois que a mistura estiver pronta, coloque-a em uma frigideira média anti-aderente já aquecida. Quando ela começar a soltar do fundo, vire e asse do outro lado. Quando estiver pronta, recheie com 2 colheres de queijo cottage ou outro recheio da sua preferência).

Conheça mais sobre a linha de leites vegetais da Ducoco prontos para beber no site da marca.

2 comentários

  1. Vivian Zerbinati

    Adorei a receita é saber que dá pra fazer coisas legais sem leite!
    Estou entrando agora nesse mundo do aplv e gostaria de sabe se você tem uma lista de produtos industrializados que são liberados para a dieta restritiva.
    Obrigada

    1. Macetes de Mãe

      Olá, Vivian!
      Uma lista específica não tenho :(
      Mas aqui no blog tem uma categoria com varios posts sobre APLV: http://www.macetesdemae.com/categoria/aplv
      Você vai econtrar receitinhas e várias informações. Espero que goste!
      Bjs

Comentários fechado.