Férias: 5 ideias para as crianças se divertirem nas férias sem gastar dinheiro

Na semana passada, uma seguidora me contatou e sugeriu que eu trouxesse aqui no blog algumas dicas para as crianças se divertirem nas férias sem termos que gastar dinheiro. Pois bem, hoje estou aqui para isso, e trago 7 sugestões de opções bem divertidas para os pequenos passarem o tempo e que não irão nos custar nem um centavo.

Checar a agenda cultural gratuita da cidade:

Veja que programas gratuitos a sua cidade oferece para as crianças durante o período de férias. Muitos shoppings, parques e bibliotecas públicas costumam organizar esse tipo de programação. Mas, como é gratuita, é sempre importante checar com antecedência se tem que retirar ingressos, marcar hora, chegar com antecedência, etc… Se a sua cidade tem um site ou blog que costuma compartilhar esse tipo de dica – de programas infantis – fique de olho. Inscreva-se na sua newsletter, curta a página do Facebook e o Instagram, visite frequentemente o seu site. Algumas sites e blogs que costuma compartilhar programas para crianças, gratuitos ou não, são (mas aí você fica de olho no que é de graça) :

Catraquinha – A Agenda do Catraquinha traz dicas de programas infantis bacanas na cidade de São Paulo.

Bora aí – Dicas de programas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.

Chamar a turminha para brincar em casa

Posso dizer uma coisa? Quatro ou cinco crianças dão bem menos trabalho que uma ou duas. Vá por mim! Assim, se você estiver querendo proporcionar um programa divertido para seus filhos e, ao mesmo tempo, ter uns segundos de folga, chame a galerinha para se divertir na sua casa. Claro, programe antes o que será feito, deixe os lanches já à mão e mantenha aquela estratégia de “um olho no peixe, um olho no gato” porque descuidar das crianças 100% não dá. Mas a verdade é que, enquanto eles brincam, você até conseguirá resolver umas coisas na internet, dar uma ajeitada num armário e por aí vai.

Organizar uma tarde de culinária

Crianças adoram cozinhar. Já perceberam isso? Pode ser bem pequeno, pode ser maior, pode ser menino, pode ser menina. A verdade é que brincar de chef faz a alegria dos pequenos. Então, uma dica para garantir diversão sem gastar muito é organizar uma tarde de aventuras na cozinha. Escolha receitas simples, gostosas e coloridas, que tenham etapas nas quais as crianças possam colaborar (separar ingredientes, untar forma, etc…) e aí é só chamar os pequenos para a diversão. Depois, ainda dá para seguir a farra organizando uma brincadeira de “food truck” ou piquenique com o resultado das experimentações gourmet.

Organizar um piquenique num parque ou em alguma pracinha

Ok, em muitos lugares está frio, mas se tiver um diazinho mais quente, bora lá chamar os amiguinhos e os pais para um piquenique gostoso. Pode ser num parque, praça ou outro espaço ao ar livre gostoso e seguro. Depois, basta levar uma toalha, algumas bolas e outros brinquedos que combinem com gramado e dividir entre os pais quem leva o quê de comida. Pronto, um super programa está montado. E, de quebra, você ainda conhece melhor os pais dos amiguinhos do seu filho (caso ainda não tenha tanta intimidade).

Pesquisar em blogs e sites dicas de atividades criativas e baratas para se fazer dentro de casa

Muitos sites e blogs, nessa época de férias escolares, costumam compartilhar dicas de atividades, brincadeiras e jogos para se fazer dentro de casa (e que são simples de organizar e baratinho de executar). Abaixo alguns que eu selecionei para vocês:

10 brincadeiras para fazer dentro de casa – Macetes de Mãe

Brincadeiras dentro de casa para fugir do frio – Mil Dicas de Mãe

Organizar uma gincana ou caça ao tesouro no condomínio

Ok, essa não é tão simples, mas é beeeem divertida! Que tal reunir as crianças do condomínio ou da vizinhança e organizar uma gincana cultural ou caça ao tesouro? Crianças adoram esse tipo de desafio, adoram competir, adoram mistério, e aí, é só organizar as tarefas e etapas do desafio partir para ação. Peça a ajuda de outros pais para as ideias e para a execução. Com certeza, haverá outros dispostos a colaborar (até porque, muitos tiram férias nessa época do ano para ficar com os filhos, então, tem um pouco mais de tempo vago).

 

 

 

Curta e compartilhe esse post nas redes sociais:
Pinterest

Deixe seu comentário