Alimentos que combatem alergias – veja quais são e para que servem

Alergia é um assunto que sempre me interessa, afinal, sofri muito com isso quando o Leo era bebê (ele tinha APLV) e eu mesma passei boa parte da vida lutando contra esse problema (por sorte, agora ando bem melhor).

Mas se sabemos muito sobre os alimentos que podem causar alergias em nós e nas crianças (leite, glúten, frutos do mar, etc…) sabemos muito pouco sobre aqueles que tem o efeito contrário. Ou seja, ajudam a combater as alergias.

E foi por isso que eu achei tão bacana esse material que recebi do movimento Brasil Sem Alergia, no qual eles informam uma série de alimentos que possuem imunonutrientes, ou seja, que têm uma alta capacidade de fortalecer a imunidade, que é algo importantíssimo para combater alergias.

Photo Credit: marcoverch Flickr via Compfight cc

Agora veja quais os tipos de nutrientes que servem para combater cada tipo de alergia:

 

Zinco, selênio, glutamina, vitaminas A, C, D3 e E: são muito eficazes na prevenção de quadros alérgicos que são desencadeados pelo desequilíbrio dos sistemas intestinal e imunológico. Ou seja, ótimos para tratar casos de doença celíaca, dermatite atópica e asma.

Óleo de Côco: Potente antioxidante e anti-inflamatório ele é rico em ácido láurico. A monolaurina, gerada a partir do ácido láurico, age diretamente no combate a fungos e bactérias, evitando o surgimento de infecções de repetição. Ainda, um estudo científico publicado no International Journal of Dermatology, apontou para a capacidade do óleo de coco no tratamento de alergias dermatológicas, como no exemplo das acnes. Quando aplicado na pele, ele pode aliviar quadros alérgicos, já que possui diversas partículas antibacterianas.

Probióticos e prebióticos: recomendados pela Organização Mundial de Alergia para gestantes e bebês alérgicos, os probióticos – bactérias do bem que estão presentes em iogurtes, queijos, coalhadas e leites fermentados – são micro-organismos capazes de proteger o intestino, onde estão presentes 70% das células de defesa. Assim, eles também se tornam grandes aliados da imunidade. Ainda, o ideal é associar probióticos a alimentos prebióticos (componentes alimentares que estimulam seletivamente a proliferação ou atividade de populações de bactérias desejáveis no intestino), como no caso da chicória, que contém inulina, e do tomate, que possui licopeno e vitamina C, pois, quando consumidos em uma mesma dieta, probióticos e prebióticos atuam em conjunto e aceleram ainda mais a produção de células de defesa. Por fim, pesquisas indicam que o consumo de probióticos – incluindo lactobacilos vivos e kefir – reduz sensivelmente os sintomas e o surgimento de alergias respiratórias, como no caso da rinite alérgica.

Conheça 10 alimentos que fortalecem a imunidade e combatem alergias:

Alimento

Rico em

Benefícios

Laranja Vitamina C Aumenta a produção de glóbulos brancos
Banana Vitamina B6 Estimula a produção de interleucina, substância que acelera o crescimento das células T do sistema imunológico
Agrião Betacaroteno Protege o organismo contra infecções de repetição
Cereais integrais Zinco Intensifica a produção de células do sistema de defesa
Brócolis Glutationa Combate radicais livres e fortalece a imunidade contra processos alérgicos
Alho Mistura de diversas substâncias químicas Tem ação antiviral, antibiótica e anti-inflamatória
Inhame Vitamina A Fortalece a membrana celular
Semente de girassol Selênio Combate o ataque de vírus e protege contra a ação de radicais livres
Pepino Prebióticos Mantém a saúde e a integridade da mucosa intestinal
Shitake Manganês Tem efeito antioxidante e antibacteriano

Sobre o Brasil Sem Alergia

Com mais de 300 mil atendimentos gratuitos já realizados, o Brasil Sem Alergia é um projeto social que oferece gratuitamente diversos procedimentos de prevenção, combate e controle de processos alérgicos e doenças imunológicas. www.brasilsemalergia.com.br.

 

 

3 comentários

  1. Ana Paula

    Amei o seu site e as suas dicas, parabéns!

  2. Melina

    amei a matéria…muito interessante…
    nao sabia que estes alimentos eram tão benéficos. Vou oferecer a minha filha que é alergica a proteína do leite e da soja…

  3. June

    Amei as dicas dos alimentos! Fantástico, não sabia de muita coisa!

Comentários fechado.