Evento Slow Kids nesse domingo no parque Villa-Lobos

Tem programinha gostoso e gratuito, para as crianças, nesse final de semana, no parque Villa-Lobos (Zona Oeste – São Paulo). Venha conferir todas as informações e participar!

Amanhã, domingo, 8 de outubro, a partir das 9h, o Parque Villa Lobos, zona oeste de São Paulo, recebe a nona edição do Slow Kids, evento que conta com uma série de atrações que vão de brincadeiras de roda, contação de histórias, oficinas de arte, até show musicais e passeios monitorados pelas flora do parque.

O evento, que é gratuito, busca “desacelerar” as crianças e afastá-las um pouco do universo tecnológico, levando até elas um dia inteirinho de brincadeiras tradicionais, teatro, literatura e música.

Foto retirada do site do movimento Slow Kids

E por que a proposta desse evento é tão bacana?

Porque, a cada dia que passa, vemos a infância sendo reduzida a rotinas intensas e as brincadeiras sendo deixadas de lado e substituídas por jogos e o uso de aparelhos eletrônicos. Mas brincar é uma importantíssima forma de comunicação, é por meio dela que a criança pode reproduzir o seu cotidiano, num mundo de fantasia e imaginação. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da percepção, da autonomia e criatividade.

Além disso, de acordo com um estudo publicado recentemente, crianças que passam muitas horas por dia na frente de uma tela de computador ou celular têm mais risco de sofrer problemas psicológicos, mesmo que mantenham atividade física intensa. Os dados são de um estudo publicado no mês de agosto, pelo periódico americano Pediatrics. Até agora, estudos demonstravam que as crianças fisicamente mais ativas compensavam os efeitos negativos das horas passadas em frente a uma tela, e muitos pais acreditam que os filhos pudessem passar muito tempo vendo TV ou jogando, desde que esta atividade fosse compensada com exercícios.

O estudo publicado pela Pediatrics e comandado pelos pesquisadores da universidade de Bristol, na Inglaterra, afirma que as crianças que passavam duas ou mais horas por dia na frente de uma tela eram mais hiperativas, tinham mais dificuldades em se relacionar socialmente e mais problemas emocionais do que aquelas que passavam menos tempo na TV ou no computador, ainda que, fisicamente, fossem bastante ativas.

Por isso, brincar torna-se cada vez mais importante e necessário, principalmente num mundo rodeado de tecnologias como vemos hoje, e por isso que a ideia desse evento é tão bacana.

Todas as atrações do SlowKids serão distribuidas na área de piquenique do Parque Villa-Lobos, em meio a árvores. É ali também que um palco será montado para receber o espetáculo “Carta”, da Cia do Relativo; a Hora do Conto, do grupo Salto Fino; o POIN – Pequena Orquestra Interativa; a peça do Dr. Botica; e a Trupe Pé de Histórias.

Paralelo com as apresentações do palco, as crianças poderão aproveitar uma série de atividades no gramado, como o Espaço Sensorial; Bambobilizar; Brincadeiras Tradicionais; Malabarismo Possível; ErêLab; Feira de troca de Brinquedos; Passeios pela Natureza – Ser Criança é Natural; Oficina de tambores – Tambores Zé Benedito; e Oficina de Horta – Oficina Tokka. Outra atração é a Kombi dos Sonhos, projeto que será apresentado pela primeira vez nesta edição do SlowKids. Trata-se de um projeto inovador, que levará diversas brincadeiras para praças e parques espalhados pela cidade. Abaixo detalhes das brincadeiras que serão realizadas pela equipe da Kombi dos sonhos.

– Estação Primeira Infância

Experimentação de diversos mobiliários e recursos lúdicos para descoberta motora e sensorial com cores, texturas, sons e cheiros para estimulação do desenvolvimento motor e sensorial com exploração o mundo guiada pelo instinto natural de curiosidade em explorar tudo o que o rodeia.

– Estação de Pintura

As crianças são convidadas a pintar livremente com o corpo e acessórios de pintura com diferentes materiais para exploração do brincar livre e estímulo da criatividade com o trabalho das sensações, descobertas de si e do outro em um espaço de socialização mediada.

– Estação de Música

Instrumentos musicais têm muitos significados nas vidas de adultos e crianças. Eles permitem descobertas cheias de riquezas sensoriais e desenvolvem uma série de habilidades como criatividade, concentração, coordenação, expressão pessoal e muitas outras. Mas a brincadeira pode ir além: experimentar instrumentos musicais na interação pais e filhos fortalece laços e garante a diversão.

– Estação Bolhas de Sabão

A partir de muita criatividade e do brincar livre, a oficina multissensorial de bolhas de sabão permite desenvolver diversas habilidades com muita diversão. Sem grandes dificuldades de execução e com fazedores de bolhas de varetas e barbantes, as crianças formam bolhas gigantes com um preparado que tem diferentes cheiros e cores para ampliação de repertório e experimentação dos participantes.

– Estação de Leitura

Incentivo à leitura para crianças desde bebês: isso faz sentido? Os estudos atuais afirmam que sim. A leitura frequente ajuda no desenvolvimento da linguagem e socialização, instrumentos vitais para o raciocínio e para a compreensão do outro. Sabendo disso, a estação de leitura conta com um espaço aconchegante com diferentes livros para leitura livre em família com muita descoberta, faz-de-conta e diversão

– Estação Faz de Conta

Baú repleto de elementos lúdicos para que as crianças possam criar e recriar a realidade usando os sistemas simbólicos, imaginação e fantasia. É por meio do faz-de-conta a criança interpreta e ressignifica o mundo real, expressa seus sentimentos, dificuldades, facilidades, questões que observa em família, ou no seu cotidiano na escola. Uma alegria só pra ser compartilhada em família.

– Estação de Jogos

Jogando, a criança experimenta, inventa, descobre, aprende e confere habilidades. Também estimula a psicomotricidade, favorecendo a concentração, a atenção, o engajamento e a imaginação. Jogar é importante para deixar a criança relaxada, entendendo que há momento para tudo, inclusive para pensar com calma e aguardar a vez, favorecendo as relações com outras crianças e adultos.

– Estação Motora

Aqui objetos e brinquedos ficaram disponíveis para as crianças com intuito de desenvolver a coordenação motora e equilíbrio. Entre eles estão triângulo escada, pranchas de equilibrio, slackline, pula pula pneu.

Programação (Detalhes de horários na página do Facebook do Slow Kids)

Artístico Palco

  • Companhia do Relativo – Espetáculo Carta
  • Hora do Conto – Grupo Salto Fino
  • POIN – Pequena Orquestra Interativa (Cortejo e Palco)
  • Teatro Dr. Botica
  • Banda Trupe Pé de Histórias

Atividades

  • Kombi dos Sonhos
  • Espaço Sensorial – Adoletá
  • Bambolizar
  • Brincadeiras Tradicionais – Casa do Brincar (a definir)
  • Malabarismo Possível – Cia do Relativo (a definir)
  • ErêLab
  • Feira de Troca de Brinquedos
  • Passeios pela Natureza – Ser Criança é Natural
  • OFICINA de tambores – Tambores Zé Benedito
  • Oficina de Horta – Oficina Tokka (a definir)

SlowKids Parque Vila Lobos

  • Data: 08 de outubro, domingo, das 09h às 16h
  • Local: Parque Villa Lobos – Área do Piquenique
  • Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP
  • Contato: (11) 2683-6302
  • www.facebook.com/movimentoslowkids

Veja fotos de edições anteriores (retiradas do Facebook do movimento):

Curta e compartilhe esse post nas redes sociais:
Pinterest