Poltrona de amamentação: 11 dicas para você escolher o modelo ideal

Muita gente me pergunta se eu acho útil poltrona de amamentação. Olha, vou dizer, eu acho super útil. Até com o Leo, que eu amamentei bem pouco (só até 3 meses, infelimente) eu usei muito (eu dava mamadeira para ele lá).

E por que eu acho útil esse tipo de poltrona?

Porque acho importante a mãe e o bebê terem um lugar reservado, calmo e confortável para a hora da amamentação, pois isso ajuda no processo da amamentação.

Além do mais, se a mãe optar por amamentar o bebê, à noite, no quarto dele, é importante que ela tenha um lugar confortável para se sentar.

E, por fim, porque a poltrona não precisa ser usada só para amamentar. Eu mesma amamentei por pouco tempo o Leo, mas usei a poltrona por um longo período para dar a mamadeira para ele e também para embalá-lo um pouco antes de dormir.

Mas enfim, como sou do time que defende que a é bom sim ter uma poltrona de amamentação, compartilho com vocês agora algumas dicas que irão ajudar na hora de escolher esse tipo móvel.

Na hora de escolher a poltrona de amamentação, observe o seguinte:

  1. Em primeiro lugar, sente-se na poltrona que você gostou, apoie os cotovelos e verifique se você se sente confortável. Para isso, claro, você tem que ir até uma loja que venda poltronas de amamentação. Mesmo que depois faça a compra pela internet, é importante testar numa loja física (ou testar o modelo de alguma amiga);
  2. O encosto traseiro da poltrona deve apoiar suas costas completamente e deve terminar na altura da cabeça;
  3. Modelos que tem proteção lateral na altura da cabeça são úteis porque ajudam a dar suporte ao pescoço da mãe no caso dela estar muito cansada e pegar no sono ou simplesmente caso ela queira escorar a cabeça enquanto amamenta (sim, o cansaço é grande, principalmente na madrugada);
  4. Quando sentar, certifique-se de que os joelhos fiquem encostados no limite do assento e se seus pés alcançam o chão mesmo com você encostando as costas atrás. Isso irá garantir mais conforto;
  5. Certifique-se o modelo escolhido não é muito largo nem muito estreito para o seu tipo físico. Isso porque, é importante você conseguir escorar os seus braços nos braços laterais da poltrona (para seu conforto na hora de amamentar). Se você optar por um modelo mais largo, opte pelo uso de uma almofada de amamentação para ajudar a segurar o bebê com mais conforto.
  6. Veja se o modelo escolhido possui puff que o acompanha. Isso porque, apoiar os pés sobre um puff ajuda bastante no descanso da mãe. O puff pode ser exatamente da altura do assento ou um pouco mais baixo. O importante é elevar um pouco os pés;
  7. Você vai se sentar nessa poltrona várias vezes por dia e por vários meses. Então, uma dica é escolher poltronas que possuem almofadas soltas e bem macias no assento (esse modelo tende a ser mais confortável);
  8. Escolha uma poltrona cujo material de cobertura seja de fácil limpeza ou escolha uma opção que permita remover a capa para lavagem.
  9. Modelos que balançam são úteis porque ajudam na hora de embalar o bebê para dormir. O meu era e eu adorava. E os meninos também, claro!
  10. Observe o tamanho da poltrona x o espaço do quarto. Não funciona um móvel muito grande num espaço pequeno.
  11. Algumas poltronas de amamentação possuem bolsos laterais e eles são bastante úteis, pois servem para guardar itens que você tem que ter sempre a mão na hora de amamentar.

Aqui, um modelo bem “completo” de poltrona de amamentação: encosto lateral para a cabeça, almofada removível, modelo de balanço e com puff.

https://br.pinterest.com/explore/breastfeeding-chair/?lp=true

Esse outro modelo, apesar de não ter o suporte lateral para cabeça e ser mais largo (não dá para usar os braços laterais da poltrona para escorar os próprios braços), parece muito confortável. Nesse caso, indica-se o uso de uma almofada de amamentação:

Imagem: https://br.pinterest.com/pin/504825439470341933/

Veja também:

Como escolher a cadeira de alimentação

Como escolher o carrinho do bebê

Curta e compartilhe esse post nas redes sociais:
Pinterest