Como limpar o pipi dos meninos

Atendendo a pedidos de algumas leitoras, hoje, aqui no blog, vou explicar de um jeitinho bem simples qual é forma correta (e indicada pelos pediatras) de fazer a higiene do órgão sexual dos nossos meninos. Ou seja, como é que as mães devem fazer para limpar o pipi.

Bom, preciso começar o texto explicando um pouco sobre a fisiologia do pênis. Ao nascer, os meninos tem o que se chama de fimose fisiológica. Ou seja, o prepúcio, que é a pele que cobre a cabeça do pênis é colada à glande, que é a cabeça do pênis. Esse prepúcio, com o tempo, conforme a criança vai crescendo e tendo ereções espontâneas, deve naturalmente se soltar.

Photo Credit: Kevitivity Flickr via Compfight cc

Até pouco tempo, a orientação da maioria dos pediatras era de que, na hora da higiene da criança, ou seja, na hora do banho ou até na troca de fraldas, o prepúcio deveria ser puxado, para forçar o seu descolamento da glande. E então, muitos pediatras indicavam a prática de massagem no pipi dos meninos, puxando o prepúcio algumas vezes seguidas para soltar o prepúcio da glande e deixar essa aparente.

Entretanto, atualmente a indicação é outra. Muitos médicos consideram que esse puxar excessivo do prepúcio pode levar a uma fimose secundária, que não é mais a fimose fisiológica e normal, aquela que com o tempo acaba, mas uma fimose que não irá desaparecer a não ser que se faça uma cirurgia para isso. Cirurgia essa conhecida pelo nome de postectomia.

Então, em resumo, a orientação hoje é deslocar o prepúcio (puxá-lo muito delicadamente), até expor a glande a fim de limpá-la. SEM repetir isso diversas vezes, como se fosse uma massagem e com a intenção de causar o rompimento do prepúcio. E assim que a glande for exposta, mesmo que só uma pequena parte dela (pois o resto ainda está “colado”), lavar a área delicadamente, passando apenas água e sabão líquido neutro e hipoalergênico.

Ainda, a higiene deve ocorrer diariamente. Outro detalhe que deve ser observado é a limpeza adequada não só do pênis mas também do escroto, que é comumente conhecido como “saco”. Para lavar o escroto basta também passar água e sabão líquido neutro hipoalergênico, lembrando de levantar o saquinho para limpar atrás.

Por fim, a higiene acontece sempre da frente para trás, do pipi para o ânus, e nunca o contrário. Isso, para evitar qualquer tipo de infecção.

Confira também:

Curta e compartilhe esse post nas redes sociais:
Pinterest