Higiene íntima das meninas – como fazer

Não sou mãe de menina, mas tenho uma sobrinha e logo terei outra, então preciso entender direitinho sobre cuidados com meninas, certo?

E pesquisando para saber a forma correta de fazer a higiene íntima das meninas, na fase em que ainda estão de fraldas, descobri algumas coisas interessantes.

A primeira delas é que temos que tomar muito, mas muito cuidado mesmo com a higiene dessa área. Isso porque, as meninas tem muito mais chances de infecção urinária que os meninos (em torno de 8% das meninas terão algum episódio da doença até 8 anos de idade), justamente porque, no caso deles, o saco escrotal separa a o ânus do pênis, e aí, a chance de haver uma contaminação com as bactérias e outro microorganismos das fezes é menor.

Photo Credit: VikramDeep Flickr via Compfight cc

Mas enfim, como é que deve-se fazer a higiene íntima das meninas na fase em que ainda usam fraldas?

  1. Em primeiro lugar, deve-se fazer a troca da fralda e a higienização assim que a criança tiver feito cocô. Isso porque, quanto mais tempo ela ficar com a fralda cheia de fezes, maior a chance de contaminação.
  2. Depois, deve-se deitar a bebê num espaço seguro para realizar a troca, abrir a fralda e utilizá-la para limpar a parte “grossa” do cocô. Fazendo isso sempre de frente para trás. Depois que passar a fralda uma vez e tirar o “grosso” do cocô, ela não deve ser passada novamente (Nesse caso, deixe-a dobrada embaixo do bumbum da bebê até que esse esteja bem limpinho e ela possa ser retirada dali sem risco de sujar o trocador).
  3. Feito isso, utilize algodão úmido com água morna ou lenços umedecidos para fazer a higiene, usando apenas uma vez cada um deles (e passando-os sempre de frente para trás). Ou seja, passou o algodão, não utilize-o de novo. Descarte e pegue outro. O mesmo vale para o lenço umedecido.
  4. Na hora de fazer a higiene com algodão ou lenço umedecido, limpe apenas os grandes e pequenos lábios e a área próxima (parte de baixo da barriga, bumbum e coxas), cuidando para sempre limpar bem a dobrinhas. Aqui eu quero dizer que a área interna da vagina não deve ser limpa. Apenas a externa. ok? Isso porque, além de poder machucar a bebê, essa limpeza pode alterar o PH da área.
  5. Caso o cocô tenha feito uma sujeira grande, opte por limpar a área com água corrente e sabão neutro, fazendo a higiene apenas com as mãos e sempre de frente para trás.
  6. Feita a limpeza, seque a área com um pano fininho ou uma fralda de tecido, apenas encostando na pele do bebê e fazendo uma leve pressão (sem esfregar).
  7. Se perceber que a pele está um pouco vermelhinha ou sensível, aplique pomada para assadura.
  8. E, por fim, repito aqui algo que já disse ao longo das orientações: a limpeza deve ser sempre feita de FRENTE PARA TRÁS, pois isso evita que microorganismos e bactérias das fezes cheguem até a vagina e, a partir dali para a uretra, e acabem causando alguma doença do trato urinário (como infecção urinária).

E se você também quiser saber como fazer a limpeza íntima dos meninos, é só clicar aqui.

Curta e compartilhe esse post nas redes sociais:
Pinterest

Deixe seu comentário