7 Coisas para ensinar ao seu filho desde cedo

7 Coisas para ensinar ao seu filho desde cedo


25 de agosto de 2014

Esses dias, me peguei pensando sobre coisas que já podemos ensinar aos nossos filhos desde cedo, muito cedo, e que terão valor para a vida toda. Coisas que em exemplos do dia a dia, que são absolutamente compreensíveis para crianças de dois anos (ou até menos), no futuro, farão toda a diferença em suas vidas (e de quem os cerca).

E com esse pensamento em mente, resolvi fazer uma listinha e compartilhar com vocês. Vejam quanta coisa simples podemos ensinar desde já, através de nossos exemplos e palavras, e que, com certeza, transformarão nossas crianças em adultos melhores.

7 Coisas para ensinar ao seu filho desde cedo

7 coisas para ensinar ao seu filho desde cedo (e que farão toda a diferença no seu futuro)

1. A aceitar o não: mostrar, desde cedo, que o não faz parte da vida, que é importante lidar com frustrações e seguir adiante e que, muitas vezes, é numa negativa recebida que se abrem oportunidades para novas experiências e aprendizados. Como fazer isso: seja econômico no não, mas quando tiver que usá-lo, vá até o fim. E explique sempre o motivo daquela negativa, mesmo que você ache que seu filho ainda não irá entender.

2. A respeitar o próximo: ensine, desde cedo, seu filho a respeitar os outros, sejam eles pessoas mais velhas ou amiguinhos. Como fazer isso: você pode começar ensinando atitudes simples, como dizer um “obrigada”, “por favor”, “com licença”. Isso faz com que nossos filhos não sejam só educados, mas saibam também perceber e respeitar o próximo.

3. A dividir: é dividindo que a criança aprenda que ela não é o centro do mundo e que muito conquista quem sabe compartilhar. Como fazer isso: ajudando a criança a dividir um brinquedo com um amiguinho ou irmão, numa atividade do dia a dia, mostrando que elas podem construir coisas juntas e que aí é ainda mais divertido, entre tantas outras situações.

4. A cuidar das coisas: aprender a cuidar do que é seu ou do outro é primordial. Isso ensina o valor das coisas, ensina conceitos de sustentabilidade, ensina que os recursos não são ilimitados e que para termos um futuro seguro e tranquilo temos que cuidar do presente. Como fazer isso: crie uma hortinha para o seu filho, tenha um animal de estimação, ensine-o que é importante consertar as coisas quando elas quebram ou guardá-las quando elas são tiradas do lugar.

5.  A falar sempre a verdade: a criança tem que perceber, desde cedo, que não existe meio termo em se tratando de verdade. Claro que ela pode ser educada e dizer uma verdade sem magoar, mas mentir é inaceitável. Como fazer isso: dando o exemplo. Nunca minta para o seu filho. Nem nas situações mais corriqueiras. Se você vai sair de casa e ele vai ficar aos cuidados de outra pessoa, despeça-se antes de sair e diga que vai voltar. Simplesmente não suma do seu campo de visão.

6. A se comunicar: estimule sempre seu filho a falar, a dizer o que pensa, a demonstrar seus sentimentos. Assim você conseguirá ajudá-lo em um momento difícil, de angústia, e ele também se sentirá mais confortável para se abrir com você. Como fazer isso: desde cedo, pergunte coisas para criança, peça para ela contar como foi o seu dia na escolinha, do que ela brincou com os amiguinhos, como se sentiu em determinada situação.

7. A amar: Ame e ensine seu filho a amar. Mostre para ele que amar e querer bem os outros é bom, faz bem e alegra o mundo. Como fazer isso: dando o exemplo. Demonstrando que você o ama (com beijos, abraços, carinho e palavras), demostrando que você ama e tem carinho por outras pessoas.