7 razões para o seu filho dormir cedo

7 razões para o seu filho dormir cedo


25 de Abril de 2016

Que horas as crianças vão dormir por aí? Aqui, durante a semana, elas vão para a cama entre 20h e 20h30min. Um horário bastante cedo, não é? Pode até ser, mas, na minha opinião, um ótimo horário.

Sim, há diversas razões para se colocar uma criança cedo na cama. Algumas são de ordem pessoal, outras baseadas em questões comportamentais ou de saúde.

E sabendo disso, resolvi fazer esse post, onde eu trago as sete razões para você colocar o seu filho cedo na cama. Confira!

crianca dormir cedo
Photo Credit: donnierayjones via Compfight cc
  1. Crianças que dormem cedo dormem mais rápido: Pode parecer que crianças que vão mais tarde para a cama dormirão mais rápido, porque estão mais cansadas, mas isso é um erro. Crianças que passam da hora de dormir, aquela hora em que elas estão no ponto ideal para pegarem no sono, acabam brigando com o sono e aí demoram mais para dormir. E a hora que a criança está mais propensa a pegar no sono não é tarde da noite, mas assim que escurece. Isso porque a melatonina, hormônio que estimula o sono e indica ao cérebro que é noite, é produzido das 20h às 21h30. Depois deste horário, a criança acaba se agitando novamente porque a mensagem de que é hora de dormir que é emitida pelo organismo já passou.
  2. Crianças que dormem cedo dormem melhor: o sono das crianças que dormem cedo costuma ser mais tranquilo. Isso porque, elas vão dormir menos agitadas, porque não passaram do ponto ideal de pegar no sono.
  3. Crianças que dormem mais cedo acordam mais bem humoradas: muitas vezes, não é porque a criança dormiu tarde que ela vai acordar tarde e aí você vai poder descansar um pouco mais. Na verdade, a grande maioria das crianças costuma acordar sempre no mesmo horário, independente da hora que foram dormir. E aí, se foram dormir tarde, acabam ficando mal humoradas porque não descansaram o suficiente.
  4. Crianças que dormem cedo crescem mais: A maior produção do GH (hormônio do crescimento) é sempre à noite, das 21 às 4h. Quando a criança não está na cama neste horário, a produção de GH cai e ela pode crescer menos.
  5. Crianças que dormem cedo ficam mais atentas e tem melhor rendimento escolar: O sono adequado ajuda a memória e a capacidade de aprendizagem.
  6. Crianças que dormem cedo tem menos tendência à obesidade: crianças que dormem e acordam mais cedo são mais ativas e magras que as que vão para a cama tarde, mesmo com a quantidade de sono igual.
  7. E a sétima razão, mas não menos importante: Você terá mais tempo para você! Sim, que mãe que não merece umas horinhas de folga, para colocar as coisas em dia ou simplesmente descansar e curtir sozinha ou ao lado do maridão? Eu coloco os meninos cedo na cama, principalmente de segunda a sexta, e garanto que isso ajuda demais na rotina aqui de casa. Eles ficam mais descansados, mais bem humorados, e eu consigo aproveitar um pouquinho da vida sem filhos, que vamos ser sinceras, a gente também curte.

Confira o passo a passo para fazer a Técnica do Ninho que ajuda o bebê dormir melhor: