Foto e filmagem de festa infantil

8 Dicas para foto e filmagem de festa infantil


19 de agosto de 2013

Chegou a hora da tão esperada festinha de aniversário do filhote. Você prepara tudo nos mínimos detalhes, contrata fornecedores ótimos, gasta mais do que estava imaginando, dá uma festa linda e, na hora de ver as fotos e o vídeo da festinha acaba se decepcionando. Nem de perto eles mostram tudo aquilo que você sonhou ver ali. Muitos detalhes ficaram de fora, pessoas que você gostaria de ver nas fotos não estão lá e você se frustra, afinal, não terá uma lembrança à altura do que foi aquele dia tão especial.Pois bem, pensando nessa situação super chata eu fiz o post de hoje, com dicas do que você pode fazer para garantir que o registro de eventos super importantes e especiais fiquem à altura daquilo que você estava esperando. Espero que gostem e que seja útil.

1. Selecione fornecedores (fotógrafos e equipe de filmagem) por indicação, a qual pode ser de amigos ou até de sites/blogs que costumam publicar informações sobre profissionais de confiança. Escolha pelo menos três fornecedores e entre em contato para solicitar orçamento e obter informações gerais (leia o item dois para ver quais informações são essas). Não deixe de checar o resultado de trabalhos anteriores no website, blog e fanpage desses fornecedores e de pesquisar o que já foi falado a respeito deles em outras mídias (o nosso querido Google ajuda nisso). Depois, selecione aquele que você sentir mais confiança e que, é claro, estiver de acordo com o que você está disposta a pagar.

2. No primeiro contato com o fornecedor, solicite o maior número de informações possível sobre o serviço que será prestado: FOTOGRAFIA: Quantas horas ele ficará fotografando a festa? Quantos profissionais farão o registro (apenas ele ou uma equipe? de quantas pessoas?)? Você irá receber todas as fotos tiradas ou apenas uma parte delas? Você irá receber as fotos em alta resolução? Você irá receber as fotos tratadas? Você irá receber algumas fotos impressas e em qual tamanho? Você terá direito a um álbum? Se não, qual será o custo extra do álbum? Depois de quanto tempo você receberá as fotos? FILMAGEM: Qual a duração do vídeo que será produzido? Você terá direito uma versão resumida dele (como um clip)? Em qual formato ele será entregue (Blue Ray ou normal)? Você irá recebê-lo em DVD? Quantos? Você receberá também a gravação de todas as cenas? Você terá direito a quantas edições se não gostar do resultado apresentado? Até quando receberá o resultado final?

3. Antes da festa, faça um check list de tudo que você quer que seja fotografado e filmado e passe essa lista com antecedência para o fornecedor. Dicas do que você pode incluir nesse check list:

  • Imagens de detalhes da mesa de doces (docinhos, forminhas, bolo, enfeites, etc…)
  • Imagem dos convidados chegando
  • Imagem de pessoas importantes: padrinhos, tios, avós, pais, amiguinhos especiais
  • Imagem de crianças brincando
  • Imagens de atrações da festa
  • Imagem da comida e bebida que será servida
  • Imagem do aniversariante em determinadas situações (nos brinquedos, com pessoas especiais, com amiguinhos, com pais,…)
  • Imagem de alguma homenagem que será feita para o aniversariante
  • Imagem dos presentes dados
  • Imagem das lembrancinhas da festa

4. Verifique se a equipe de foto e filmagem pode checar com antecedência para registrar um pouco do making of da festa (desde que isso não atrapalhe na registro do final, já que há um limite de horas que essas equipes trabalham).

5. Peça para a equipe de foto e filmagem chegar com, pelo menos, meia hora de antecedência do horário de início da festa, para fazer o registro do local sem a presença dos convidados e para poder fotografar e filmar tudo nos mínimos detalhes. Aproveite esse horário para fazer as fotos do aniversariante com as pessoas mais próximas: pais, avós, padrinhos, tios,… Isso é bem importante, vale a pena!

6. Peça para a equipe de filmagem colher depoimentos de pessoas importantes falando sobre o aniversariante. Informe com antecedência que você irá querer fazer isso e, no dia, faça o quanto antes essas gravações (enquanto a maquiagem de quem for falar ainda estiver 100% e enquanto a luz do dia ainda estiver ajudando – principalmente se a festa for ao ar livre).

7. Tente fazer todas as fotos importantes da festa, principalmente as que terão o aniversariante nelas, o quanto antes. Isso por alguns motivos: no início da festa o aniversariante tende a estar mais descansado e a colaborar mais, com o passar das horas a luz natural tende a piorar, no início da festa está todo mundo mais arrumadinho, e por aí vai….

8. Fique bastante tempo com seu filho no colo ou próximo dele e aproveite ao seu lado. Aproveite mesmo! Divirta-se com seu pequeno! Isso garantirá cenas lindas, naturais e memoráveis para serem registradas.