Aromaterapia para melhorar o sono dos bebês

Aromaterapia para melhorar o sono dos bebês


10 de novembro de 2014

O sono de bebês e crianças é um assunto que costuma deixar mães e pais de cabelo em pé. Quase toda casa tem a sua saga e são raros os lares cujos pais relatam não ter problema com isso.

Por esse motivo, vira e mexe eu trago aqui novidades que ajudam na hora do sono dos pequenos. Já trouxe vídeos (veja esses), já lancei uma coluna escrita por uma consultora de sono, já trouxe textos com minhas dicas pessoais, e hoje é o dia de compartilhar com vocês uma dica diferente, que eu ainda não testei, mas que confesso estar super curiosa para experimentar.

Trata-se de aromaterapia para ajudar as crianças a dormirem. Espero que curtam o texto e que a dica ajude-as a terem noites mais calmas, tranquilas e descansadas.

PS: o post traz também dicas para as mamães relaxarem. Achei bem legal!

Aromaterapia para melhorar o sono dos bebes
Photo Credit: paul goyette via Compfight cc

Aromaterapia para melhorar o sono dos bebês

Por Marcia Benalia

A  aromaterapia é uma técnica que utiliza o poder das plantas para curar o corpo e a alma. Ela é uma alternativa para mães que buscam soluções saudáveis para curar pequenos desconfortos que atingem bebês e crianças e, por que não, proporcionar prazer para elas, como por exemplo, através de um relaxante escalda pés.

Nosso nariz é uma porta de acesso ao cérebro. Quando sentimos algum cheiro, o nariz direciona para o bulbo-olfatório, que as transmite ao sistema límbico, responsável por emoções e comportamentos. Sabe quando sentimos um perfume que lembra a infância? Casa da avó? Ou então quando passamos em frente a um restaurante e sentimos um cheirinho de comida e nosso estômago começa a roncar? É o nosso sistema límbico trabalhando! Então, assim que a mensagem chega lá, o cheiro começa a agir. Isso normalmente ocorre em menos de três segundos.  Ou seja, os efeitos da aromaterapia são percebidos praticamente de imediato!

Para utilizar esta técnica no dia a dia, utilizamos óleos essenciais, que são puros, extraídos das flores, folhas, sementes, cascas e raízes das plantas, flores e árvores. Lembrando que essência não é óleo essencial! Essência é sintética e óleo essencial é natural! Esta informação faz toda a diferença nos tratamentos.

Meu óleo preferido é o de Lavanda. Algumas pessoas chamam de Alfazema e recentemente, descobri o motivo pelo qual tenho tanta ligação com este aroma! Soube através de uma irmã que é 10 anos mais velha que eu, que nossa mãe colocava Alfazema na água da minha banheira, toda vez que eu tomava banho! É incrível como nossas mães, avós e bisavós sabiam do poder das plantas e utilizavam nos cuidados com os filhos. Uma pena que com o tempo, estas informações foram tiradas de nosso alcance.

Existem inúmeros óleos e inúmeras indicações, mas neste post vamos falar apenas do de Lavanda.

Ele pode ser utilizado tanto por gestantes, como por bebês e crianças. Nos pequenos ele funciona como um calmante, ajudando na hora do sono. Nos adultos, relaxa e reduz a ansiedade. Além disso, possui propriedades antissépticas e, portanto, pode ser utilizado em cortes e queimaduras.

Está programando uma longa viagem de carro com crianças pequenas? Não esqueça da lavanda. Ela ajuda a acalmar até aquela criança que não fica quieta nem por um segundo!

A viagem é para o campo e os pernilongos atacaram? Lavanda nas picadas. Alivia a coceira e diminui a vermelhidão.

O óleo de lavanda é o coringa da aromaterapia!

Que tal terminar um dia estressante, relaxando com um delicioso escalda pés? Abaixo, segue a receita.

Você irá precisar de :

  • Uma bacia onde caibam os dois pés
  • 3 litros de água quente (como algumas pessoas são mais sensíveis ao calor do que outras, recomendo que a temperatura seja regulada de acordo com a preferência)
  • Sal grosso(um punhado)
  • 4 gotas de óleo essencial de lavanda
  • Bolinhas de gude

Mergulhe os pés até o tornozelo na água e faça movimentos para frente e para trás nas bolinhas de gude. Relaxe e aproveite!

Os óleos essenciais não substituem a medicina convencional, mas eles certamente são excelentes na manutenção e prevenção da saúde e bem-estar de todos nós.

É importantíssimo frisar que, como qualquer tratamento, os óleos essenciais devem ser usados com a orientação de um profissional certificado, que saberá a dose correta e principalmente como ele deve ser ministrado.

Onde encontrar os óleos essenciais para aromaterapia:

Farmácias de manipulação voltadas para a medicina natural, onde é possível encontrar remédios homeopáticos e antroposóficos (como a Weleda); lojas de produtos naturais; lojas de aromaterapia e, para quem não reside nos grandes centros, sites das marcas dos óleos, tais como Laszlo, Terra Flor, Bio Essência, entre outros.

Se você quiser, posso informar os endereços(físicos e sites) onde eu compro.

foto perfil marcia benalia

Marcia Benalia é comunicóloga, cursando pós-graduação em psicologia e maternidade, doula, consultora de amamentação e instrutora de shantala certificada pelo GAMA(Grupo de Apoio a Maternidade Ativa), consultora em aromaterapia para gestantes certificada pela Aromaflora, sócia da Maternity Coach(www.maternitycoach.com.br), mãe de dois filhos e estudiosa dos benefícios que a natureza nos promove.