Bebês que só dormem embalados ou mamando – como mudar esses hábitos

Bebês que só dormem embalados ou mamando – como mudar esses hábitos


19 de setembro de 2014

Olá mamães, hoje teremos mais uma edição da coluna Sono e Pós-parto, escrita pela Consultora em sono materno-infantil e doula pós-parto Marcia Horbacio. Nessa sua segunda participação como colunista, a Marcia abordará um tema que preocupa muitas mães – bebês que só dormem quando embalados no colo ou então no mamando – e dará dicas para mudar esses hábitos (que, vamos ser sinceras, é uma delícia quando o bebê é pequenino mas que, depois que cresce, vira um verdadeiro transtorno).

E o mais bacana é que as técnicas sugeridas pela Márcia envolvem muito carinho e NADA de choro. Bem como deve ser, com a criança se sentindo amada e protegida como sempre.

dicas para o bebe dormir sozinho
Photo Credit: peasap via Compfight cc

Bebês que só dormem embalados ou mamando – como mudar esses hábitos

Por Marcia Horbacio

Mamães , estou aqui, hoje, para falar de um assunto muito importante que diz respeito ao sono dos nossos pequenos. Vamos falar das associações que criamos para conseguir relaxar e adormecer.

Não são só as crianças que se apegam a objetos, posições de sono, hábitos de sugar ou barulhinhos para dormir. Adultos também precisam dos seus travesseiros, seu lado especial da cama ou um cobertor especial. Esses objetos ou situações na hora de dormir nos ajudam a relaxar e adormecer e muitos de nós, se ficar sem eles, terão dificuldade para pegar no sono. Veja um exemplo: Se o seu travesseiro cair no chão, à noite, é bem capaz que você o pegue de volta e nem perceba que acordou brevemente para isso. Agora, imagine o caso do bebê que tem como associação de sono o colo e com balanço. Quando ele acorda no meio da noite, ele naturalmente não entende como não tem mais o colo e o balanço e então ele chora. E só consegue voltar a dormir se você for lá e oferecer de volta o que ele teve na hora de adormecer.

Vamos então falar das associações de sono mais comuns e o que você pode fazer para ajudar o seu bebê a encontrar maneiras de dormir que não dependam tanto de você.

Não são poucas as mães que me procuram preocupadas porque seus bebês só dormem no colo e com balanço. Isso até pode ser viável enquanto o bebê é bem pequeno, mas quando começa a crescer e ficar pesado, as mães sentem que fica bastante difícil embalar o bebê sem ter que tomar remédio para dor nas costas com frequência. Então, o que pode ser feito para eliminar esse hábito?

Saiba que essa mudança depende de paciência, mas é possível realizá-la sim. Aqui, a dica é: comece por partes. Primeiro, tente eliminar o balanço. Depois o colo. Na hora que seu bebê estiver pronto para ir para cama, embale como sempre, mas assim que ele estiver bem calmo, sente numa cadeira e o segure no colo sem balançar. Se ele chorar, volte a andar com ele no colinho e balançar. Ele se acalmou? Hora de sentar de novo com ele no colo sem balanço nenhum. E vá fazendo assim até ele dormir sem balanço. Não tenha pressa de colocar na cama. Saiba que, nessa etapa , se você não tinha o hábito de colocá-lo na cama sonolento ou acordado, temos que começar devagar. Nas primeiras noites, você vai ficar nesse “balança e senta” durante um bom tempo e poderá, inclusive, ter que fazer isso por vários dias, mas faz parte, e lembre-se que isso é importante para tirar o hábito do movimento para dormir e é isso que você espera. E, muito importante: Tudo isso sem a necessidade de deixar seu bebezinho chorar.

A segunda etapa é a que começa a trabalhar a retirada do colo como associação de sono. É claro que devemos dar colinho para nossos filhos sempre! Mas aqui, o colinho que eu falo em tirar é aquele que “ensinou”o bebê a dormir somente se estiver nele ou voltar a adormecer, no meio da noite, também somente se estiver nele . Para isso, alguns exercícios com o bebê enquanto ele está acordado também podem ajudar. Se o seu bebê gosta de colo para dormir, há chances que seja o tipo de bebezinho que não gosta de ficar muito tempo fazendo a mesma coisa. Tem uma tolerância curta a ficar num lugar só e você sempre precisa ficar trocando ele de lugar. Certo? Uma hora ele brinca no chão, outra hora no bebê-conforto, e nunca parece se entreter com uma coisa durante mais que alguns segundos! Comece a colocar ele mais vezes no tapetinho no chão (fazendo isso principalmente depois das sonecas quando está de melhor humor e mais descansado) e quando ele começar a reclamar, tente distraí-lo de forma a “esticar” um pouco o tempo que fica ali brincando. Demore um pouco para pegar no colo ou mudar de lugar. Além desse “exercício” durante o dia, comece a trabalhar para tirar o colo da hora de dormir à noite também. Não precisa fazer isso para sonecas e para a noite, comece só com a noite para não cansar muito. E não se preocupe porque a maneira como você o coloca para dormir quando está claro não vai atrapalhar o que você está fazendo à noite para ele mudar os hábitos.

À noite, faça assim: Coloque o bebê na caminha bem sonolento mas ainda acordadinho. Para ele ter a lembrança de que adormeceu no bercinho. Se ele chorar, pegue e dê colinho e carinho de novo. Para mudar essa associação do colo, você pega no colinho quando ele chora e põe no bercinho quando ele acalma. Muitas mães dizem para mim que já fizeram isso muitas vezes e não mudou nada. Mas eu garanto que muda sim! Só que leva tempo! Se você estiver muito cansada, peça ajuda ao seu parceiro. Procure revezar com ele o colinho e o carinho e não desista nunca. Uma bela noite, você vai ver. Ele ficou!!!

De todas as associações que as mamães comentam comigo, a que elas julgam mais difícil de modificar é aquela em que o bebezinho só dorme se mamar. E elas não estão falando do peito para alimentar, ou para acalmar e acalentar o bebê que está chorando, mas estão falando daquele bebê que acorda dez, doze vezes à noite, dá duas ou três sugadinhas no peito como se fosse uma chupeta e volta a dormir. Não há nada de errado em dar de mamar para o bebê dormir. Se ele dorme bem a noite e isso não causa problema, nada demais. Mas se o seu bebê acorda para mamar várias vezes e não mama, só fica sugando um pouco e volta a dormir, isso pode estar causando a ele um problema de sono. O que você faz então? Não prive o seu bebê desse momento maravilhoso da amamentação. Deixe ele mamar. Apenas, quando perceber que ele já mamou bem, não está mais com fome, retire o bico do peito com carinho e continue com ele no colinho, dando carinho. Se ele quiser voltar, dê de novo mais um pouco mas assim que ele começar a parar de novo, retire com carinho de novo. E fique fazendo isso até ele dormir sem o peito na boca. Existem várias outras formas de ajudar o bebê que só sabe dormir e voltar a dormir sugando. Essa é a apenas uma delas, que vai funcionar se você perseverar.

Mudanças de hábitos só acontecem com perseverança e paciência. Mamães, se vocês julgam que o seu bebê está muito cansado e você também, com paciência e determinação você pode mudar hábitos que podem melhorar o sono da família toda. E tudo com muito carinho.

Colunistas MdM Marcia- sono. - NOVO 25.08cdr