Brincadeiras para crianças de 18 meses

Brincadeiras para crianças de 18 meses


12 de novembro de 2013
criança brincando
Imagem: Ready Steady Toddler

Bebês e crianças são assim: passa um mês e parece que os interesses deles já viram outros. Então, não adianta muito a gente ficar repetindo as brincadeiras de meio ano atrás que não cola mais (com raras exceções). O que temos que fazer é investir em brincadeiras e atividades que sejam adequadas para a idade delas – nem simples demais para seu desenvolvimento, nem complexas demais para o que eles podem fazer – e que elas curtam de verdade. Assim, trago para vocês, abaixo, uma relação de brincadeiras que costumam fazer sucesso com crianças de 18 meses e que, pelo menos aqui em casa, é diversão garantida!. Espero que as dicas sejam úteis!

Brincar de esconde-esconde: essa é uma das raras brincadeiras que entraram na rotina da casa há meses e que ainda fazem o maior sucesso. O Léo adora e não tem um dia que ele não se divirta com isso.

Jogar bola: O Léo é fã incondicional de uma bola. Sem dúvida nenhuma, é seu brinquedo favorito. E eu adoro! Acho bola algo super saudável e divertido e que, com certeza, agrada a ambos os sexos (meninas nessa idade também amam!).

Ler e brincar com livros interativos: O Léo ama um livrinho. Seja para eu contar um historinha (parte dela, é claro, porque a atenção só fica nessa brincadeira por alguns minutos) ou para ele interagir e se divertir com os sons e texturas que alguns livros tem. Esse brinquedo também é algo que ele adotou há algum tempo e continua gostando. E muito!

Riscar e desenhar: essa brincadeira virou a nova febre por aqui. Léo adora um giz de cera e um papel. Vira e mexe me pega pela mão para irmos até a mesa da sala desenhar.

Simular histórias com bonecos ou marionetes: nessa idade as crianças já entendem boa parte do que a gente fala. Por isso, vale à pena usar um pouco a criatividade e inventar algumas histórias divertidas com os brinquedos que a criança já tem. Eles adoram.

Brincar de casinha: acho bobagem essa história de que menino não pode brincar de casinha. Vira e mexe eu estimulo o Léo a cuidar de um ursinho que ele tem. Peço para ele colocar o ursinho para dormir, levar o ursinho para passear, dar comidinha para o ursinho. Normalmente, essas são brincadeiras mais comuns para meninas, mas não vejo problema nenhum dos meninos divertirem-se dessa forma também, até porque, eles não tem preconceito nenhum e adoram (e, quem sabe, isso não os estimula a serem ótimos pais no futuro, hein!?).

Brincar com água: ótima opção para dias quentes. Eles amam! Uma opção é brincar dentro de piscinas de adulto ou infantis (sempre na companhia dos pais e usando boias), em piscinas infláveis (sempre com a supervisão de um adulto), brincar de dar água para plantinhas, brincar de encher de água diferentes potes e garrafinhas e por aí afora.

Brincar em parquinhos: crianças nessa idade adoram correr, subir, descer, “voar” e experimentar. Então, super vale a pena levá-los, sempre que possível, a um parquinho. E sempre com a supervisão de um adulto. É claro.

Ajudar em tarefas diárias: vira e mexe eu peço para o Léo me ajudar com alguma coisa: colocar a fralda no porta fraldas, guardar os brinquedos na caixa e por aí vai. Claro que ele não desenvolve a tarefa com perfeição, muito pelo contrário, mas ele se diverte e já vai aprendendo a forma certa de fazer  para quando tiver condições de fazer direitinho.

E com vocês, o que é que funciona? Do que é que os seus pequenos dessa idade (18 meses) gostam de brincar? Compartilhe com outras mamães a sua experiência. A gente super agradece!

Leia outros posts com assuntos similares:

Brincadeiras para os primeiros 12 meses do bebê (mês a mês)

Atividades para estimular o desenvolvimento do bebê de 9 a 12 meses

Atividades para estimular o desenvolvimento do bebê de 6 a 9 meses