Brinquedos que fazem sucesso com bebês até 8 meses (ou os 7 brinquedos favoritos do Léo) | Macetes de Mãe

Brinquedos que fazem sucesso com bebês até 8 meses (ou os 7 brinquedos favoritos do Léo)


22 de Janeiro de 2013

Quando a gente é mãe de primeira viagem, ou quando não é mãe ainda e tem que presentear algum bebê, a gente nunca sabe direito que brinquedo comprar, o que vai agradar e ser útil e o que não vai ficar pegando pó na estante. Comigo sempre foi assim.

Pois bem, depois de realizar um teste laboratorial por exatos oito meses (hoje é MESversário do Léo! Eeeee! Parabéns para ele!), já posso dar algumas dicas de que brinquedos funcionam e por que.

Ah, mas cada bebê é um e o que agrada o filho da vizinha pode não agradar o meu. Sim, com certeza! Mas eu compartilho com vocês algumas sugestões de brinquedinhos que tem boas chances de agradar um número significativo de bebês e também comento os motivos pelos quais eu acredito nisso.

Bom, vamos às dicas:

1. Brinquedinho com espelho: O Léo tem esse da Skip Hop e ama, ama, ama o negócio! É uma paixão! Ele, assim como todo os outros bebês, adoram ver a sua imagem refletida, e por esse motivo esse brinquedinho faz tanto sucesso.

Imagem: www.amazon.com

2. Livrinho interativo de tecido: Para alegria do pai do Léo, ele (o Léo) é apaixonado por esse livrinho de tecido do Corithians. E para alegria da mamãe aqui, o Léo já curte livros! :-)  Eu acho ótima essa opção de brinquedo porque dá para a gente ir contando as historinhas sem que as páginas sejam mordidas, lambidas e arrancadas. E o formato de livro faz com que o bebê tenha interesse em manuseá-lo.

Imagem: www.alobebe.com.br

3. Brinquedos com diferentes formas, cores e texturas são excelentes opções. Os bebês adoram manipulá-los, estudá-los e mordê-los. O Léo ama esse modelinho cheio de pontas. Eu também percebi que ele gosta porque o formato ajuda na hora de segurá-lo (desde muito cedo ele já conseguia segurar para mordiscar). Além disso, diferentes texturas ajudam a estimular o cérebro do bebê. O que é o Léo tem é esse da marca Lamaze, que por sinal, tem brinquedos muito legais, seguindo sempre esse mesmo estilo. Super indico!

Imagem: site do fabricante

4. Mordedor mãozinha: o Léo fica doido mordendo essa mãozinha. Tem verdadeira adoração. É um brinquedo simplesinho, mas super útil no dia a dia (ele, pelo menos, parou de mordiscar e lamber a própria mão para se dicar a essa).

Imagem: www.rihappy.com.br

5. DVDs da Galinha Pintadinha: ok, não é um brinquedo, mas como garante diversão entrou na lista. O Léo AMA o DVD 1, mas não está curtindo o DVD 2. O 3 eu ainda não disponibilizei, pois preciso guardar uma carta na manga para momentos de desespero. A chance de você comprar um desses DVDs e agradar é enooooooorme! Nunca vi uma única mãe dizer que o filho não gosta.

Imagem: site do fabricante

6. Pirâmide de argolas: esse brinquedo é indicado para bebês a partir de seis meses de idade. Por enquanto, o Léo adora desmontar a pirâmide e morder as argolas e a base, mas em breve deverá começar a entender que dá para fazer o contrário, ou seja, em vez de tirar as argolas, colocá-las de volta. Segundo o fabricante, esse brinquedo “estimula a criatividade e a coordenação motora e a textura e as cores vivas estimulam a visão e o tato, contribuindo para o desenvolvimento psicomotor.”. Se é isso mesmo eu não sei, mas o Léo se diverte.

Imagem: site do fabricante

7. Brinquedinhos que fazem barulho e que tem fitinhas ou pedacinhos para mordiscar: já vi várias mamães comentarem que seus filhos amam comer as etiquedas dos brinquedos. Bom, aqui em casa não foi diferente. Qualquer fitinha ou etiquetinha encanta o Léo. Além disso, ele sempre curtiu brinquedinhos que fazem barulho, como qualquer bebê. Acho que é por esses dois motivos que essa corujinhas da Skip Hop fazem tanto sucesso com ele. Elas tem um chocalho interno e tem essas azinhas que funcionam quase como etiquetinhas. Com elas, meu pequeno se realiza.

Imagem: www.bubalot.com

E agora outras dicas quentes!

Você não precisa gastar dinheiro se quiser dar um brinquedinho divertido e estimulante para o seu filhote. Basta usar a criatividade. Como eu disse, bebês adoram brinquedos/objetos que fazem barulho. Então, pegue caixas vazias e encha-as com feijão ou arroz. Depois, é só fixar bem as partes que podem abrir para não acontecer nenhum acidente. Eu fiz isso e o Léo se diverte.

Outra dica é dar objetos da casa que eles possam manusear sem perigo, como colheres de pau, porta copos (o Léo ama um jogo de porta copos colorido que temos), potinhos, etc…

E agora uma dica que acabou de ser dada por uma leitora (ela deixou isso nos comentários desse post e eu achei bacana já inserir aqui): nunca deixar 100% dos brinquedos à disposição. Sempre deixar alguns guardados, para dar quando os que estão em uso passam a perder a graça (isso eu já faço). Aí, depois de alguns meses (a sugestão da leitora foi três meses), você pode voltar a dar o brinquedo antigo, que ele voltará a causar frisson.

Normalmente, os bebês enjoam fácil dos seus brinquedos, então, usar a criatividade nessa hora é imprescindível.

Boa diversão!

Leia outros posts relativos a esse assunto:
Atividades para estimular o desenvolvimento de bebês de 0 a 3 meses
Atividades para estimular o desenvolvimento de bebês de 3 a 6 meses
Atividades para estimular o desenvolvimento de bebês de 6 a 9 meses
Atividades para estimular o desenvolvimento de bebês de 9 a 12 meses