Como agir em caso de engasgo ou asfixia

Como agir em caso de engasgo e asfixia em bebês e crianças


16 de setembro de 2013

Semana passada, recebi de uma leitora a sugestão de falar aqui no blog sobre um assunto bastante importante e o qual eu já venho pensando em abordar há um bom tempo: asfixia/sufocamento por engasgo com objeto ou alimento.

Essa leitora me contou que, há alguns dias, seu filho havia se engasgado com amendoim a ponto de ficar roxo e sem respirar, e que graças à um movimento rápido do seu marido, eles conseguiram salvar a criança.O que o marido dessa leitora fez ao ver o filho se asfixiando e quase perdendo os sentidos foi a Manobra de Heimlich, muito útil em casos como esse.

Essa manobra é extremamente eficaz se aplicada de forma correta e irá variar se for feita em um bebê ou uma criança um pouco maior. No caso de bebês, o procedimento correto é colocar a vítima sobre o colo, com a cabeça levemente mais baixa que o tronco, e dar cinco tapas firmes nas suas costas (com a parte mais “dura” da mão) mais ou menos na altura dos ombros, conforme mostram as imagens e o vídeo abaixo:

Manobra de Heimlich em Bebês:

Imagem: Profissão Bombeiro

Outro exemplo da manobra:

Imagem: Cemei

Vídeo ilustrativo da Manobra de Heimlich: clique aqui.

 

Já se a manobra tiver que ser aplicada em uma criança um pouco maior, a forma correta é colocar a vítima de pé na sua frente, de costas para você, e passar seus braços em volta dela, mais ou menos na altura do seu estômago, e depois pressionar para dentro e para cima ao mesmo tempo, conforme mostra a imagem abaixo:

Imagem: Hypescience

Essa manobra faz-se tão importante porque, quando algo bloqueia a passagem de ar, não há tempo suficiente para esperar pela chegada de um socorro médico. A pessoa mais próxima precisa de agir rapidamente!