Como ajudar seu bebê a se acalmar nos momentos de choro constante

Como ajudar seu bebê a se acalmar nos momentos de choro constante


25 de fevereiro de 2014

tecnica para acalmar bebes
Imagem: Incredible Infant

Olá mamães, hoje, quem traz as dicas para acalmar bebês em momentos de choro constante é a consultora de sono materno-infantil Márcia Horbácio. Márcia é consultora de sono certificada pelo IMI – International Maternity Institute (Califórnia) e doula pós-parto certificada pela Cappa Canada.

Márcia já contribuiu com o blog outra vez, dando uma entrevista com dicas para os bebês dormirem melhor (a qual você pode conferir aqui) e estará no Brasil no início de Abril, ministrando oficinas sobre o sono de bebês e crianças , em São Paulo (veja no final desse post mais informações).

Com vocês, o que a Márcia tem a nos dizer sobre as técnicas do Dr. Harvey Karp para acalmar crianças em crise de choro:

Como ajudar seu bebê a se acalmar nos momentos de choro constante

Por Márcia Horbácio

O Dr. Harvey Karp é um pediatra americano conhecido por ter desenvolvido técnicas para acalmar bebês depois de mais de duas décadas de pesquisa em diversas culturas.

Segundo ele, uma combinação de três coisas simples, que são (1) ritmo constante de som, (2) colocar o bebê enrolado em uma manta ou cobertor (charutinho), por fim, manter um movimento constante, pode ativar mecanismos internos no organismo do bebê que o ajudam a se manter calmo como no ventre materno. O som do sangue passando pela placenta, o aconchego e  o movimento da mãe durante suas atividades diárias estimulam uma variedade de reflexos no feto que o mantém calmo durante a gestação. Dr. Karp também acredita que os humanos saem prematuramente do ventre  para que a cabeça possa passar mais facilmente pelo canal de nascimento, mas que eles não estão prontos para o mundo exterior, portanto, nós deveríamos pensar nos três meses depois do nascimento como o quarto trimestre e dar  aos bebês um ambiente similar ao que tinham na barriga da mãe para ativar neles o reflexo da calma.

Muitos bebês, por volta das 6 semanas, passam por uma fase de uma agitação no começo da noite. Os pais, ficam sem entender porque depois de um dia de boas mamadas o pequeno não dorme e chora sem parar das 4-5 da tarde até às 9-10 da noite, quando ele finalmente “desaba” de cansaço. Nessa hora, quando você não souber mais o que fazer, tente as técnicas do Dr .Karp, conforme exposto abaixo.

Enrole o bebê

Enrole o bebê num cobertor ou mantinha bem leve, com os bracinhos para baixo, ao longo do corpo (faça um “charutinho” com ele). O cobertor deve ser enrolado de forma firme, a fim do bebê se sentir seguro e protegido. Essa sensação de aconchego vai  imitar o ambiente o útero, ajudando o bebê a relaxar. Mesmo com o clima quente do Brasil podemos enrolar o bebê desde que a temperatura do quarto esteja a 21 graus e o bebê esteja vestindo apenas fraldinha ou um body sem mangas e pernas.

charutinho bebe
Passo a passo para fazer o charutinho com uma manta.

Veja como fazer a técnica do charutinho:

Segure o bebê no colo, colocando-o de lado ou de barriga para baixo (só no seu colo)

Segure o bebê no seu colo, um pouco de lado e voltado para você. Algo como “barriga com barriga”.

Faça um som alto de “Shhhhhhhhh”bem perto do ouvido do bebê

O som deve ser tão alto como o choro do bebê e bem perto do ouvido. O barulho vai lembrá-lo do sons que ele costumava ouvir no útero.

Mova o bebê num ritmo rápido e ao mesmo tempo delicado

Coloque o bebê de lado, com o corpo apoiado nos seus braços e a cabeça entre suas duas mãos. No ritmo do choro do bebê,  com as suas duas mãos, faça um movimento para um lado e para o outro com rapidez e ao mesmo tempo com delicadeza.

Dê ao bebê algo para ele sugar

Você pode oferecer a ponta do seu dedo mínimo ou, se for adepto de chupeta, esse acessório. O que importa é o bebê ter à disposição algo que possa sugar (esse movimento também o acalma).

Segundo Dr. Karp, o bebê pode se acalmar com uma dessas ações apenas ( por exemplo, enrolando no charutinho) ou precisar de todas essas ações juntas para parar de chorar. Depende de cada bebê.

Ser capaz de acalmar o próprio bebê é uma ação muito confortante para os pais e causa uma interação muito positiva entre dois seres que se precisam um do outro. Ser capaz de acalmar o próprio  bebê dá aos pais uma sensação de empoderamento quando transformam uma situação de tensão e preocupação num momento de paz.

No vídeo abaixo, dr. Harvey Karp coloca em prática a sua técnica. Confira detalhadamente:
https://www.youtube.com/watch?v=ddRkI5wVIqQ

O livro do Dr. Harvey Karp que explica em detalhes o uso dessas cinco ações para acalmar um bebê muito agitado se chama no Brasil O BEBÊ MAIS FELIZ DO PEDAÇO.

Marcia Horbacio vive em Toronto, Canada e é consultora de sono materno-infantil há nove anos.

Marcia estará no Brasil para duas Oficinas do Sono do Bebê que acontecerão no dia 5 de abril de 2014, em São Paulo. Os pais interessados em se registrar para as oficinas podem  entrar em contato direto com a Márcia, através do email : nanniesanddoulas@live.com