Categorias: Gestação | Para a mamãe

Como evitar estrias na gestação

Compartilhe:
pin it
Imagem: Precision Nutrition

Um dos nossos temores durante a gestação são as indesejadas estrias. Nosso corpo muda, e muito, e com ele essas marquinhas chatas e que são para sempre podem aparecer. Pois eu não tive esse problema. Posso dizer que não tive sequer “uminha” estria durante ou após a gestação do Léo e devo a isso alguns cuidados simples, mas super eficazes. E lembrando disso, resolvi compartilhar com vocês algumas dicas de como evitar estrias durante a gestação. Espero que funcionem por aí também. Boa sorte!

1. Praticar exercícios. Eles ativam a circulação e controlam o ganho excessivo de peso, o que ajuda a evitar estrias. Eu fiz caminhadas a gravidez toda, quase que diariamente, e tenho certeza que esse foi um dos fatores que me deixou bem longe das estrias.

2. Beber muita água. A água mantém a pele hidratada e ajuda na sua elasticidade, evitando assim as estrias. Eu tomei MUITA, mas MUITA água durante a gestação. Acho que eu chegava a tomar uns 3 litros, sem exagero, e também tenho certeza que isso ajudou.

3. Comer alimentos que contenham vitamina E, C e Zinco. Eles são ótimos porque ajudam na produção do colágeno, também indispensável para evitar as marcas da gestação. Esses alimentos são encontrados em frutas cítricas, nozes, sementes, carnes magras e lentilha. Na época da gravidez do Léo, eu nem sabia disso, mas consumi muuuuuiiiittttaaaa fruta e lentilha. Acertei sem nem saber. :-)

4. Menter-se calma. Quando estressada, sua pele reage tornando-se inapta a rejuvenescer e isso pode causar estrias. Também tive uma gestação para lá de tranquila, o que ajudou.

5. Usar cremes anti-estrias. Eles também ajudam a manter a pele hidratada e nutrida, o que evita estrias. Nesse sentido, eu também me cuidei direitinho durante a gravidez. Nunca fui uma daquelas loucas desesperadas que passa o dia se besuntando em cremes e loções, mas aplicava duas vezes ao dia em áreas estratégicas: barriga, nádegas, coxas, parte de baixo das costas e seios (mas não no bico).

6. Não engordar muito e nem muito rápido. Quando se ganha muito peso, principalmente muito rápido, a pele estica demais e aí surgem as estrias. Então a dica é manter o controle do peso e ganhá-lo aos poucos, para a pele ir “cedendo” aos poucos também. Eu não engordei muito durante a gestação e o ganho de peso foi bem distribuído ao longo dos meses. Com certeza, esse foi um dos principais fatores que ajudou a evitar essas marquinhas chatas e indesejadas chamadas estrias.

Esse post foi inspirado na minha experiência pessoal e em outro texto publicado no site BabyZone: 7 Tips to Reduce Pregnancy Stretchmarks.

Veja mais!