Como fazer bebês sonolentos ou preguiçosos mamarem no peito

Como fazer bebês sonolentos ou preguiçosos mamarem no peito


16 de dezembro de 2014

Mamães, já comentei aqui no blog que tive muitas dificuldades para fazer o Leo mamar logo que nasceu porque ele, simplesmente, dormia e não tinha Cristo que o fizesse acordar. Como as coisas eram assim, acabou que eu produzia menos leite, ele sugava e não saia muita coisa, cansava, dava sono e dormia de novo. Ou seja, um ciclo vicioso dos mais perigosos para o início do processo de amamentação.

E por saber como isso é desgastante para a mãe e também perigoso para o bebê, que acaba não se alimentando adequadamente, é que fiquei tão feliz quando vi que o tema escolhido pela Dra. Kelly para a edição desse mês da coluna Pediatria seria esse. Definitivamente, um tema super pertinente, importante e que muitas mães, antes de amamentarem desconhecem. Mas que é super válido ser divulgado para garantir que qualquer problema que possa surgir seja corrigido a tempo e adequadamente.

Aproveitem as dicas da Dra. Kelly para fazer bebês sonolentos mamarem direitinho e evitem passar pelo desgaste que eu passei. Vale a pena se informar! Boa leitura!

Photo Credit: Raphael Goetter via Compfight cc

Como fazer bebês sonolentos ou preguiçosos mamarem no peito

Por Kelly Oliveira, pediatra

Olá mamães!

Hoje, neste meu segundo post sobre o tema dificuldades de amamentação (no mês passado já abordei esse assunto) falarei um pouco sobre os bebês preguiçosos e sonolentos. Eles podem dar um trabalho daqueles para mamar, pois depois de 5 minutos sugando o seio materno acabam adormecendo (ou até bem antes disso). Para eles, temos que dar um empurrãozinho extra e para isso separei umas dicas no post de hoje. Confiram abaixo.

Dicas para acordar o bebê preguiçoso

  • Reduza os estímulos externos excessivos (luzes brilhantes, ruídos, etc.). Às vezes, os bebês se distraem com os ruídos e isso pode deixá-los agitados e chorosos. Com tanto estímulo, logo depois o sono vem com força total e a criança adormece no peito ao invés de sugar.
  • Realize algumas inspirações e expirações profundas. Às vezes, apenas o movimento de seu peito faz com que o bebê volte a sugar novamente.
  • Acaricie o queixo do bebê até o pescoço com uma pressão média.
  • Faça cócegas nos pés e na barriguinha do bebê, com a intenção de acordá-lo mesmo!
  • Tire a roupinha do bebê e deixe-o somente enrolado numa manta, coberto o suficiente para não sentir muito frio. Isso ajuda a acordá-lo. Mas não precisa deixá-lo passando frio, é somente para despertá-lo.
  • Massageie a cabeça do bebê em movimentos circulares enquanto amamenta. Você também pode usar um pano úmido para passar na cabeça do bebê para ajudá-lo a ficar acordado.
  • Certifique-se de que sua mão livre esteja apoiando o peito de modo que o peso do peito não fique sobre o queixo do bebê.
  • Deixe o bebê fazer pausas durante a sucção. O bebê que mama efetivamente faz um movimento que chamamos de “suga – pausa – engole”, pois existe uma pequena pausa, de alguns segundos, para o bebê engolir o leite que ele sugou no peito. Alguns bebês engolem o leite rapidamente, outros são mais demorados, mas essa pequena pausa ocorre e é essencial para avaliarmos se o bebê está mamando adequadamente. Entretanto, se essa pausa é muito longa (demora mais que 15 segundos) o bebê pode estar de fato somente “pendurado no peito” e não estar mamando direito e sim o usando somente para dormir!
  • Troque o lado que o bebê está mamando durante a mamada. Assim que o bebê começar a perder o interesse em mamar, troque o lado do peito! Faça isso a cada 30 a 60 segundos.
  • Faça a posição cavalinho. Coloque o bebê no seu colo com as pernas perto de sua barriga e a cabeça sobre os joelhos. Gentilmente apoie o bebê, colocando-o sentadinho (essa é a posição “de cavalinho”). Faça isso duas ou três vezes, intercalando com a troca dos lados para amamentar.
  • Veja se o bebê está com alguma outra necessidade. Coloque-o para arrotar e veja se a fralda está suja. Use de preferência a posição sentada sobre o colo da mãe para o bebê arrotar . Confira a posição nesse post. Evite usar a posição sobre o ombro, pois essa posição induz mais o sono.
  • Amamente na posição de “jogador de futebol americano”, pois ela causa menos sono nos bebês.
  • Realize um movimento similar ao de ordenha manual. Comece massageando o peito da parte mais distal da aréola até a aréola em si. Em seguida, segure o peito fazendo uma pinça em formato de “C” (seu polegar na parte de cima e o indicador na parte de baixo, junto com os demais dedos), com toda a sua mão, e aperte gentilmente perto da parede torácica e depois aperte a mama se aproximando da aréola. Repita isso algumas vezes e pare de massagear assim que o bebê começar a sugar. Esse método é chamado de “compressão torácica” e promove a saída de leite dentro da boca do bebê, muitas vezes o suficiente para estimulá-lo a sugar.

IMPORTANTE: Se por alguma razão o bebe não estiver sugando adequadamente, a mamãe deve continuar retirando o leite do peito no mínimo 5 vezes ao dia, para manter uma produção adequada de leite, mesmo que seja para doar ou congelar. E lembre-se que quanto mais a mãe tirar o leite, mais leite irá produzir. (veja mais informações sobre como funciona a produção de leite nesse post )

Sistema de translactação

Para os bebês sonolentos, preguiçosos ou prematuros ( que ainda estão aprendendo a sugar), é muito útil o uso de um sistema de nutrição suplementar conhecido por translactação. Esse método é inclusive usado em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal para bebês prematuros em transição da sonda para o peito da mãe. Consiste em um recipiente (pode ser um copo ou uma xícara) contendo leite (de preferência o próprio leite da mãe), colocado entre as mamas da mãe e conectado ao mamilo por meio de uma sonda. A criança, ao sugar o mamilo, recebe o suplemento. Dessa maneira, o bebê continua a estimular a mama a produzir leite, além de receber o próprio leite materno ordenhado ou a fórmula através da sonda, e não deixa de receber o leite que ele precisa (saiba mais sobre isso aqui).

Existem empresas que fabricam o mecanismo de sonda e copinho já prontos e podem ser comprados em lojas especializadas, ou você mesmo pode improvisá-lo em casa!

Espero ter ajudado a acordar os babies preguiçosos para mamar! Boa amamentação…

Deixem suas histórias, depoimentos, angústias sobre o assunto aqui. No próximo tem mais!

Um abraço,

Dra Kelly

Colunistas MdM - pediatra kelly