Dicas para receber visitas na maternidade

Como receber bem na maternidade


13 de Maio de 2013

Uma coisa que tem me surpreendido nos últimos tempos é o número de e-mails que eu recebo de futuras mamães querendo saber o que eu servi na maternidade. Achei que só eu fosse meio louca e me preocupasse com isso, mas descobri que não, que várias e várias mamães se importam, e muito, com a forma como irão receber as visitas e com o que irão servir para elas na maternidade.Sabendo disso, resolvi fazer o post de hoje, dando algumas dicas do que eu coloquei em prática e funcionou.

Primeiro, quero dizer que sou a favor da gente ter sim algumas coisas gostosinhas para servir na maternidade. Muita gente é contra, com medo das visitas chegarem, sentarem e não irem mais embora, mas eu acho que o carinho da visita tem que ser retribuído e a melhor forma de fazermos isso é servindo alguma coisinha saborosa para comer e beber e entregar uma lembrancinha charmosa quando a visita for embora.

Afinal, muita gente, para conhecer o pimpolho que acaba de chegar pula o horário de almoço, desmarca compromissos, chega beeeeem mais tarde em casa e isso tudo é uma demonstração do quanto nossa família é importante para eles. Por que não retribuir o gesto?

Já fui visitar bebês na maternidade e, quando lá cheguei, me deparei com uma verdadeira festa: docinhos maravilhosos (iguais a esses top de casamento), petit fours incríveis, champagne e vinho. Acho que não é para tanto, mas um pouquinho de cuidado e atenção não custa nada.

Assim, seguem abaixo algumas dicas de coisinhas gostosas e práticas para você servir na maternidade. Saliento que tem que tomar MUITO cuidado com a questão da praticidade, da higiene e da limpeza, pois você vai estar num ambiente hospitalar e num espaço bem restrito. Se levar um monte de coisas que farão aquela bagunça na hora de servir não vai dar certo. Foco em servir coisas gostosas, práticas e que não fazem muita sujeira. Sempre.

Sirva biscoitinhos salgados temperados em saquinhos
individuais. Fica um charme e agrada.

1. Sirva uma opção salgada

Acho bacana ter, pelo menos, uma opção salgada para servir na maternidade porque muitas pessoas optam por fazer a visita no horário do almoço ou após o trabalho e nem sempre um lanchinho doce agrada nessa hora.
A primeira coisa que eu pensei em servir na maternidade foram mini sanduichinhos enrolados em papel celofane. Mas acabei desistindo por alguns motivos: primeiro, porque eu não sabia quando o Léo iria nascer (optei por parto normal), então essa não era uma boa alternativa para mim, já que quando ele chegasse teríamos que sair de última hora atrás disso e isso não me interessava. Depois, porque eles precisam de armazenamento refrigerado caso sejam servidos de um dia para o outro, algo que também não é nada prático (muitas vezes é impossível) em um quarto de maternidade. Nesse caso, uma boa alternativa são mini bolachinhas salgadas, de preferência artesanais, que são mais saborosas. A sugestão é separar as bolachinhas em pacotinhos individuais pois dessa forma elas se conservam melhor e também fica mais prático para servir (melhor que dentro de um saco único e passando de mão em mão).

Cupcake que também decora.

2. Sirva uma ou duas opções doces

Aqui também vale a regra de cima: sirva sempre as opções escolhidas em porções individuais. Ou seja, vai servir bolachinhas doces? Separe-as em saquinhos individuais com algumas unidades dentro. Isso deixa o ambiente mais organizadinho e também ajuda na hora de servir e de consumir. Mas se você servir uma bolachinha salgada e não quiser repeti-la na opção doce, outras alternativas são bem nascidos, trufas de chocolate, pirulitos de chocolate e cupcakes.
Eu acho cupcakes uma alternativa maravilhosa para maternidade, pois é algo saboroso, que alimenta e ainda enfeita (veja aqui algumas dicas de cupcakes para servir na maternidade). O único problema deles é que não dá para comprar e deixar guardado em casa, então, em caso de parto normal, o ideal é já deixar o marido avisado da lojinha que ele terá que passar para comprar assim que o bebê nascer (e checar antes se eles tem a pronta entrega).

Exemplo de garrafinhas de água personalizadas. Imagem:
http://www.elo7.com.br/garrafa-de-agua-personalizada/dp/1C696B

3. Para beber, nada melhor que água

Aqui segue a regra das porções individuais. Eu comprei mini garrafinhas de água para servir na maternidade. Achei bem mais prático de servir do que com aqueles litrões. Deixei copinhos descartáveis próximos às garrafinhas, mas quem queria podia tomar direto delas e depois já jogava a garrafinha no lixo. Assim, o espaço ficou sempre bem organizadinho.
Muitas famílias optam por servir também suco, refrigerante, vinho, espumante,… mas acho que não há necessidade. Até porque, nem sempre tem espaço para manter isso refrigerado, dá um trabalho danado na hora de servir e acaba juntando mais lixo e deixando a bagunça do quarto maior (lembre-se que, com raras exceções, o espaço é bem pequeno).

4. Quer caprichar e agradar? Sirva café

Eu tinha uma máquina de café da Nespresso em casa, então resolvi levá-la junto para a maternidade e servir cafezinho junto com a água. Foi super prático, pois servi o café em copinhos de isopor descartáveis e usei adoçante e açúcar em sachets. Ah, a colherinha também era descartável. Ou seja, tomou, jogou no lixo. Muita, mas muita gente elogiou a ideia, pois o cafeinho caia super bem com os lanchinhos servidos.

5. Decoração

Várias pessoas já me perguntaram sobre a decoração do quarto, se eu enfeite, levei flores, etc… Bom, o que eu fiz foi pendurar o enfeite da porta (que todo mundo faz) e usar as coisinhas que eu servi para comer como decoração. Oi? De que jeito? Muito simples: eu mesma fiz umas tirinhas de papel com uma tag adesiva escrita “Léo – cheguei” e coloquei no lugar do rótulo da água. Os saquinhos individuais com chocolatinhos e jujubas (também servi jujuba para as crianças) também tinha essa tag colada. Por fim, eu coloquei os cupcakes, em um suporte de dois andares e aí isso complementou a decoração. Ah! Também enfeitei um pouco os guardanapos (havia uma faixinha em volta de cada um deles). Como eu estava sem trabalhar, aproveitei um pouco tempo livre para cuidar de todos esses detalhes. Eu mesma fiz o layout das tags, imprimi, recortei e colei. Tudinho feito à mão. Deu um trabalhinho, mas ficou fofo.
Ah! Flores devem ser evitadas em maternidade, pois o recém nascido pode ter ou desenvolver alergia a elas.

Lembrancinha do Léo: saquinho com amêndoas.

6. Lembrancinhas

Optei pelo básico também. Sou super a favor de lembrancinhas charmosas mas consumíveis/comestíveis, que são úteis, gostosas e não ocupam espaço depois. Assim, dei saquinhos de tecidos com amêndoas dentro para as mulheres e charutos de chocolate para os homens (certeza que as mulheres ficaram com os dois, mas tudo bem. kkk!).

7. Dicas finais

  • Evite servir coisas que você tenha que cortar, usar pratinhos, garfinhos e colheres para servir. Ou seja, bolos inteiros estão descartados, pois dão trabalho e deixam aquela farelama (sem contar que também não é fácil de mantê-los fresquinhos depois de cortados).
  • Dê prioridade para tudo aquilo que pode ser comido com as mãos, ou seja, sem talheres, e que também não mele os dedos.
  • Deixe guardanapos descartáveis sempre à vista.
  • Deixe álcool gel também em locais de fácil acesso e fácil visualização.
  • Deixe algumas águas geladinhas e outras em temperatura ambiente.
  • Leve pelo menos uma lixeira de casa (nova ou muuiiiito limpa), para ajudar a manter o espaço organizado.
  • Converse com antecedência com seu marido, mãe, irmã… enfim, alguém que vai estar bastante tempo com você na maternidade para essa pessoa ficar responsável por oferecer as comidinhas e bebidinhas e também dar uma geral no quarto assim que cada visita sair. Pode ter certeza que você vai esquecer de oferecer qualquer coisa e não vai ter ânimo para arrumar nada.
Se tiverem dúvidas, estou à disposição. É só deixar um comentário abaixo.