Categorias: bem estar | Diversão

Como se preparar para o carnaval com os pequenos

Compartilhe:
pin it

Como todos já devem estar em clima de folia, resolvi compartilhar algumas dicas que recebi do Dr. Flavius Marinho Vieira, clínico geral especialista da Unimed-BH, sobre como se preparar para o carnaval com os pequenos, confira!

Como se preparar para o carnaval com os pequenos
Fonte

Os foliões já estão caprichando na maquiagem e nas tintas pelo corpo para os ensaios dos blocos de carnaval do Brasil inteiro. Alguns cuidados são importantes para aproveitar ao máximo os dias de folia que vêm pela frente.

O calor é grande, a programação extensa e alguns produtos podem provocar reações alérgicas, mas não é preciso deixar de curtir. O segredo é não descuidar da saúde do organismo e da pele, e lembre-se: preparar o corpo é fundamental. Algumas pessoas consomem mais bebidas alcóolicas do que o usual, e a tendência é de desidratação. Nesse sentido, o consumo de frutas e o uso de vestimentas leves auxiliam, pois, algumas roupas podem reter excesso de calor e aumentar a sudorese. Investir em uma alimentação que conte com carboidratos e proteínas também é importante para repor as perdas do organismo e evitar a fadiga muscular, por exemplo.

Veja mais: Dicas para se divertir com os pequenos no carnaval

Pequenos foliões

O protetor solar é muito importante e pode ser usado a partir dos seis meses, e, mesmo assim, é recomendado evitar a exposição prolongada ao sol em horários de pico. Além do uso do protetor solar, a pediatra da Unimed-BH, Andrea Chaimowicz, complementa, destacando a importância do repelente (especialmente aqueles produtos à base de icaridina), mesmo em crianças já vacinadas contra a febre amarela, em função da dengue.

A especialista comenta ainda que as fantasias fazem parte da brincadeira e que devem ser leves, sem exagero nos adereços, e recomenda dar preferência por tintas ou maquiagens próprias, antialérgicas ou à base de água, evitando as áreas dos olhos e da boca, principalmente nas crianças mais novas. Os fixadores de cabelo também devem ser antialérgicos, pois acabam indo para o couro cabeludo, e, no caso daquelas que têm bronquite ou rinite, a recomendação é evitar a pintura.

Outras dicas para as crianças

  • Atenção à hidratação. Oferecer água sempre, mesmo sem a criança pedir. Água é sempre melhor que suco e refrigerantes.
  • Associar o uso de protetor solar e repelente para as crianças acima de seis meses;
  • Levar um lanche de casa e evitar comidas sem conhecer a procedência ou expostas ao calor, pois podem provocar diarreia;
  • Apostar em fantasias leves, sem muitos adereços;
  • Escolher produtos antialérgicos para as pinturas e evitar as regiões das mucosas;
  • Usar sapatos confortáveis, sem salto, e fechados para proteger os pés;
  • Evitar grandes aglomerações e música muito alta, investindo em blocos próprios para as crianças.

Agora é só aproveitar a diversão com os pequenos, em blocos infantis compatíveis com a idade deles!

Veja também: Como organizar um bailinho de carnaval em casa

Veja mais!