Crianças e o consumo de chocolate

Crianças e o consumo de chocolate


2 de Maio de 2014

criancas e chocolateA Páscoa já passou, mas, como resultado da comemoração desta data, o estoque de chocolate, bombons e outros doces das nossas casas está nas alturas. Bom, pelo menos aqui.

Mas e aí, é seguro dividir um pouco dessa guloseimas com os filhotes? A partir de que idade eles estão liberados para consumi-las? E em que quantidade é seguro o seu consumo? Essas e outras perguntas são respondidas pela Dra. Denise Bedoni na entrevista abaixo. Confira!

1 – A partir de qual idade a criança pode ingerir chocolate?
Orientamos evitar-se a introdução precoce e guloseimas, principalmente chocolate, antes de 02 anos de idade, prevenindo assim manifestação alergênicas.
2 – O chocolate faz bem ou faz mal?
Oferecido precocemente pode favorecer manifestações alérgicas como manchas na pele, tosse e secreção em vias aéreas. O uso de doces na primeira infância favorece a mudança nas papilas degustativas da língua, alterando precocemente o paladar e induzindo a recusa alimentar de alguns alimentos não adocicados.
3 – Chocolate em excesso pode causar problemas gastrointestinais. Quais são esses problemas? Quais os primeiros sinais?
Sim. Algumas crianças podem apresentar sensibilidade gástrica como vômito e alterações intestinais, como obstipação alterada com diarréia.
4 – Existe um limite de consumo permitido?
A partir de 2-3 anos oferecer 1 x/dia-2x/dia, misturado ao leite (diluído ao leite) achocolatados, evitando oferecer puro.
5 – O chocolate pode desencadear algum tipo de alergia? Como descobrir? Quais os sinais?
Sim. Geralmente aparecem pápulas (parecido com picado de inseto) ou manchas vermelhas na pele, podendo evoluir para placas com coceira local. Algumas crianças com consumo diário  de chocolate produzem mais secreção em pulmões com tosse persistente.
6 – Crianças que apresentam intolerância à lactose podem consumir em quantidade baixa? Qual a alternativa?
Ele deve ser evitado, pois, geralmente, está associado a outros leites (c/Lactose). Quando fizer uso, deve ser em pequena quantidade e com pouca frequência. Deve-se procurar, sempre, chocolates com puro cacau e sem leite.
7 – E as mães que amamentam, também devem evitar o consumo de chocolate?
Sim. Por ser alergênico e mais obstipante, pode causar alterações gastrointestinais (retenção de gases) e alergias de pele no bebê.
8 – O chocolate pode inibir a fome das crianças?
Sim. Por ser um alimento calórico pode mascarar o apetite.
Informações fornecidas pela Assessoria de Imprensa do hospital Leforte.