Dicas de alimentação para mães que estão amamentando

Dicas de alimentação para mães que estão amamentando


26 de dezembro de 2014

Ainda no assunto amamentação, que anda bastante em voga aqui no blog ultimamente, o post de hoje traz dicas de alimentação para as mães que estão amamentando. O que evitar, o que está liberado, quantas refeições pro dia são necessárias, entre outras.

O texto é da Gislaine Donelli dos Santos, nutricionista do Empório da Papinha e colunista do blog. Confira e informe-se.

dicas de alimentacao gestante
Photo Credit: Celestipoo via Compfight cc

Dicas de alimentação para mães que estão amamentando

Por Gislaine Donelli dos Santos, nutricionista 

Como se alimentar durante a amamentação? Que mãe nunca fez essa pergunta, não é mesmo? Diante deste dilema, preparamos algumas dicas para ajudá-las. Elas trazem informações bem simples, mas bastante interessantes para esse período. Vale a pena se informar.

Regra Básica:

A alimentação da lactente deve fornecer nutriente e energia suficiente para a produção do leite materno com qualidade, ou seja, um leite mais rico e nutritivo para o bebê. Tudo o que a mãe consome influência diretamente o leite, por isso é importante evitar alguns alimentos e focar o consumo de outros.

Substâncias que devem ser evitadas são: a cafeína e o álcool. Ambas podem passar para a corrente sanguínea e chegar até o leito, interferindo diretamente na qualidade da alimentação da criança.

A cafeína, por exemplo, presente em café, chás, chocolates e refrigerantes, pode fazer com que o bebê fique sem sono e irritado. Já as bebidas alcoólicas, se consumidas em longos períodos, podem comprometer a produção de leite materno, ou seja, podem diminuir a quantidade de leite. Além disso, o bebê, que ingere um leite materno “contaminado” com álcool, fica mais sonolento.

Já alimentos como grãos, cereais integrais, frutas e verduras estão liberados. Todos são boas fontes de cálcio, ferro e proteínas. Vale lembrar que a ingestão de água não afeta o volume de leite produzido, mas a lactente deve se manter sempre hidratada sem esperar a sede chegar para tomar água.

Nesse período de amamentação, as mamães devem fazer pelo menos cinco refeições balanceadas ao dia (café, almoço, jantar e no mínimo dois lanches entre as principais refeições) para não concentrar todos os nutrientes numa única mamada. Dessa forma a mãe mantém a própria fome controlada e muita energia para amamentar de forma saudável.

Amantar emagrece?

Aquele depósito de gordura acumulado durante a gestação é utilizado para fornecer energia para a produção do leite. Por isso, quanto mais à mãe der o peito, maior será o gasto energético do corpo e, consequentemente, aquele indesejado depósito de gordura irá diminuir. Por isso, quando falam que amamentar emagrece é porque o corpo da mãe trabalha freneticamente para produzir a quantidade ideal de leite materno com qualidade.

Amamentar é a melhor maneira de voltar à forma antiga. Por isso, regimes radicais com calorias reduzidas, durante o período de amamentação, podem acabar com a energia da mãe, além de afetarem diretamente a produção de leite materno e sua qualidade, como explicado no início do texto.

Mamães lembre-se sempre, que bons hábitos alimentares estão diretamente ligados à qualidade do leite produzido. Então, mantenha-se saudável, para poder oferecer para seu bebê o melhor e mais rico alimento que ele precisa nos primeiros seis meses de vida.