Categorias: bem estar | Cuidados/Saúde

Dicas para as crianças se adaptarem ao horário de verão

Compartilhe:
pin it

Às 24h do último sábado teve início o horário de verão e, por aqui, tem sido exatamente como eu previa: meninos não pegando no sono tão facilmente à noite e dormindo até mais tarde de manhã, o que já nos fez perder a hora e eles chegarem atrasados na escola (E não foram só eles. Quando os deixei na escola encontrei vários outros coleguinhas na mesma situação).

E o pior é que não é só o sono que pode ficar bagunçado nesse período de adaptação ao novo horário. A verdade é que muitas outras mudanças, não tão agradáveis, podem ocorrer principalmente na primeira ou nas duas primeiras semanas do horário de verão. E entre as mudanças estão: a criança ficar mais preguiçosa, irritada, de mau humor e sem apetite (sim, até o apetite pode ser prejudicado).

horario-de-verao
Photo Credit: Juliana Alia Flickr via Compfight cc

Mas enfim, já que dá essa bagunçada na vida da criança, pelo menos no início, o que é possível fazer para que as coisas voltem aos eixos mais rapidamente? Ou seja, o que a gente pode fazer para que os pequenos se adaptem ao horário de verão o quanto antes e sem maiores traumas?

Aqui, dou algumas dicas para ajudar nesse processo:

A dica principal é não mudar a rotina. Se na sua casa o costume é tomar banho, comer, brincar e depois dormir, faça isso normalmente;

E sem mudar a rotina, tente criar um ambiente propício para o sono. Eu explico: o hormônio regulador do sono, melatonina, é acionado pela falta de luz. Como o dia vai escurecer mais tarde por causa da mudança de horário, as crianças (assim como nós) não sentirão sono tão cedo, então, devemos criar um ambiente propício para isso: começar a diminuir o ritmo da casa 1h antes das crianças irem para a cama, escurecer o ambiente,  etc…

Deixe, no primeiro dia, a criança dormir no “horário antigo”. Por exemplo: se ela dormia às 20h, deixe que ela durma às 21h (que é, na verdade, o antigo 20h). E aí, dia após dia, vá colocando-a na cama 10 ou 15 minutos antes. Ou seja: primeiro dia ela dorme 21h, segundo dia dorme 20h50min, terceiro dia 20h40min e assim por diante, até voltar a dormir novamente às 20h/

E faça o mesmo pela manhã, se for possível (muitas tem horário para entrar na escola, então não dá). Ou seja, se o seu filho costumava acordar 7h, é provável que agora vá acordar só às 8h. No primeiro dia do horário de verão deixe que ele durma até esse horário, mas depois vá adiantando a hora de tirá-lo da cama 10 ou 15min a cada dia. Até chegar no horário certo dele levantar.

Como o apetite do seu filho tende a mudar (lembre-se de que ele irá comer uma hora mais cedo), prefira nas primeiras semanas alimentos mais leves e até os pratos preferidos dele.

Se o seu filho for acostumado a dormir à tarde, tudo bem, não elimine esse hábito. Mas, caso contrário, não pense que a soneca diurna irá facilitar a adaptação da criança. Dormir à tarde pode fazer com que a criança não tenha sono à noite e demore mais em pegar no sono. E tirar a soneca também pode ser um tiro no pé. Muitas vezes a gente acha que se deixar a criança beeeem cansada ela pegará no sono mais facilmente. Ledo engano. Nesse caso, ele ficará exausta, muito irritada e poderá brigar com o sono e dar até mais trabalho para dormir. Uma opção é diminuir a soneca em meia hora para ajudar o sono a chegar mais fácil à noite.

Com essas dicas fáceis dá para passar tranquilo por mais uma adaptação e curtir esse novo horário, que é superbacana para a gente aproveitar mais ao ar livre e se divertir ao lado dos filhotes.

Veja mais!