Dicas para lavar roupas de bebês e crianças

Dicas para lavar roupas de bebês e crianças


18 de dezembro de 2013

dicas para lavar roupas de bebes e criançasEu já fiz, aqui no blog, um post com dicas par lavar as roupinhas do bebê que está para chegar, mas hoje é a vez de falar um pouquinho sobre como lavar as roupinhas de um bebê um pouco maior e de crianças . Ah, e tem diferença? Tem sim! Uma coisa é lavar roupas que nunca foram usadas, só para tirar o pó que elas acabam pegando e deixá-las mais macias e gostosinhas para vestir, e outra, completamente diferente, é lavar roupas ainda super delicadas, mas já manchadinhas pelo uso.

Bom, vamos às dicas e a algumas explicações do que eu tenho feito aqui em casa:

Em primeiro lugar, mesmo você não tendo mais um bebê recém nascido em casa, eu indico você continuar usando bacias e baldes separados para lavar as roupas do bebê (para deixar de molho, para organizar e para não misturar com as roupas dos adultos, etc…). Acho que vale a pena esse cuidado pois, assim, não se corre o risco de uma roupa delicada entrar em contato com um resto de alvejante, com uma roupa mais suja e por aí afora.

Um ponto que muda com relação às dicas que dei para lavar roupinhas do bebê que está para chegar é que, agora que o bebê já chegou e já tem uns mesinhos de vida, você não precisa mais lavar as suas roupinhas à mão. Você pode usar a máquina de lavar com total tranquilidade e, no caso de roupas não tão sujas, optar pelo ciclo de lavagem para roupas delicadas, para garantir um maior cuidado com a peça.

omo roupas delicadasUma coisa que continua igualzinha ao processo de lavagem das roupas de recém nascidos é a importância de se utilizar um sabão adequado para isso. Para lavar as roupas dos bebês, mesmo que eles não sejam mais tão novinhos, é indicado usar um sabão próprio para roupas delicadas e que não agrida a pele do bebê. OMO lançou justamente uma opção que atende essas duas necessidades: o Novo OMO Roupas Delicadas. Ele cuida das roupinhas do bebê, ajudando a preservar o seu tecido e detalhes e, ao mesmo tempo, foi pensado especialmente para não agredir a pele, já que possui uma fórmula hipoalergênica, e dermatologicamente testada, justamente para evitar alergias e irritações na pele dos pequenos.

Mas e agora que eles já cresceram e se sujam mais, como limpar as manchas que ficam nas roupinhas? No caso de manchas – de frutas, papinha, de terra, etc… – o sabão OMO Roupas Delicadas também é indicado para esse tipo de ação local, ou seja, pode ser aplicado diretamente sobre a mancha e depois é só lavar a peça normalmente na máquina.

No caso de roupas ultra delicadas (linha ou lã, por exemplo) ou com detalhes e apliques, é indicado também o uso de saquinhos protetores para a lavagem na máquina. Eles ajudarão a manter a estrutura dos tecidos e a evitar que os detalhes se desprendam ou sejam danificados.

A máquina de secar também está liberada. Inclusive, é indicada, pois a sua temperatura elevada ajuda a eliminar germes que, por ventura, possam ter ficado na roupa. Mas aqui, um detalhe importante: o uso da máquina de secar é indicado contanto que a roupa aceite esse tipo de processo de secagem. Eu, por exemplo, uso máquina de secar para 99% das coisas do Léo, menos no caso de tecidos e materiais que possam encolher ou de estampas que possam “derreter” e “colar”.

Por fim, é super indicado que se passe todas as roupinhas do bebê pelo lado avesso já que isso também ajuda a “esterilizar” as peças.

Um cuidado especial: não se deve utilizar nenhum sabão com fragrância forte e marcante para lavar as roupinhas dos bebês. A lavagem deve ser feita sempre com um produto de fragrância suave, pois nessa idade as crianças ainda são muito sensíveis a cheiros. Nesse ponto, o OMO Roupas Delicadas também é indicado, já que o seu perfume é super suave e diferenciado dos sabões comuns.

publi-patrocinio