Ensaio fotográfico gestação Caê (ao ar livre)

Ensaio fotográfico gestação Caê (ao ar livre)


22 de Janeiro de 2015

Desde o início da gestação do Caê, havia decidido que queria fazer um ensaio fotográfico ao ar livre para registrar esse momento especial. Na gestação do Leo fiz em estúdio, mas agora queria fotos num lugar diferente, próximo à natureza e com luz natural. Além disso, o Leo também iria participar, então, achei que seria mais divertido e também mais fácil de fazê-lo colaborar se ele estivesse em um local aberto onde pudesse se distrair com as coisas que haviam em volta.

esperando cae

E assim aconteceu. Fizemos o ensaio num domingo de manhã, ao ar livre, Leo colaborou e até se divertiu e tivemos, como resultado, fotos ótimas e apaixonantes. Eu já as postei no meu perfil pessoal, no Facebook, e fizeram o maior sucesso!

O local escolhido para realizarmos as fotos foi o Jardim Botânico de São Paulo, que é um espaço LINDO (se você ainda não foi, tem que ir) e a fotógrafa que fez esse ensaio para lá de especial foi a Viridiana Brandão. Uma pessoa delicada, sensível e que tem um super jeito com crianças. Ou seja, se você vai levar o filho mais velho para o ensaio, fique tranquila que ela consegue envolvê-lo no “trabalho” e ainda obter um resultado incrível, como vocês podem conferir pelas imagens abaixo.

Bom, aqui está o nosso ensaio fotográfico em família e ao livre. Fiz essas fotos agora no mês de janeiro, quando estava com 35 semanas de gestação. No final do post, depois das fotos, algumas dicas para você que também está pensando em fazer um ensaio fotográfico para registrar a gestação. Nã deixe de dar uma espiadinha.

E o meu muito obrigada à Viridiana, que conseguiu traduzir em imagens todo o amor e carinho com que estamos esperando o Caê.

VB_30_20150104

VB_29_20150104

VB_32_20150104

VB_26_20150104

VB_38_20150104

VB_36_20150104

VB_34_20150104

VB_16_20150104

 

VB_06_20150104

 

Dicas para registrar a gravidez ao ar livre:

  • O melhor período para fazer as fotos é após 30 semanas, quando a barriga está mais aparente. Mas não espere muito. De preferência, não deixe passar de 36 ou 37 semanas para não correr o risco do bebê adiantar e você ficar sem essas imagens.
  • Se você vai tirar fotos num período que costuma chover muito (como São Paulo em janeiro), opte por por um horário que não é padrão a chuva aparecer (em São Paulo chove costumeiramente no final da tarde, então escolhemos fazer as fotos de manhã).
  • Se você for tirar as fotos num local que você não conhece bem, é importantíssimo que o(a) fotógrafo(a) conheça o local. Se não, vocês poderão perder muito tempo procurando cenários bacanas e o ensaio ficará muito longo.
  • Prepare-se para fotografar pelo período de, mais ou menos, três horas. Então, vá preparada: calçados e roupas confortáveis e frescos (se for calor), coma antes de sair de casa, leve água para tomar durante o ensaio.
  • Escolha roupas que valorizem a barriga e que tenham a ver com o seu estilo. Não adianta você levar, por exemplo, um vestido longo, lindo, se no dia a dia você não usa esse tipo de roupa e ela não é a sua cara. Depois, você vai acabar não gostando das fotos. O modelito escolhido tem que ter a ver com você e agradar na hora que você olhar as fotos.
  • De preferência por roupas de cores claras, neutras e sem estampas, para não concorrerem com o cenário. Também escolha peças que tem a ver com o local escolhido para as fotos. Se você está num parque, em meio à natureza, não vai ficar legal ir com um vestido preto com brilho.
  • O ideal é que as roupas de todos que participarão do ensaio combinem entre sim. As fotos ficam mais bacanas.

Dicas para o caso de você fazer as fotos com o filho mais velho junto:

  • Se você irá levar o(s) filho(s) mais velho(s) juntos, faça as fotos mais importantes para vocês antes, pois no final a criança já está cansada e tende a colaborar bem menos.
  • Deixe para fazer as fotos que dão ênfase à barriga mais no final do ensaio. O mais velho irá perceber toda a atenção ao irmão e poderá ficar com ciúmes e não querer mais colaborar. Se isso acontecer, aí o papai pode dar uma volta e você faz essas fotos sozinha (mas garanta que já tenha tirado algumas com o pai e o irmão junto).
  • Leve alguns brinquedos para o pequeno se distrair e se divertir.

Conheça mais sobre o trabalho da Viridiana:

Instagram: @viridianabrandaofotografia
Facebook: https://www.facebook.com/viridianabrandaofotografia