Febre amarela - Campanha prorrogada em São Paulo | Macetes de Mãe
febre amarela

Febre amarela – Campanha prorrogada em São Paulo


24 de fevereiro de 2018

Como o assunto “Febre Amarela” anda ainda bem em alta em São Paulo (muita gente ainda não conseguiu se vacinar e vacinar seus filhos, o que é meu caso), resolvi trazer mais algumas informações atualizadas sobre o tema.

Assim, no post de hoje, vocês encontram informações sobre a prorrogação da segunda etapa da campanha de vacinação na capital e também podem se informar sobre o endereço do posto de saúde mais indicado para tomar a sua dose de acordo com a região em que mora. Confira abaixo.

febre amarela
Fonte: Government of Prince Edward Island Flickr via Compfight cc

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Saúde de São Paulo decidiu prorrogar a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre amarela na capital até o próximo dia 2 de março. Iniciada em 25 de janeiro, a etapa tem como público-alvo moradores de 23 distritos das zonas Sul, Leste e Sudeste da capital paulista.

A SMS orienta a população dos distritos da segunda fase da campanha que ainda não receberam a vacina para que procure a unidade mais próxima de sua residência para retirar a senha de atendimento.

Para saber qual a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência de seu endereço, basta consultar o Busca Saúde. Veja o passo a passo de como consultar:

  1. Escolha fazer a busca por endereço e digite o seu endereço com número;
  2. Clique na opção – Moro neste endereço;
  3. Na caixa da direita, opção “Exibir” no mapa, não selecione nenhum item/filtro. Caso tenha algum item/filtro selecionado, retire-o;
  4. Clique em “Buscar”;
  5. O mapa irá mostrar seu endereço e a unidade de referência. Na coluna da esquerda, a unidade de referência sempre aparecerá com uma estrela amarela. Quando clicamos em cima da estrela amarela, aparecem os dados da unidade – nome, endereço, telefone e horário de funcionamento.

A lista das unidades que integram a segunda etapa você pode acessar aqui.

A tabela inclui os 35 postos da zona Norte que foram direcionados para atendimento dos moradores da região que não se vacinaram na etapa anterior. Além das unidades com foco na prestação de serviço aos moradores da zona Norte, a região conta ainda com dois postos de referência para viajantes que vão se deslocar para áreas com recomendação da vacina em território nacional: UBS Vila Palmeiras e AE Tucuruvi.

Histórico de vacinação na capital

A SMS iniciou as ações preventivas contra a febre amarela em setembro de 2017, quando a campanha começou no distrito Anhanguera, na zona Norte da capital. A medida levou em consideração a proximidade da região com os chamados corredores ecológicos e foi ampliada para outros distritos da zona Norte em outubro, após a confirmação de epizootia no Horto Florestal, a primeira no município.

Desde então, a pasta adotou estratégias para expandir a cobertura vacinal na capital paulista. Além da ação na zona Norte, em dezembro foram incluídos alguns distritos da zona Sul e o de Raposo Tavares, na zona Oeste. Apenas a chamada primeira fase da campanha imunizou mais de 1,9 milhão de pessoas até 24 de janeiro.

A estratégia da SMS deve incluir outros distritos da capital nos próximos meses, levando em consideração a localização dos distritos e sua proximidade com áreas de risco de contato com o vírus da febre amarela.

Secretaria Municipal da Saúde

(11) 3397- 2594 | (11) 3397-2370 | (11) 3397-2371 | (11) 3397-2372 | (11) 3397-2373 | (11) 3397-2374 | (11) 3397-2375 | (11) 3397-2376

Leia também:

Febre amarela – tudo que você precisa saber

Quem não pode tomar a vacina da febre amarela

Seu filho tomou vacina? Saiba o que fazer para aliviar as reações