Festa infantil hand made

Festa infantil – dicas para decoração feita pela mamãe


26 de julho de 2013
Nesses meus mais de 12 anos de experiência na organização e decoração de festas infantis, aprendi que qualquer comemoração tem que ter a cara do dono da festa. Ela deve ser pensada tendo em vista o que ele, ela ou, quando são muito novinhos, os pais gostam, e sempre que possível, ter vários “toquesinhos” pessoais. Isso dá personalidade para a comemoração e é isso que a torna memorável.

E para ter essa carinha pessoal, nada melhor que festinhas hand made, com jeitinho de feitas em casa.

Essas festas podem tanto ser feitas por decoradoras profissionais, que conversarão exaustivamente com a mãe para pegar todas as informações necessárias para dar o toque pessoal à decoração, ou pelas próprias mães, que naturalmente darão um toque pessoal a tudo.

No caso de você ter uma vida muito corrida, dividida entre trabalho e filhos, o melhor é recorrer à decoradora profissional, passar todas as informações do que você quer para ela e acompanhar o desenvolvimento do trabalho para ver se está saindo como você espera. Mas se você já tem um pouco de tempo livre, dá sim para se arriscar a fazer a decoração por conta própria. Só que aí tem que tomar alguns cuidados bem importantes, para garantir que você não irá atrasar a produção das coisas e para ter certeza de que o resultado final ficará maravilhoso, que é o que você espera, é claro.

Abaixo as minhas dicas para as mamães que optaram por fazer elas mesmas a decoração da festinha dos filhos:

  1. Organize-se: Se você gosta de trabalho artesanal e quer você mesma fazer todos os detalhes da decoração, faça um cronograma com antecedência isso vai evitar noites em claro na semana da festa.
  2. Cuidado com o excesso de detalhes: uma festa para ser bacana não precisa ter detalhes em tudo, alem de dar um trabalho danado o resultado final pode ficar poluído.
  3. Não se empolgue nos gastos: faça um cálculo de quanto pretende gastar e siga à risca esse objetivo. Normalmente, nos entusiasmamos muito quando vemos mil coisas lindas e aí isso pode virar um problema
  4. Faça testes antes: Monte a mesa de doces na sua mesa de jantar e faça testes para ver o melhor arranjo das coisas. Tente fazer isso utilizando todos os objetos que serão usados no dia da festa (se for possível, porque muitas vezes eles são alugados).
  5. Use flores: Arranjos de flores naturais dão vida à mesa. Escolha flores cujas cores combinam com o tema da festa e que também sejam de época, para economizar nos gastos.
  6. Use folhagens: Além das flores, as mesas ficam lindas também com folhagens, ou até só com elas. Se você tiver um jardim em casa, use e abuse dele, pois resultado ficará incrível.
  7. Doces também decoram: Se optar por doces decorados (docinhos, cupcakes, etc…), evite exagerar na variedade. Escolha apenas dois tipos diferentes e encomende, no máximo, 20 unidades de cada (para uma festa de 50 pessoas). Já os doces no palito (cakepops) podem ser colocados em copos, vasos ou fruteiras com sal grosso ou açúcar no fundo (eles dão um “suporte” aos palitos e fica mais fácil de arrumá-los).
  8. Varie na altura: Na hora de montar a mesa, escolha objetos e suportes de diferentes alturas. Isso costuma dar um resultado bem interessante.
  9. Foque em algumas poucas cores: não é legal fazer uma decoração com muitas cores. O ideal é escolher duas, no máximo três, e se focar nelas.
  10. Aproveite o que você já tem: use e abuse dos objetos que tem em casa, vão dar um toque bem pessoal à sua festa.
  11. Monte o que der com antecedência: se você for fazer a festa no salão de festas do prédio, tente reservar o salão um dia antes, assim você monta a festa com calma (deixando só os doces para colocar na hora) e pode, no dia, descansar e se arrumar para a festa com calma.
  12. Busque muita inspiração: veja revistas, sites, blogs e outros meios que costumam divulgar fotos de festas infantis. Afinal, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. :-)

Espero que as dicas sejam úteis e boa festa!!

Kika Duarte é organizadora profissional de eventos há 12 anos. Entrou nesse mercado, que ela prefere chamar de universo encantado, por conta da sua paixão por balões, bolos, doces e, principalmente, sonhos realizados e sorrisos de satisfação.
Kika também é dona da Auguri Festas e da And Many More e, mais importante de tudo, é mãe da Marcella, uma menininha linda, doce e para lá de esperta de dois aninhos de idade