Leitura - Dicas de livros | Macetes de Mãe

Leitura – Dicas de livros


3 de Abril de 2012
Como boa leitora voraz e inveterada  que sou, assim que descobri que estava grávida, fui atrás de livros sobre gestação e cuidado com o bebê. Quer dizer, nem precisei ir atrás, eles vieram até mim. Um presenteado pelo meu marido – O que esperar quando vc está esperando –  e outro por uma amiga mais experiente – Os segredos de uma encantadora de bebês.
Antes mesmo de concluir a leitura dos dois, já saí a caça de outras indicações. Agora divido com vocês dicas dos que realmente valem a pena serem lidos, dos que devem ser adquiridos e dos que você deve passar longe. Isso vai poupar um esforço em pesquisa significativo, eu garanto!
O QUE ESPERAR QUANDO VOCÊ ESTÁ ESPERANDOClassificação: vale a pena ser lido

Se você conseguir emprestado com alguma amiga, melhor. Acho que não vale a pena você adquiri-lo, até porque não é tão barato assim (em torno de 70 reais). Mas garanta que você vai poder ficar com o livro por, pelos menos, os nove meses da sua gestação. Ele apresenta as fases da gravidez divididas mês a mês, comentando as principais alterações no corpo da mulher e as mudanças ocorridas no feto. Mas não espere ler o livro todo de uma vez, em uma sentada, porque aí ele se torna insuportável. Leia os capítulos dos meses assim que entrar neles. Ele é enorme (783 pág), mas você também não precisa ler tudo. Selecione apenas aqueles assuntos que dizem respeito à sua situação (se não estiver grávida de gêmeos, não há necessidade de se informar sobre isso, por exemplo) ou que lhe interessam (por que ler sobre problemas na gravidez se vc não passou por nenhum deles. Só para colocar caraminholas na cabeça).

  • Editora: Record
  • Autora: Arlene Eisenberg
  • Páginas: 783
  • Quanto custa: De R$ 41,00 a R$ 70,00. Vale a pena pesquisar antes de comprar (www.buscape.com.br)

 

OS SEGREDOS DE UMA ENCANTADORA DE BEBÊSClassificação: deve ser adquirido

Se você tivesse tempo para ler apenas um único livro antes de ter seu bebê, eu indicaria que fosse esse (considerando, claro, somente os que eu li). Ele relata, de forma bem detalhada, o método desenvolvido pela enfermeira britânica Tracy Hogg, depois de décadas de experiência no acompanhamento de centenas de famílias desesperadas. O método, conhecido mundialmente por E.A.S.Y,  consiste basicamente em criar uma ROTINA que envolve quatro  estágios: comer (Eat), praticar atividades (Activity ), dormir (Sleep) e, por fim, ter tempo para você (You), que ninguém é de ferro. Em 318 páginas a autora descreve de forma simples como colocar qualquer bebê dentro de uma rotina controlada que tornará a vida de qualquer família muito mais tranquila (todo o método dela se baseia nessa simples palavrinha: rotina).

NANA NENÊ – Gary Ezzo e Robert BuckmanClassificação: deve ser adquirido

Dica: se um dia você for escrever um livro, cheque antes se não há outro com o mesmo título. Pois Nana Nenê há dois, e isso gerou uma grande confusão. Primeiro comprei o outro e, na dúvida, comprei este também. Mas resumindo, vale a pena ter os dois. Na minha opinião, é interessante ler este Nana Nenê, do Gary Ezzo e do Robert Buckman, primeiro, pois ele tem um caráter mais psicológico e abrangente (fala também sobre família, alimentação, etc…), enquanto que o outro é bem técnico e prático (abordando basicamente o tema sono). Lendo nessa ordem, um serve de base para outro.  Este Nana Nenê fala, em termos gerais, de como você é responsável por estabelecer a rotina que irá proporcionar uma vida saudável para seu bebê, você e todo o resto da família (ó a rotina aí de novo, minha gente! Só que aqui ela se chama OAP: alimentação orientada pelos pais). Para esses autores, o principal fator responsável por um sono tranquilo é um método de alimentação adequado e eles exploram e descrevem muito bem esse tema durante toda a obra (os famosos ciclos de fome e sono). O livro é curtinho, só 184 páginas, então não tem desculpa para não ler.

NANA NENÊ – Eduard Estivill e Sylvia de BéjarClassificação: vale a pena ser adquirido
Um livro bem didático que ensina de forma prática e direta técnicas para que seu filhote aprenda, desde os primeiros dias, a dormir bem, sozinho e por longas horas. Para alguns pais, ele pode parecer meio radical, já que os autores pregam que em alguns casos é necessário deixar a criança chorar, para que esta não desenvolva maus hábitos relacionados ao sono. Ele promete resolver os problemas relacionados ao sono infantil em 96% dos casos. Mais uma vez, o hábito e a rotina são o foco principal da obra.Editora: Martins Fontes
MATERNIDADE E O ENCONTRO COM A PRÓPRIA SOMBRA
Classificação: não fez o meu estilo (pelo menos por enquanto). Encontrei a dica desse livro num blog que eu adoro acompanhar. Como ele aborda aspectos psicológicos da gravidez, fiquei super interessada e comprei rapidinho. Mas, sinceramente, esse livro não tem nada a ver comigo! Em muitos trechos, custei a crer no que estava lendo. Ou você é uma futura mãe com um estilo BEM alternativo, ou invista seu suado dinheirinho em outra obra, pq ele é uma viagem. O livro se vende muito bem  – “O livro traz uma profunda reflexão sobre a responsabilidade que é criar uma criança e ao mesmo tempo o potencial de transformação que a experiência da maternidade pode trazer para a mulher” (quem não iria se interessa em ler sobre isso?), mas o que realmente encontrei nele foram coisas como: “É preciso que as mães enlouquçam um pouco… que lhes permitam abandonar sem risco o mundo racional, as decisões lógicas, o intelecto, as ideias, a atividade, os horários, as obrigações. É indispensável submergir nas águas do oceando do recém nascido, aceitar as sensações oníricas e abandonar o mundo material”. Pode ser que esse seja seu estilo, então, siga! Encontrei em outros blogs leitoras que simplesmente o adoraram.