15 dicas para o desfralde

Mais dicas para o desfralde


8 de Janeiro de 2015

Há alguns dias, postei aqui no blog um vídeo com dicas para o desfralde dos pequenos. Pois bem, hoje trago um post com algumas sugestões que já foram passadas no vídeo e, também, com dicas extras que encontrei nas minhas pesquisas por aí.

O tema desfralde está bem “em alta” aqui no blog porque estou, muito sutilmente, iniciando o processo de desfralde do Leo. Para algumas pessoas, estou iniciando tarde (Leo está com 2 anos e meio) mas, para mim, o importante é respeitar o tempo dele e também o momento que ele está vivendo, que não é dos mais tranquilos, já que vem um irmãozinho por aí.

Bom, mas como estou pensando e pesquisando bastante sobre o assunto, nada mais útil que compartilhar aqui o que eu encontro por aí e, se possível, também trocar experiências e ouvir o que vocês tem a dizer. Por isso, peço que vocês deixem, no espaço para comentários abaixo, as suas sugestões e dicas para o processo do desfralde. Com certeza, elas serão úteis para mim e para diversas outras leitoras.

15 dicas para o desfralde
Photo Credit: CarbonNYC [in SF!] via Compfight cc
15 dicas para tirar a fralda do seu filho

1 – A idade – varia, mas o ideal é iniciar por volta dos dois anos. Nessa fase eles já começam a avisar que querem fazer xixi ou cocô.

2 – Sinais de que a fralda incomoda – muitas crianças arrancam a própria fralda, outras se negam a coloca-la, outro grupo também avisa imediatamente o cuidador quando fez pipi ou cocô. Esses são sinais de que a fralda está incomodando e de que pode ser a hora de começar a tirá-la.

3 – Outros sinais – observe se seu pequeno já tem equilíbrio para ficar em pé ou sentadinho quieto por um tempo e se já consegue falar o nome de alguns objetos. Assim ele vai aprender logo a falar o clássico “já acabei”!

4 – Pré-preparo – leve seu filho ao banheiro com você e com o pai, mostre como vocês fazem e ensine-o a avisar se está com vontade

5 – Aproveite a melhor época do ano – com a chegada do verão, muitos pais começam a pensar na ideia, já que nesse período do ano, as crianças usam roupas mais leves e, normalmente, os pais estão férias.

6 – De noite depois –tire a fralda noturna quando ela amanhecer seca por vários dias. Prepare-se para as escapadas e não desista!

7 – Deixe ser divertido – leve a criança para escolher o penico ou adaptador para o vaso. Compre também calcinhas e cuecas e incentive a usar sem a fralda

8 – Envolva todo mundo – todos os que convivem com a criança, seja em casa ou na escola, se for o caso, devem passar as mesmas instruções e agir do mesmo modo. Converse antes com todos!

9 – Cada coisa em seu lugar – Use sempre o penico no banheiro e fique por perto, conversando, contando histórias e comemorando dando tchau na hora da descarga.

10 – Conte com o apoio de livros divertidos – algumas obras infantis contam historinhas que relatam de forma simples e divertida o processo de desfrade. Um desses livros é o famoso “O que tem dentro da sua fralda” que eu comprei para o Leo e ele adora. Pede para eu ler todo santo dia.

11 – Para eles – se seu filho é menino, ensine primeiro a fazer xixi sentado e depois em pé. As duas coisas juntas podem ser demais para eles.

12 – Para elas – é uma menina? Então desde sempre ensine a menina a se limpar da forma correta, sempre de frente para trás.

13 – Paciência sempre! – pode demorar para dar tudo certo e algumas mudanças, como a chegada de um irmãozinho (o que deveremos viver por aqui) pode dar uma interrompida no processo. Mas tudo bem, é só começar de novo!

14 – Menos líquido – no começo, até que seu filho saiba melhor controlar a vontade de fazer xixi, evite dar muito líquido antes de um trajeto longo de carro ou antes da criança ir dormir. Isso evita acidentes quando o banheiro não estiver tão por perto.

15 – Controle na medida – ensine a controlar o xixi, mas não a segurá-lo por muito tempo. Essa ideia de passar muito tempo sem ir ao banheiro é ruim até pra gente, adulto, e pode causar infecções urinárias. Então é melhor que seu filho nem aprenda um hábito ruim desses.

Confira aqui o que foi publicado na Coluna Psicologia sobre desfralde.

Vídeo com dicas para o desfralde.

E aqui um vídeo no qual conto como foi o desfralde diurno por aqui:

Inscreva-se no canal Macetes de Mãe no Youtube e fique sempre por dentro das nossas novidades e atualizações.