NOVIDADE!!! Coluna Festas agora aqui no Blog!!! | Macetes de Mãe

NOVIDADE!!! Coluna Festas agora aqui no Blog!!!


5 de Abril de 2013
Mamães, como prometido já há algum tempo, vamos começar a ter umas novidades bem bacanas aqui no blog. A  primeira delas é o lançamento de uma coluna especial sobre o tema festas infantis. A partir de agora, todas as sextas-feiras, quinzenalmente, vocês irão ouvir os conselhos super-hiper-mega ultra profissionais da Kika Duarte, organizadora profissional de eventos, com foco em eventos infantis há mais de 12 anos.

A Kika irá trazer muita informação útil e novidades bacanas sobre esse universo encantador, mas que também costuma deixar muita mamãe de cabelo em pé, devido à complexidade do tema e à falta de experiência que muitas de nós temos no assunto.

Com vocês, o primeiro post da coluna Festas. E aguardem que em breve o MdM irá trazer muito mais novidades.

Organização de festas infantis – por onde começar

Se tem um assunto que é a alegria e o desespero das mamães é a organização das festinhas de seus pequenos. Começa com o chá de bebê, aí segue com o batizado e continua nas festinhas de um, dois, três (e por aí vai) aninhos. Todas começam a pensar no assunto super empolgadas, tendo mil ideias, mas terminam cheias de dúvidas e morrendo de medo que alguma coisa saia errado. Isso é super normal. É assim com todo mundo.

Mas agora, com essa nova coluna aqui no Macetes de Mãe, eu vou ajudá-las nessa árdua mas super prazerosa tarefa.

Ao longo dos meus 12 anos de experiência nessa área, já vi muita coisa por aí, e um dos principais aprendizados que tive foi: se você está disposta a receber, cabe a você, a partir do momento que fez o convite,  receber bem, muito bem.

Receber bem não é o mesmo que gastar bem. O conceito de receber bem é deixar tudo fluindo de forma que seus convidados fiquem à vontade, algo super-hiper-mega-ultra importante em qualquer evento.

E já que isso é tão importante, abaixo eu compartilho algumas dicas simplesinhas que vão assegurar que isso aconteça e garantir o sucesso de todos os seus eventos de agora em diante.

Dicas de sucesso para festas pequenas (até 40 convidados) 

Cardápio:

  • Seja criativa e varie no cardápio. Ofereça opções que agradem a todos os gostos. Sirva sanduíches variados, saladas em tacinhas, canapés quentes e frios.
  • Defina com antecedência se você irá contratar ou fazer o que será servido. Uma opção super prática para quem vai fazer uma festa pequena é contratar uma empresa que forneça coquetel pronto (fingerfood, por exemplo). Mas, caso você resolva aventurar-se na cozinha e oferecer algo feito por você mesma, o que também é super bacana, é MUITO importante que você teste todas as receitas antes.
  • Cuidado com a questão cardápio x horário. Nunca substitua uma refeição, ou seja, em horário de almoço ou jantar nunca e deve fazer um coquetel.
  • Organização:
  • Tenha sempre alguém para ajudar. Pode ser sua empregada ou, se estiver dentro do seu orçamento, você pode contratar uma copeira ou garçom. Há agências deste tipo de mão de obra que cobram aproximadamente R$180,00 por profissional (valor considerando-se o mercado de São Paulo – Capital). Com certeza, isso vai ajudar muito na reposição, limpeza, organização…
  • Faça uma ilha (mesa) de snacks e bebidas. Dessa forma, fica mais fácil dos convidados se servirem sem invadir sua cozinha (risos). Garçom é dispensável em festas até 15 convidados.
Decoração:
  • Varie nas cores da decoração: isso costuma deixar o ambiente muito mais agradável. Uma mesa colorida e bem organizada acaba sendo um grande atrativo.
  • Varie na escolha dos enfeites: monte uma mesa utilizando flores naturais e objetos que tenham a ver com o tema da festa. Opte por suportes e enfeites de diferentes alturas.
  • Tema da festa: Melancia. Mistura de cores, predominando rosa, vermelho e verde.
    Decoração utilizandoflores naturais, objetos e suportes de diferentes alturas.
    Essa mesa montei paraa comemoração de um aninho da minha filhota.
 Diversão:
  • Pense em alguma distração para as crianças (caso contrário, você poderá ter surpresas): programe uma sessão de cinema durante a festa ou deixe alguns brinquedos à disposição, posicionados em algum ponto da casa que os pais possam ficar de olho sem se isolar da festa. Importante: guarde todos os xodós do seu filho. Caso venha a acontecer algum acidente (como uma criança quebrar um dos brinquedos), ele não vai abrir um berreiro deixando o convidado desconcertado.

Dicas de sucesso para festas maiores (a partir de 40 convidados)

  • Para festas a partir de 40 convidados, sugiro um buffet infantil, o salão do prédio ou se tiver espaço o quintal de casa mesmo, mas nesses dois últimos casos, contratando um buffet domiciliar (será quase impossível você dar conta sozinha de uma festa para 40 pessoas ou mais).
  • Hoje, temos no mercado empresas para todos os gostos e bolsos, mas é sempre MUITO IMPORTANTE você fazer uma pesquisa e buscar referências antes de contratar qualquer fornecedor, seja ele um buffet infantil ou domicilar.
  • Tanto no caso de buffet infantil quanto de buffet domiciar é sempre bom fazer uma degustação antes de tudo que será servido. Isso evita surpresas de última hora e você tem a chance de mudar algum item do cardápio que não lhe agradar.
  • Lembre-se: a média de atendimento é de um garçom para cada 15 convidados em caso de coquetel. Cheque se o fornecedor escolhido cumpre com essa “regra”.
  • Atenção máxima ao horário de inicio e fim da festa em buffets infantis. A hora extra pode ser bem salgada.
  • Converse muito, muito, muito com a empresa contratada até que você sintir-se segura para assinar seu contrato!
Bom, acho que agora já dá para você começar a planejar a festinha do(a) seu(sua) pimpolho(a) com um pouco mais de segurança. Se alguma dúvida persistir, deixe um comentário abaixo que eu respondo e tento ajudá-la da melhor forma possível.
 
Ótimas festinhas para vocês! E acompanhem a nossa coluna aqui no Macetes de Mãe. Ela é quinzenal e trará sempre dicas e macetes que ajudarão você a planejar e organizar os eventos dos seus pequenos: chá de bebê, batizado, festinhas infantis….
  
Kika Duarte é organizadora profissional de eventos há 12 anos. Entrou nesse mercado, que ela prefere chamar de universo encantado, por conta da sua paixão por balões, bolos, doces e, principalmente, sonhos realizados e sorrisos de satisfação.
Kika também é dona da Auguri Festas e da And Many More, loja online especializada em itens de decoração para festas e, mais importante de tudo, é mãe da Marcella, uma menininha linda, doce e para lá de esperta de dois aninhos de idade.