Organizando o batizado

Organizando o batizado


3 de maio de 2013

Normalmente, o batizado é o primeiro grande e importante evento na vida de uma criança. Ok, em muitos casos já teve o chá de bebê, mas esse não conta, pois o(a) pequeno(a) não estava ainda aqui do ladinho de fora.

Por ser o primeiro evento oficial e por ser uma cerimônia religiosa, muito importante para muitas famílias, o batizado acaba se tornando um marco e muitas mamães, se não todas elas, não querem fazer feio nessa hora.


Para garantir que você terá uma festinha de batizado gostosa e adequada, trago abaixo alguns dicas básicas, simplesinhas, mas super úteis e que vão fazer toda a diferença para garantir o sucesso do seu evento. Espero que gostem!
 

1. Estilo:

Na minha opinião, justamente por se tratar de uma cerimônia religiosa, o batizado pede uma comemoração mais formal e charmosa. Não precisa ser nada pomposo e sofisticado, pode ser algo bem simplesinho, mas acho que é importante manter o tom delicado e íntimo.
 

2. Horário x local:

Cerimônia realizada de manhã
  • Até 15 convidados: a dica é optar por um restaurante. Há vários charmosos que podem propor um cardápio diferenciado e separar uma mesa especial para sua família.
  • Entre 15 e 35 convidados: você pode fazer um brunch ou um almoço em um espaço mais reservado, que acomode bem esse número de convidados. A sugestão é restaurantes de bons hotéis.
  • Mais de 35 convidados: uma excelente opção é fazer algo em casa ou no salão de festas do prédio, com um buffet  bacana. OU, ainda, se preferir, contratar um espaço que ofereça serviço de buffet.
  • Se a idéa for otimizar custos, uma ótima alternativa é reservar o salão da igreja onde o bebê foi batizado e realizar lá a comemoração. Nesse caso, uma copeira faça uma mesa de doces bem charmosa.
Cerimônia realizada à tarde (entre 15/16h)
  • Caso o batizado aconteça entre 15h e 16h, opte por um coquetel charmoso e leve, em casa ou em um buffet.

3. Convite:

Em se tratando de batizado, nada de usar a internet na hora de fazer o convite. Idealmente, ele deve ser impresso e entregue em mãos (se for convidar pessoas de longe, utilize o correio). Se preferir não entregar convite impresso, um convite pessoal é a alternativa. Evitar o telefone também é de bom tom.
 
Flores leves e delicadas e cores claras na decoração.
Destaquepara o belíssimo e diferenciado bolo.
Image: Auguri Festas

4. Decoração:

Na decoração, invista em flores leves e cores claras. Tons pasteis caem muito bem.

5. Música:

Como já comentei no início do post, esse é um evento mais formal, então, o melhor tipo de música para essa ocasião é a música ambiente. Assim, não há como errar. Músicas tranquilas,  estilo Alpha FM são o ideal. O volume, também é ambiente: nem baixo demais que não se escute, nem alto demais que atrapalhe a interação entre os convidados. E lembre-se: festa no mais completo silência não dá!
 

6. Lembrancinhas: 

Você vai encontrar de tudo no mercado, desde tubos de ensaio de plástico com água benta até terços de prata. Na minha opinião, as lembrancinhas devem ser lembrancinhas, e não presentes. Esses, guarda-se para padrinhos e avós.
 
Para os convidados, uma caixinha de amanteigados ou suspiros com um santinho vão muito bem. E lembre-se: capriche no laço da embalagem e, se tiver tempo, forre a caixa com tecido que fica super charmoso.
 
Ainda, é de bom tom os pais providenciarem algo especial para avós e padrinhos, algo mais sentimental e charmoso.  
Kika Duarte é organizadora profissional de eventos há 12 anos. Entrou nesse mercado, que ela prefere chamar de universo encantado, por conta da sua paixão por balões, bolos, doces e, principalmente, sonhos realizados e sorrisos de satisfação.
Kika também é dona da Auguri Festas e da And Many More e, mais importante de tudo, é mãe da Marcella, uma menininha linda, doce e para lá de esperta de dois aninhos de idade.