Os conselhos que eu recebi para fazer o Caê dormir melhor | Macetes de Mãe

Os conselhos que eu recebi para fazer o Caê dormir melhor


30 de agosto de 2015

Caê dorme mal à noite. Bem mal. É daquelas crianças que acordam 4, 5, 6, 7 vezes por noite. E não foi sempre assim. Até os 3 meses e meio ele dormia bem. Mas aí, coincidência ou não, passou três dias no hospital e voltou de lá dormindo mal, mal para caramba, mal de me deixar feito um zumbi no dia seguinte.

E aí eu encontro as pessoas (com aquela cara de morta viva), elas me perguntam como está o Caê (já intuindo que tem algo errado) e quando eu confesso que as noites estão ruins, bem ruins, escuto uma pá de conselhos sobre o assunto, os quais resolvi compartilhar aqui com vocês, só para termos uma ideia de quantas “receitas” pode haver para fazer uma criança dormir bem à noite.

sono cae
Photo Credit: ::: M @ X ::: via Compfight cc

Vamos às mil dicas das amigas, conhecidas, vizinhas, parentes e até desconhecidas que eu já recebi.

Dar uma mamadeira de leite. Sim, quando eu digo que o Caê dorme mal e que ele ainda mama no peito, um dos conselhos que mais escuto é “Você deve dar mamadeira para esse menino. Aí ele vai dormir bem”. Pois bem, Leo tomava mamadeira e não dormia nada bem. Ou seja, não acho que isso irá resolver.

Fazer ele dormir direto no berço e não mais no meu colo. Diferente do Leo, que dormia direto no berço, eu faço Caê dormir no colo. E sabendo disso, tem gente que acha que esse é o motivo dele dormir tão mal à noite (acostumou com o colo, quando acorda quer colo). Só que o Leo, que dormia direto no berço, também acordava centenas de vezes à noite. Ou seja, não acho que dormir direto no berço vai resolver o problema. Não creio que esteja aí que está a solução dos meus problemas.

Deixar chorar. Sim, ouvi muito essa sugestão. Algumas pessoas me disseram: “Ele está mal acostumado. Quando ele acorda, você corre para atendê-lo. Deixe-o chorar algumas noites que ele vai acostumar e aí vai dormir a noite toda.”. Nessa hora, fiz cara de paisagem e nem respondi.

Dar chá de camomila. Caê já passou de 6 meses de idade, então, supostamente, já pode tomar água, chá, suco. Algumas pessoas me sugeriram dar chá de camomila, mas confesso que ainda não testei. Esse conselho é um dos que estou querendo experimentar, pois não achei tão estranho.

Colocar chá de camomila no banho. Sabe que já estamos testando esse conselho? E tem dado um pouco certo. Em vez de acordar 6 ou 7 vezes, há 3 dias Caê vem acordando só 4 vezes por noite. Será que é o chá? Não sei. Pode ser só coincidência. Mas por via das dúvidas, sigo fazendo.

Dar homeopatia. Muita gente me mandou buscar um homeopata para ver se ele dá alguma coisinha para o Caê dormir melhor. Também estou considerando essa possibilidade.

E o que eu acho disso tudo? Bom, eu acho que é uma fase e vai passar. Leo acordou toda santa noite até fazer 1 aninho e depois disso, simplesmente de uma hora para a outra, parou de acordar. Eu acho que acontecerá o mesmo com o Caê, no tempo dele. De uma hora para a outra, ele vai ficar com o sono mais tranquilo, vai dormir melhor e por mais horas e eu também vou conseguir descansar.

Até lá, vou ouvindo os conselhos, filtrando tudo, aceitando alguns e fazendo cara de paisagem para outros.

E vocês, me sugerem algo? Por aí funcionou alguma coisa? Se quiserem compartilhar dicas elas serão bem vindas.