Passo-a-passo para o nascimento do quarto do bebê

Passo-a-passo para o nascimento do quarto do bebê


9 de janeiro de 2015

Hoje, tem mais um texto com dicas ótimas aqui na coluna Decoração e Arquitetura, escrita pela arquiteta Michelle Mariotto. E, dessa vez, a Michelle irá detalhar o passo a passo para o planejamento e a criação do quarto do bebê. Tudo que tem que ser feito – e quando – para não atrasar as coisas e deixar a mamãe de cabelos em pé no fim da gestação.

Boa leitura! Aproveitem as dicas da Michelle.

Passo-a-passo para o nascimento do quarto do bebê

Por Michelle Mariotto

passo a passo planejar quarto bebe
Photo Credit: catharticflux via Compfight cc

Passo-a-passo para o nascimento do quarto do bebê

Por Michelle Mariotto

Oi, mamães. Feliz 2015 para todas nós e nossos pequenos!

Comecinho de ano é momento de reflexão, sonhos e planejamento, não é mesmo?

Para mim, é uma sensação muito parecida com o início dos preparativos para o cantinho de um bebê que está por vir.

Pensando nisso, e nas mamães que me procuram dizendo que não fazem ideia de como ou por onde começar a preparar os quartos de seus bebês, escolhi o tema desse primeiro post da minha coluna em 2015: cronograma de montagem do quarto do bebê em função do tempo de gestação.

Gente, é importante ressaltar que esse cronograma não é nenhuma verdade absoluta e ninguém precisa se apavorar se não estiver nesse ritmo. É mais uma orientação, um guia, com base na minha experiência profissional e como mãe, claro. Só aconselho não começar muito antes e nem deixar para finalizar muito depois desses parâmetros, ok?

Espero que gostem e que seja útil!

E que 2015 seja surpreendentemente melhor do que as expectativas. Principalmente para quem vai ter gente nova na família!

Imagem cronograma

Primeiras 12 semanas

Início de gestação é uma fase mágica, principalmente quando estamos esperando o nosso primeiro bebê.

Só que junto com o turbilhão de emoções vem uma certa ansiedade por saber como será o ambiente da casa dedicado ao pequenino(a). Mas calma!

O momento agora é de sonhar, imaginar, planejar, pesquisar, reunir referências e, principalmente, ter certeza de qual cômodo será destinado ao baby. Digo isso porque mesmo quem mora num apartamento de dois dormitórios pode optar por trocar de quarto. E há ainda quem decida montar o cantinho do bebê dentro do quarto do casal.

Então, a principal decisão a ser tomada nessa fase é escolher o ambiente.

Se tiver a intenção de contratar um profissional para te ajudar com o projeto, esse também é o momento ideal para pesquisar, se informar e solicitar orçamento do serviço.

De 12 a 16 semanas

Hora de colocar mãos à obra!

Agora é o momento ideal para definir o layout e o estilo da decoração do quarto e pesquisar móveis que se adequem a eles.

Se o projeto incluir algum tipo de reforma – alteração ou manutenção de piso, realocação de pontos de elétrica, forro em gesso e afins – é crucial que sejam contratados e iniciados até o final dessas quatro semanas.

Esse também é o período em que a maioria das mamães descobre o sexo do bebê. Com essa preciosa informação, já é possível definir se o quarto terá ou não um tema específico e estudar a paleta de cores que dará o tom do espaço.

De 16 a 20 semanas

Período limite para a compra dos móveis – berço, cômoda, cama auxiliar, poltrona e armário. Muitas lojas especializadas em móveis para bebês trabalham com um prazo de entrega bastante longo, podendo chegar a 70 dias! Sendo assim, é bom não arriscar, né?

Aqui também entra o papel de parede, que pode ter esse mesmo prazo se for importado. É bom que seja definido e encomendado também nesse intervalo.

De 20 a 24 semanas

Com o principal já definido, agora vem a parte ainda mais gostosa da concepção do quarto: escolher os tecidos que irão compor e “aquecer” a decoração. Cortina, poltrona, trocador, saia do berço, edredom, protetores. Esse é o momento de definir e encomendar essas peças.

De 24 a 28 semanas

Já é hora de finalizar a decoração. Tapete, quadros, móbiles, abajur, mesinha de apoio, pufe, kit higiene, enxoval de berço e cama auxiliar. O ideal é que esteja tudo definido e encomendado ou comprado até a 28° semana.

De 28 a 32 semanas

A essa altura, o quarto já deve estar quase pronto. Móveis entregues e montados. Papel de parede e cortina instalados.

Está na hora de colocar no lugar os quadros, tapete, trocador, abajur, etc…

Esse período é de finalização. Momento ideal para colocar bonecas, bichinhos de pelúcia, brinquedos, livros, porta-retratos…

E deixar o quarto prontinho para a chegada do tão esperado filhote.

Após 32 semanas

Momento de curtir o quarto!

De organizar e reorganizar o armário, a cômoda, a mala da maternidade.

De entrar e olhar tudo pronto, imaginando e sonhando com o(a) futuro(a) ocupante do espaço.

Ficar pertinho do berço acariciando a barriga e “enxergando” o pequeno ali dentro.

Sentar na poltrona de amamentação e deixar seu corpo se acostumar a ela. De preferência com as pernas para cima e a cabeça nas nuvens…

Colunistas MdM- Michelle  -  decoracao 03.12