Perigos do kit berço e dicas de segurança

Perigos do kit berço e dicas de segurança


28 de Maio de 2014

kit berco modelo americanoHá algum tempo, postei aqui no blog um texto escrito por uma leitora relatando um acidente envolvendo o uso de um kit berço. Por sorte, a história terminou bem, sem grandes traumas ou consequências, mas poderia ter sido uma tragédia.

Como na época muita gente leu e compartilhou o post e, ainda, como muitas leitoras enviaram dúvidas e questionamentos sobre o assunto, achei que seria interessante voltar a abordar o tema e, dessa vez, trazendo informações mais detalhadas.

Assim, segue abaixo uma relação de fatores que há de se observar na hora de definir se você irá usar ou não kit berço com o seu filho:

  • Em primeiro lugar é importante ressaltar que tanto a Sociedade Americana de Pediatria quanto a Sociedade Brasileira de Pediatria são contra o uso de kits berço pelo risco que ele representa às crianças.
  • O principal motivo pelo qual o seu uso é contra-indicado é o risco de sufocamento, já que a criança pode se mover dentro do berço, chegar muito próxima do acessório e sufocar-se caso ele cubra total ou parcialmente o seu rosto (esse também é o motivo do uso de cobertores, edredons, mantas, travesseiros, pelúcias e brinquedos ser contra indicado dentro de berços)
  • Outro motivo bastante importante que conta para ele ser contra-indicado é que a criança poderá fazê-lo de “trampolim” para escalar e pular o berço, o que aumenta fortemente o risco de queda (e algumas podem ser bem sérias ou até fatais).
  • Ainda, os kits berço podem ser ótimos causadores de alergias ou problemas respiratórios, já que assim como tapetes, cortinas e pelúcias tendem a juntar pó e ácaros.

Bom, acho que todos os motivos citados acima já são suficiente para convencer os pais de que o melhor mesmo é abolir o uso desse acessório que, muito mais que garantir o conforto do bebê, acaba servindo mesmo como objeto de decoração e colocando a segurança da criança em risco.

Mas vamos dizer que você não se convenceu e vai querer utilizar o kit berço porque você acredita que sem esse acessório seu filho corre o risco de prender os braços e as pernas e, assim, se machucar. Se esse é o seu caso, tenho três sugestões a dar:

  • Primeiro, para evitar que a criança prenda pernas e braços entre o vão das grades é importante que você observe as regras básicas de segurança na hora de escolher o berço que irá comprar. Clique aqui para ver quais são essas regras. Mas, para adiantar, já informo que uma delas é garantir que o vão entre as grades não tenha mais que 6,5cm.
  • Outra alternativa, é você comprar um protetor lateral de berço que evita que a criança passe as pernas e braços pelas grades, mas que permita também que ela respire normalmente caso encoste seu rosto nele. Nunca vi esse acessório para vender no Brasil, mas ele pode ser encontrado no site da Amazon e o seu nome é: BreathableBaby  – Breathable Mesh Crib Liner. Adorei o produto. Dêem só uma espiadinha:
kit berco seguro
BreathableBaby – Breathable Mesh Crib Liner.
  • Ainda, outra alternativa para esse caso em específico (medo da criança prender pernas e braços nas grades) é você utilizar, no lugar de um berço padrão, um berço desmontável, desses que nas laterais há uma rede de proteção no lugar de grades. Com essas redes o bebê não corre o risco de se bater e se machucar, de prender braços e pernas, nem de se sufocar (já que a rede é vazada e permite que o bebê respire mesmo que “cole” o rosto nela).

Agora nos deparamos com a terceira situação: você não quer abrir mão do kit berço, ou porque acha ele bonito e um acessório indispensável à decoração do quarto do seu filho, ou porque considera as orientações das Sociedades Brasileira e Americana de Pediatria um exagero (na verdade, não é. O risco de acidentes é alto e em alguns países o uso de kits berço é até proibido). Se esse for o seu caso, indico que você observe atentamente as orientações abaixo, a fim de amenizar o risco de acidentes (evitar por completo não é possível).

  • Utilize um kit berço do modelo padrão americano, que é mais fino e firme, diminuindo assim um pouco o risco de sufocamento (mas não o de queda e nem o de alergias).
kit berco modelo americano
O kit berço modelo americano é bem fino, então o risco de sufocamento diminui um pouco (mas, mesmo assim, não há 100% de segurança).
  • Utilize kits berço lisos, sem detalhes que possam se soltar, ser engolidos ou apresentar detalhes nos quais a criança possa ficar presa (fios, fitas, etc…). Ou seja, não compre kits berço que contenham botões, apliques (bichinhos, flores, laços), fios/fitas soltos ou semi soltos e tanto outros detalhes.
  • Compre kits berço que sejam do tamanho exato do seu berço. Se a proteção lateral que é presa às grades for muito solta aumenta o risco da criança colocar a cabeça sob ela e se sufocar.
  • Se possível, utilize o kit berço só até a criança começar a se mover dentro do berço (rolar). Depois que ela adquirir mobilidade, tire-o (ou seja, nesse caso, a sua função será só estética e por um curto período de tempo. Será que vale a pena mesmo o investimento?). PS: minha antiga pediatra pediu para eu tirar quando o Leo completasse um mês (eu comprei por não saber dos riscos desse acessório).
  • Se você, mesmo sabendo dos riscos, optar por manter o kit berço com medo que a criança se bata e se prenda nas grades quando começar a se mover mais vigorosamente, pare de utilizá-lo assim que a criança conseguir ficar de pé no berço sozinha. A partir desse momento ele poderá ser usado como trampolim e se tornar um grande causador de quedas.

Confira mais informações sobre o perigo do uso do kit berço neste vídeo do Canal MdM e já inscreva-se no canal:

Abaixo, alguns modelos de kit berço ultra perigos (grossos e fofos e/ou com muitos acessórios) e que você não deve cair na tentação de comprar (de forma alguma):

foto-acidente-kit-berco-2-670x502
O kit berço que causou o acidente que foi relatado no outro post. Vejam que ele tem acessórios presos e cordões nos quais a criança pode se enroscar (não só pode como se enroscou de verdade e quase se sufocou).
kit berco fofo
Kit berço ultra fofo. Um risco para a criança se sufocar.

Confira dicas para escolher um berço seguro para o bebê: