Posições para fazer o bebê arrotar

Posições para fazer o bebê arrotar


24 de Março de 2015

Fazer uma criança arrotar não é uma das tarefas mais prazerosas da maternidade, ainda mais quando se tem que fazer isso no meio madrugada. Por outro lado, é algo super importante, que a gente não pode deixar de fazer, pois disso depende o bebê ter menos cólicas e, até, não sofrer com engasgos enquanto dorme.

E foi por isso que decidi fazer esse post, com uma seleção das principais posições para fazer a criança arrotar e algumas dicas extras que ajudam na hora de cumprir essa tarefa.

Espero que gostem e que seja útil.

Photo Credit: Adam Carroll via Compfight cc
Photo Credit: Adam Carroll via Compfight cc

1. Bebê de “pezinho” encostado no ombro.

Essa é a posição mais tradicional e usada para fazer o bebê arrotar. Consiste em colocar o bebê numa posição bem vertical em frente ao corpo do adulto, barriga com barriga, e deixando a sua cabecinha próxima ao ombro dele. Nessa posição, a dica para o bebê arrotar mais rápido é: deixar os seus braços e pernas pendendo para baixo e na posição mais vertical possível. Sem estar dobradinhos. Tapinhas leves nas costas também ajudam (tapas fortes aumentam as chances de refluxo). Outra dica é levantar-se e andar se está demorando para fazê-lo arrotar estando você sentada. No simples movimento de se levantar, muitas vezes, o arroto sai.

arroto ombro
Photo Credit: nateOne via Compfight cc

2. Bebê sentadinho sobre o colo com a cabeça sendo segurada pelo queixinho.

Depois de uma certa idade, quando o bebê está mais firmesinho (curva menos as costas quando colocado nessa posição) essa é uma das melhores opções para fazer o bebê arrotar. É bastante rápida e eficiente. Indiquei para várias pessoas e todo mundo disse que super funcionou. Aqui também vale dar os tapinhas leves, mas firmes, nas costas.

arroto sentado
Photo Credit: jeff.snodgrass via Compfight cc

3. Bebê de bruços, sobre o colo ou em superfície plana.

Deixar o bebê deitadinho um pouco de barriguinha para baixo e ficar dando tapinhas nas suas costas ajuda o ar a sair. Não é uma posição tão tradicional de fazer as crianças arrotarem, mas funciona bem. Importante: essa posição é só para o bebê arrotar mesmo, ou seja, deixe-o apenas 2 ou 3 minutos nela. Jamais deixe que o bebê durma nessa posição, pois ela não é segura (a posição mais segura para o bebê dormir é de barriga para cima).

bebe de bru
Imagem: Google Images

Algumas dicas extras:

  • Se você estiver tentando por bastante tempo fazer o bebê arrotar e nada do arroto vir, coloque-o em posição horizontal, deitado de barriga para cima, por alguns segundos (30seg é o suficiente), e aí levante-o e coloque-o na posição vertical. Muitas vezes, nessa levantada que se dá o ar se realoca na barriga e aí sai.
  • Se você oferece os dois seios na mamada, coloque o bebê para arrotar entre um e outro, pois isso “libera” espaço para ele mamar mais.
  • Se o bebê estiver mamando e se mostrar desconfortável, “brigando” com o peito, coloque-o para arrotar, mesmo que não tiver terminado a mamada daquele seio. Muitas vezes, é só um arroto que precisa sair.
  • Principalmente quando o bebê sofre de refluxo o arroto pode demorar um pouco mais para acontecer.
  • Importante: nem sempre a criança precisa arrotar. Se ela mama no peito e tem a pega correta, a chance de engolir pouco ar é grande. Nesses casos, se ele não arrotar em até 20min, não há necessidade de insistir.

Aqui, um vídeo mostrando essas posições com mais detalhes: