Quantas horas uma criança deve dormir por dia?

Quantas horas uma criança deve dormir por dia?


22 de setembro de 2014

Todas nós, mães, sabemos que o sono do bebê é algo muito importante para a sua saúde e o seu desenvolvimento. Mas o quanto de sono diário, afinal, é o normal e o ideal para cada idade?

Logo que um bebê nasce, ele dorme praticamente todo o tempo. Conforme ele vai crescendo, ele vai dormindo menos e vai abandonando sonecas. Mas como vamos ter certeza se a quantidade de sono diária que os nossos filhos tem está dentro da média e garante a o seu descanso diário?

sono infantil
hoto Credit: paul goyette via Compfight cc

O quadro abaixo ajuda a elucidar essa dúvida. Nele é possível ver o quanto uma criança dorme, em média, no período de 24 horas. As idades foram divididas conforme os padrões mais comuns de sono, ou seja, pelos períodos que costumam acontecer as mudanças mais significativas (eles dormirem menos tempo e/ou abandonarem sonecas).

O ideal é que o sono da criança esteja de acordo com a média da sua idade, para garantir o seu descanso e ajudar na sua saúde e desenvolvimento. Entretanto, se o seu filho dorme mais ou menos que isso, também não quer dizer haja uma problema, já que uma criança não é igual à outra. Ainda, caso você fique com dúvidas ou queira mais esclarecimentos, o ideal é conversar sobre esse assunto com o pediatra do seu filho.

Bom, e aqui está um quadro geral do número aproximado ideal de horas de sono diário de crianças até 24 meses:

quadro do sono ok

IMPORTANTE:

Essa tabela foi desenvolvida pela antropóloga Gwen Dewar,  responsável pelo site Parentingscience, uma fonte de informações confiáveis e baseadas em evidências para tudo relacionado com paternidade e maternidade.

Segundo Gwen Dewar, a maioria das tabelas de sono existentes não têm base científica e não informam com exatidão a quantidade de sono que o bebê precisa e quando os pediatras recomendam um número de horas de sono , eles o fazem baseados no  que sabem que é o comum para aquela idade.

Entretanto, ainda segundo Dewar, até que uma pesquisa seja oficialmente desenvolvida, essa tabela acima é o que há de melhor. Ela foi criada com base nas horas de sono de 493 bebês suíços acompanhados desde o seu nascimento.

Para ler o artigo na íntegra, acesse : http://www.parentingscience.com/baby-sleep-chart.html

PS: esse post contou com a colaboração de Márcia Horbacio, consultora de sono materno e infantil, doula pós-parto e colunista do blog Macetes de Mãe.