Receita básica de papinha completa

Receita básica de papinha completa


21 de Março de 2014

papinha de bebeOlá mamães, como estão? Hoje resolvi fazer um post “mão na massa” no qual eu passo  dicas para vocês fazerem uma papinha completa, com todos os ingredientes que seus filhos precisam nessa fase de introdução de alimentos sólidos.

E o mais bacana dessa receita é que ela pode virar várias. Basta vocês mudarem os ingredientes sempre respeitando a troca dentro do grupo. Ou seja: se você quer trocar a batata, que é do grupo de tubérculos/cereal, você deve substituí-la por outro alimento desse grupo, como por exemplo a mandioquinha (batata baroa).

E para mais informações sobre essa questão  dos grupos alimentares para papinhas, leiam o meu post do mês passado: Dicas para preparar papinhas.

PAPINHA COMPLETA

Com essa receita básica você pode criar infinitas variações, substituindo os ingredientes por outros do mesmo grupo.

Ingredientes:

  • 1 colher (café) de óleo de canola
  • 1/4 de cebola picada em cubos
  • 150g de peito de frango, sem pele, em cubos (ou outro ingrediente do grupo A – veja aqui os grupos alimentares)
  • 1 xícara de espinafre, lavado e picado (ou outro ingrediente do grupo B)
  • 1/2 xícara de mandioquinha lavaa e descascada em cubos (ou outro ingrediente do grupo C)
  • 1/4 de xícara de ervilha fresca (ou outro ingrediente do grupo D)
  • 1 colher (café) de salsinha picada (ou outra erva fresca de sua preferência)

Modo de preparo:

Aqueça a canela e coloque o óleo de canola. Adicione a cebola e o frango e refogue até dourar. Adicione os demais ingredientes e cubra com duas xícaras de água. Cozinhe com tampa, em fogo baixo, até que todos os ingredientes estejam macios. Retire a carne e desfia-a. Os demais ingredientes amasse com um garfo.

Obs: se não encontrar erevilha fresca, substitua-a por ervilha congelada (nunca ervilha em lata) ou por alguma outra leguminosa fresca.

Se for usar azeite extravirgem, acrescente-o apenas na hora de servir a papinha. Nesse caso, não doure a cebola e o peite de frango, apenas junte todos os ingredientes e cozinhe-os na água (o azeite extravirgem quando aquecido perde suas propriedades nutricionais).

  • Rendimento: 400g
  • Tempo de preparo: 30 min
  • Dificuldade: fácil

Abaixo, algumas combinações para papinha completa que tem feito sucesso com a criançada:

  1. Frango + mandioquinha + espinafre + manjericão
  2. Frango + vagem + mandioquinha + cebola + sálvia
  3. Carne + cenoura + lentilha + cebolinha verde
  4. Brócolis + mandioca + soja + cebola + manjericão
  5. Carne + beterraba + batata + cebolinha verde
  6. Peixe + acelga + aspargo + cará + cebola
  7. Carne + abóbora + mandioquinha + espinafre + cebola

 

foto sobreMayra Abucham é engenheira de alimentos e chef de cozinha, autora do livro “O que fazer para meu filho comer bem?” e mãe de quatro filhos: Pedro, Julia, Francisco e Felipe. Durante cinco anos, atendeu e orientou famílias que buscavam o prazer de comer bem (através da Dedo de Moça) e é atualmente consultora em alimentação infantil (na Dedinho de Moça). Seu vasto conhecimento teórico e prático em alimentação saudável a levou a integrar o time de profissionais do quadro “Meu filho não come”, do programa Bem Estar da Globo, ajudando crianças com seus problemas alimentares através de um approach lúdico, que tem como diferencial o envolvimento das crianças em todo o processo da alimentação.