Receita de caldo caseiro

Receita de caldo caseiro


18 de Abril de 2014

Captura de Tela 2014-04-18 às 20.18.16Olá Mamães, estou eu aqui novamente, para compartilhar com vocês dicas e receitas nessa nossa coluna mensal de Alimentação Infantil.

Hoje, trago para vocês uma receitinha super simples de caldo caseiro. Caldos, sejam de legumes, carne ou frango, são ótimos para se ter em casa, “na manga”, para preparar um prato saboroso, nutritivo e de última hora.

São muito conhecidos os caldos prontos, em pó ou em cubinhos, mas eles não são nada saudáveis e não deve ser utilizados na alimentação dos pequenos (e nem dos adultos), por isso resolvi compartilhar com vocês, hoje, a receitinha de um caldo caseiro, natural, saboroso e super saudável. E tão prático quanto os comprados em mercado, já que fica guardado congelado, em cubos, e pronto para o uso.

Confiram a recita e aproveitem essa dica que irá facilitar sua vida na hora de preparar as refeições dos pequenos.

CALDO CASEIRO

Ingredientes:

  • 1 colher de café de óleo de canola (ou azeite de oliva)
  • 500g de músculo em cubos (ou peito de frango ou peito de peru)
  • 1/2 cebola em cubos
  • 1/2 cenoura lavada e em rodelas
  • 1/2 talo de salsão lavado e picado
  • 2 talos de salsinha
  • 2 ramos de tomilho

Modo de fazer:

Aqueça uma pnela e coloque o óleo de canola. Junte o músculo, a cebola, a cenoura e o salsão e refogue até dourar. Adicione os demais ingredientes e cubra com 2 litros de água. Cozinhe com a panela destampada, em fogo baixo, até que todos os ingredientes estejam macios. Se necessário, acrescente mais água durante o cozimento. Coe e reserve os legumes. Congele o caldo coado em formas de gelo ou em outro recipiente de sua preferência.

Dica: Os legumes podem ser usados para fazer um purê, misturados com batata cozida. E o caldo pode ser usado para o preparo rápido de qualquer tipo de papinha salgada.