“Slumber Sling”, a faixa da soneca – É segura?  

“Slumber Sling”, a faixa da soneca – É segura?  


6 de Fevereiro de 2017

Há alguns dias recebi a foto abaixo de uma leitora. No seu e-mail ela me questionava se eu sabia se essa faixa para cabeça / faixa da soneca (ou Slumber Sling, como é conhecida em Inglês) era segura para crianças.

Como não tenho conhecimento sobre o assunto e como não gosto de falar sobre o que eu não sei, eu conversei com a Dr. Fernanda Freire, pediatra e autora do site seupediatra.com e pedi que ela me ajudasse com a dúvida da leitora.

Pois aqui está a opinião da Fernanda, com a qual, depois de ler tudo, eu super concordo. A Fernanda fez um trabalho impecável de pesquisa e estou 100% de acordo com a opinião dela.

Confira o post e garanta a segurança dos pequenos.

 

 

“Slumber Sling”, a faixa da soneca – É segura?  

Por Fernanda Freire – Pediatra e escritora do site seupediatra.com

A Shirley me pediu para escrever um post sobre uma faixa que colocam para segurar a cabeça da criança quando ela dorme no carro, conhecida como Slumber Sling fora do país.

Já que não existe muita informação a respeito, o post de hoje é bem informal. Vou apenas contar o que encontrei e minha opinião pessoal.

Pelo que encontrei, esse é um item de fabricação artesanal e a data mais antiga que achei registro foi em 2012. Ou seja, não é muito antigo, mas já deveria ter dado tempo de alguém estudar a segurança do item. Se houvesse segurança e interesse comercial certamente alguma grande grande empresa já estaria vendendo isso.

O que consegui reunir de informação até o momento é o seguinte:

  • O único site dos EUA que alega ter realizado um teste de segurança com empresa terceirizada, na verdade não mostra os dados técnicos ou oficiais do teste. E se trata de um item artesanal mesmo. Link aqui.
  • A única posição de alguém que foi intitulado especialista em assentos de segurança diz: “Esse item me faz pensar quantos bebês serão estrangulados quando a faixa escorregar e ficar em volta do pescoço da criança”. Link aqui.
  • Uma empresa Australiana que desenvolve produtos seguros para as crianças, incluindo cadeirinhas de carro, fez esse post que fala um pouco sobre as crianças dormindo na cadeirinha e com algumas dicas para evitar que a cabeça caia, no entanto eles são enfáticos ao afirmar que NÃO RECOMENDAM o uso de nenhum acessório que segure a cabeça da criança já que poderiam colocar a segurança da criança em risco. Eles acrescentam que qualquer item que segure a cabeça da criança está excluído da cláusula que regulamento os acessórios das cadeirinhas pelo potencial de machucar a criança em caso de acidente. Link aqui.

Fui atrás de algumas organizações que pudessem já ter formado uma opinião a respeito.

  • A ONG Criança Segura (Safe Kids Brazil) ainda não tem um posicionamento, iriam perguntar a unidade global e eu mesma perguntei diretamente à eles porém não obtive resposta.
  • A Academia Americana de Pediatria não tem nenhuma publicação que cite esse item.
  • A sociedade Brasileira de Pediatria não cita o item em nenhuma de suas publicações.

Em resumo e na minha opinião:

– Nenhuma grande empresa comercializa o item.

– A faixa não vem junto com nenhuma cadeirinha de carro.

– O produto não é regulamentado em nenhum lugar do mundo (onde eu tenha procurado). No Brasil, nenhum dos produtos está certificado ou tem o selo do INMETRO.

– Como é um produto artesanal, cada um produz o seu com o material que tiver, a tensão a que será submetida a cabeça da criança no caso de um acidente pode ser das mais diferentes possíveis, o que dificulta o estudo do produto e um posicionamento sobre o assunto.

Quando tiver alguma novidade sobre o assunto, peço pra Shirley atualizar para vocês, mas no meu ponto de vista, qualquer item usado em crianças para ser seguro deve ser regulamentado. Até lá, vamos segurando a cabeça das crianças com nossa mão mesmo, evitando viagens longas ou fazendo paradas mais frequentes para que os pais e as crianças possam descansar também. Lembrem-se de ficar de olho nos bebês pequenos que ainda tem o pescoço muito molinho pois quando eles dormem a posição do pescoço pode dificultar a respiração, como expliquei nesse post no meu site.

Beijos,

Dra. Fernanda Freire – Pediatra em São Paulo e escritora do seupediatra.com. Para mais informação sobre o consultório clique aqui.