Suco para bebê: Crianças até 1 ano não devem tomar suco | Macetes de Mãe
suco para bebe

Suco para bebê: Crianças até 1 ano não devem tomar suco


29 de Maio de 2017

Quando eu fiz a introdução alimentar do Leo, há quase 5 anos, eu segui o modelo tradicional (bom, pelo menos tradicional na época): comecei dando suquinho de laranja lima e depois parti para as frutinha e papinhas (veja aqui como foi a introdução do alimentar do Leo).

Na época, era normal, comum, corriqueiro, padrão, a criança, assim que fizesse 6 meses, começar a tomar suco de alguma fruta. E mais comum ainda essa fruta ser a tal laranja lima: docinha, suave, própria para o paladar da criança.

Suco para bebê – Photo Credit: *Luana* Flickr via Compfight cc

Entretanto, quando fiz a introdução alimentar do Caê, há quase dois anos, as coisas já foram bem diferentes. Por orientação do nosso pediatra não demos suco de fruta para ele e ele foi direto para papinha salgada, sem nem passar pela papinha de frutas. Só depois de termos feito a introdução dos sólidos ditos como “salgados” que o o “doce” das frutas entrou na dieta dele.

Mas por que isso, afinal? Por que essa mudança? Por que agora não se deve dar suco para bebê? Por que o suco virou o vilão?

Na verdade, ele não virou “o vilão”(não é para tanto, vamos com calma) e não foi agora.

Como eu disse, há quase dois anos a orientação que eu recebi foi de não dar suquinho para o Caê e, no lugar, oferecer a própria fruta, que é bem mais saudável. E até mesmo antes de eu receber essa orientação, alguns blogs super antenados na questão da alimentação saudável, como o Delícias do Dudu e o Maternidade Colorida já tinham falado sobre isso (mas, na época, claro, muita gente achou que era bobagem).

Só que agora, mais especificamente na semana passada, a Academia Americana de Pediatria emitiu uma nota na qual orienta pais e mães a oferecerem suco de frutas para as crianças apenas após 1 ano de idade (e se quiserem também. Não é obrigatório dar). E por que isso? Porque o suco da fruta não é a forma mais saudável de oferecer fruta para crianças. Quando a criança toma o suco ela ingere uma quantidade muito alta de frutose (o açúcar da fruta, o que pode causar obesidade futuramente), e muito baixa de fibras, o que não é indicado, já que as fibras tem diversas funções no organismo. Além disso, a ingestão do suco aumenta o índice de cárie em crianças.

Mas afinal, o que a criança pode tomar então, até o primeiro ano de vida?

Ela pode ingerir água, leite materno e/ou fórmula (sem açúcar) e, a partir dessa idade, pode passar a tomar suco, mas isso também não obrigatório, como já disse acima. Ou seja, a criança tem é que ingerir fruta em natura, o que é bem mais saudável. Dar ou não o suco após 1 ano de idade é decisão dos pais e do pediatra. Lembrando sempre que há um limite de consumo de suco diário, o qual fica em torno de 120ml por dia até a criança ter três anos de idade. Após essa idade pode ser um pouco mais.

E, claro, acho que nem precisaria dizer aqui, mas sempre vale lembrar: quando oferecer suco para bebê, ou qualquer outra criança, somente os naturais, feitos da própria fruta e na hora do consumo.

Ou seja, já que nem é tão prático assim oferecer suco (tem que fazer na hora e tal), já que nem é tão saudável assim, por que insistir no suco? Bora oferecer fruta para essa criançada. Bem mais fácil e saudável.

Confira outros blogs que já falaram sobre esse assunto:

Mil Dicas de Mãe – Bebês menores de 1 ano não devem tomar suco

Maternidade Colorida – Quando devemos oferecer suco para bebês e crianças?

Potencial Gestante – Por que evitar suco para bebês e para adultos

Mundo Ovo – Consumo de suco de frutas para crianças

Veja também esse video sobre introdução alimentar e sobre como preparar as primeiras papinhas: