Sugestão de cardápio para o lanche escolar

Sugestão de cardápio para o lanche escolar


12 de Fevereiro de 2014

lancheiraComo muitas mamães estão pedindo sugestão de cardápio para o lanche dos filhotes nesse período de volta às aulas, eu convidei uma leitora querida, a Juliana Terpins, da Kling Cardápios, para falar um pouco a respeito do tema e dar algumas ideias para as “colegas” que andam sem criatividade.

A Juliana elaborou um cardápio básico para uma semana e também dá umas dicas extras que são bastante úteis na hora de montar lancheira. Não perca!

Montando a lancheira dos pequenos (Para crianças acima de dois anos de idade)

Por Juliana Terpins 

Quando meu filho começou a frequentar a escola, eu tentava sempre seguir o que eu achava correto, mas era difícil, pois muitas vezes ficava sem criatividade. Assim, fazia a lancheira dele mas, virava e mexia, muitas coisas voltavam ou ele dava para os amigos comerem e queria, no lugar, o lanche da escola.

Para evitar esse problema, acabei indo fazer uma bela pesquisa para tentar achar uma solução. Montei um cardápio para ele com opções de lanche para todos os dias (o que me ajudou MUITO) mas também comecei a perceber que ele queria sempre novidades e, assim, fui atrás.

Dessa extensa pesquisa, surgiram algumas ideia e dicas, as quais compartilho agora com vocês. Vamos lá…

  • Sempre mandem na lancheira uma opção de salgado (carboidrato), uma opção de doce , uma opção de fruta e uma bebida + água (se a escola fornecer o suco, melhor ainda, pois aí pode ser suco natural!).
  • Sempre variem ao máximo as opções, tanto nas cores quanto nos tipos de comidas. Nunca mandem uma lancheira monocromática que fica sem graça e as crianças perdem o interesse.
  • Tentem fazer a lancheira com a ajuda de seus filhos e, cada dia, deixem-os escolher algo. Um dia eles podem escolher o doce, no outro o salgado, no seguinte  a fruta e assim por diante. Tente dar até três opções do que ele poderá escolher no dia, para facilitar as coisas para vocês dois.
  • Verifiquem se na escola há geladeira onde eles guardam os lanches que necessitem de refrigeração, assim vocês conseguem mandar lanche com queijo, requeijão, peito de peru, etc…. Caso não tenha, evitem lanches com esses itens pois eles estragam fácil.

Abaixo, uma sugestão de cardápio para uma semana inteira. Depois, é só seguir essa “base” e criar outros levando em consideração as dicas acima.

Tabela lanche escolar

Espero que tenham gostado das sugestões e macetes! Beijos.

Juliana

foto_julianaJuliana Kling Terpins dos Santos, mãe do Bruno, de três anos e sete meses, é formada em Desenho Industrial e pós-graduada em Marketing, mas se apaixonou pelo universo da Culinária e criou a Kling Cardápios, uma empresa especializada na formulação de cardápios criativos, equilibrados e saudáveis.