Técnica do "ninho" para o bebê dormir melhor.

Técnica do “ninho” para o bebê dormir melhor


24 de Abril de 2014

Há algum tempo, participando de um grupo online de discussão formado por mães, eu fiquei sabendo de uma tal de “técnica do ninho” que prometia ajudar os bebês a dormirem melhor. Na época, ouvi direitinho a explicação, fui atrás de mais informações e vi que fazia total sentido.

Descobri que existe uma teoria – Teoria da Extero Gestação – que diz que os bebês relaxam e dormem melhor se simularmos o ambiente intra-uterino, onde eles viveram por longos e prazerosos meses. E para simular esse ambiente, basicamente, há duas formas conhecidas. Uma delas é a mundialmente famosa técnica do dr. Harvey Karp, já abordada aqui, e outra, menos conhecida, mas também bem interessante (pelo menos ao meu ver), é a técnica do “ninho”.

Bom, mas no que consiste essa técnica do ninho? Basicamente, em criar dentro do berço do bebê, com a ajuda de toalhas e um lençol, um espaço menor, no qual o bebê se sentirá mais seguro e protegido e assim dormirá melhor (Explicação: quando feito isso, quando colocados num ambiente mais “apertadinho”, que lembra o útero da mãe, os bebês se sentem mais seguros e aí relaxam e dormem melhor. E é por isso que muitos deles dormem muito melhor quando estão no bebê conforto e moisés em vez de no berço, que é mais amplo e espaçoso).

Abaixo, compartilho fotos que ilustram uma forma segura de montar o “ninho” dentro do berço do bebê. Essas fotos foram gentilmente enviadas pela leitora Mariella Monteiro, que utilizou a técnica com a sua filhota e super aprovou os resultados.

Passo a passo para montar o “ninho” dentro do berço da criança:

Passo 1: coloque duas toalhas de banho uma sobre a outra e enrole-as no sentido horizontal, para o rolinho ficar longo.

???????????????????????????????

Passo 2: posicione a toalha no formato de um U no centro do berço.

tecnica do ninho 2

Passo 3: Coloque um lençol sobre o rolo feito com a toalha e prenda bem embaixo do colchão de um dos lados.

tecnica do ninho 3

Passo 4: Em seguida, faça a mesma coisa do outro lado: prenda bem  o outro lado do lençol embaixo do colchão.

tecnica do ninho 5

Passo 5: Feito isso, é só posicionar o bebê no centro do “ninho”, sobre o lençol, com a cabeça encostando na base do U e virado de barriga para cima (como é o indicado sempre)

Outra alternativa é prender as pontas do lençol embaixo do rolo de toalhas, como nessa imagem do blog Minhas Dikas Baby. entretanto, eu considero mais seguro prender sob o colchão, pois é mais difícil de soltar caso o bebê se mexa.

tecnica do ninho 7

Pelas minhas pesquisas, verifiquei que a técnica do “ninho” funciona bem até três meses de idade, pois este é o período que os bebês precisam mais fortemente simular o ambiente intra-uterino. Entretanto, de acordo com alguns relatos que recebi de leitoras, algumas continuam utilizando após essa idade –  até cinco ou seis meses, mais o menos. Então, não custa tentar!

E, se preferir, aqui tem um vídeo com todo o passo a passo para fazer a técnica do ninho. Confira!

Leia outros posts com dicas para ajudar o bebê a dormir melhor: