Técnica para ajudar o bebê a comer papinha | Macetes de Mãe

Técnica para ajudar o bebê a comer papinha


3 de dezembro de 2012

Toda mamãe que já passou pela experiência de introduzir papinhas na dieta do bebê sabe que a chave do sucesso está na insistência. Normalmente os bebês não amam as coisas de cara. A gente dá um pouquinho num dia, dá um pouquinho mais no outro e assim vai indo até ele comer direitinho, sem reclamar.

Mas como insistir em algo que o bebê nem sequer prova? Como fazer ele aceitar um alimento se ele até se nega a abrir a boquinha para comer? É aí que o negócio complica de verdade e que dá vontade de arrancar os cabelos (os próprios, não os do bebê, é claro! ).

A técnica que eu tenho empregado aqui em casa e que tem funcionado até agora é um macetezinho que descobri por mim mesma, na prática. Toda vez que o Léo prova algo pela primeira vez (ou primeiras), estranha, e se nega a abrir a boca para a segunda colherada, eu dou para ele um brinquedinho que ele goste de morder. Assim, sempre que ele abre a boca para colocar o brinquedinho dentro, eu sou mais rápida e introduzo uma colherada do alimento.

Se o bebê aceitar sem cuspir, e engolir direitinho, ponto para nós! Aí é só ir repetindo isso até ele se acostumar e começar a gostar do novo alimento.

Claro, se o bebê cuspir o alimento, chorar ou fizer ânsia, pare na hora. Isso é sinal de que ele realmente não quer, não tolera esse alimento, o alimento está com gosto ruim ou uma série de outras coisas (e não que ele está simplesmente estranhado a novidade).

Enfim, se você sentir que depois que entrou na boquinha ele estranha um pouco mas come o novo alimento, teste esse macete que o faz abrir a boca. Muitas vezes o fato de ser um sabor novo faz com que eles evitem de cara.

Mas nunca esqueça…

Antes de tentar essa técnica, experimente trocar o alimento por outro do mesmo grupo. Talvez ele aceite mais fácil.
Nunca, nunca, nunca enfie a colher dentro da boca dele se ele realmente não quiser comer o que você está dando. Eu faço uso dessa técnica quando percebo que ele está apenas estranhando a novidade, e por isso não está querendo abrir a boquinha.

Leia outras dicas sobre introdução de papinha:

Introduzindo papinha de frutas e suquinho na dieta do bebê
O babador ideal
O preparador de papinhas BabyCook
Dicas que ajudam na hora da papinha