Técnica que ajuda a ensinar novos hábitos às crianças | Macetes de Mãe

Técnica que ajuda a ensinar novos hábitos às crianças


15 de Janeiro de 2013

Nesse final de ano, viajamos com mais dois casais que também tem filhos pequenos e, como já era de se esperar, boa parte das nossas conversas girou em torno do mesmo assunto: crianças e como elas se comportam.

Pois num desses bate papos uma das minhas amigas revelou que tem utilizado com a sua filha mais velha, de três anos, uma técnica simplesinha que tem ajudado bastante na hora de colocar uma certa disciplina na pequena.

Ela começou a empregar essa técnica, que vou explicar abaixo, porque a Luiza dava trabalho na hora de dormir. Ela pegava no sono na sua caminha, mas quando dava uma certa hora da noite ela simplesmente levantava, ia até o quarto dos pais, e por lá ficava. Não havia jeito de fazer a pequena voltar para dormir no próprio quarto e isso já estava acabando com tranquilidade da família.

Minha amiga disse que testou de tudo e nada surtia o efeito esperado. Só que ela estava esperando um outro bebê e realmente PRECISAVA dar um jeito nisso. O que ela fez foi inspirar-se numa técnica que viu em algum lugar (o qual ela não lembrava mais para me dizer qual era) e adaptar para a necessidade dela.

Bom, o que foi afinal que ela fez?

Ela criou um mural de papel dividido em colunas. Cada uma das colunas era uma tarefa que deveria ser cumprida ou objetivo que deveria ser alcançado diariamente. Por exemplo: uma coluna era “escovar os dentes”, outra coluna era “dormir a noite inteira na própria cama”, outra coluna “não andar sem chinelos”, e por aí afora. Ou seja, minha amiga foi bem esperta e, em vez de tentar resolver um problema apenas, ela já fez um pacote completo. Adorei a praticidade!

Bom, todos os dias, a Luiza ganhava uma estrelinha para cada uma das tarefas cumpridas ou dos objetivos alcançados e essas estrelinhas eram coladas na respectiva coluna. Cada vez que a pequena voltava a não querer cumprir alguma das tarefas, minha amiga a lembrava sobre a estrelinha (“você vai querer ficar sem estrelinha hoje?”) e ela já mudava de ideia rapidinho.

Segundo o relato da minha amiga, essa foi a única forma que ela conseguiu de fazer a sua pequena dormir a noite toda na própria cama. E de lambuja, o método ainda ajudou a melhorar outros comportamentos que ainda precisavam ser ajustados.

Ainda estou longe de poder empregar essa técnica com o Léo, mas com certeza vou guardar essa cartinha na manga. Ah se vou!

Importante: essa técnica só funciona com crianças que já entendem o conceito de “recompensa”.

Leia aqui no blog outros posts com assuntos similares:
Soluções para noites sem choro