Nebulizador Ultrassonico Pulmosonic Star | Macetes de Mãe

Nebulizador Ultrassonico Pulmosonic Star


20 de Março de 2013

No final do ano, quando viajamos, o Léo pegou um pequeno resfriado. Primeira orientação do pediatra: fazer inalação com soro fisiológico, três vezes ao dia, por cinco dias. Há um mês, o Léo entrou na escolinha e, como já era de se esperar, também ficou um pouco resfriadinho. Orientação de novo: inalação com soro fisiológico.

Da primeira vez eu estava em um hotel e acabei pegando emprestado o inalador deles. Mas agora não teve jeito, eu tive que comprar um aparelho para termos aqui em casa. Ainda mais porque, com certeza, essa não será a única vez que o Léo fará uso dele.

 
Para chegar à opção ideal recorri, mais uma vez, às indicações do grupo de discussãoMacetes de Mãe. Lá, a grande maioria das mães indicou o mesmo modelo: Inalador/Nebulizador Ultrassonico Pulmosonic Star Premium, do fabricante Soniclear.
Como a indicação foi em peso, eu não tive muitas dúvidas, comprei e usei naquele dia mesmo.
 
E, posso garantir: as mamães acertaram em cheio na indicação. Esse modelo é realmente excelente! Ele é um pouco mais caro que os demais que tem no mercado, mas acho que super vale a pena pagarmos a diferença (em se tratando de saúde, não faço muita economia. Compro o que irá garantir segurança e eficácia).
 
Abaixo descrevo algumas das características do Pulmosonic Star Premium que me conquistaram:
 
Imagem retirada do site do fabricante
  • Efeito mais rápido: por ser um inalador ultrassônico, as partículas do medicamento ou do soro fisiológico usado na inalação são quebradas com mais eficiência, tornando-se menores. Por esse motivo, elas atingem mais profundamente os pulmões, com melhor aproveitamento do medicamento e alívio mais rápido.
  • Inalação mais curta: também por possuir um sistema ultrassônico, o tempo que o líquido leva para ser diluído é muito menor. Em vez de durar em de 20 a  30 minutos, a seção com esse aparelho leva em torno de 12min (tempo para inalação de 10ml de soro fisiológico).
  • Inalação silenciosa: esse aparelho é absolutamente silencioso! Não faz barulho nenhum. É ótimo para fazer inalação em bebês e crianças quando eles estão dormindo.
  • Ínalação deitado(a): por sinal, esse é um dos únicos aparelhos que permite que a inalação seja feita deitada (o outro é o Pulmosonic Star). O que também é ótimo (e, às vezes, imprescindível) em se tratando de bebês e crianças.
  • Três níveis de intensidade de névoa: é possível escolher qual o nível da intesidade de névoa que será utilizado. Achei isso ótimo, pois nem sempre o bebê ou criança deixam a gente colocar a máscara colada ao rosto, e assim, parte da névoa acaba escapando sem ser aspirada. Com uma intensidade maior de névoa, esse problema é amenizado, já que há mais névoa sendo liberada e assim, mesmo que parte seja perdida, ainda sobra bastante para ser aspirado.
  • Bivolt: funciona nas voltagens 110 e 220.
  • Leve: apesar dele não ser super compacto, ele é bastante leve.
  • Fácil de montar e de desmontar: esse modelo é super fácil de montar e de desmontar.
  • Diversidade de cores: esse modelo está dispinível nas cores azul, amarelo, rosa, verde, vermelho e preto.

Se você quiser um modelo quase tão completo quanto esse, mas um pouco mais barato, existe a opção do Pulmosonic Star. Pelo que eu entendi, a única diferença que existe entre essa versão básica e o premium é que esse não possui regulador de intensidade da névoa e nem diferentes opções de cores. Como a diferença de preço não era muito grande (em torno de 10% do valor do equipamento) eu optei pela versão completa, pois achei interessante a opção de intensidade de névoa.

Dicas para uma inalação eficaz:

  • Sempre seguir rigorosamente a indicação do pediatra no que diz respeito a quantidade de medicamento/soro fisiológico a ser administrada, número de seções de inalação diárias e duranção do tratamento.
  • Ao fazer a inalação, deixar o bebê ou criança sempre sem chupeta (pois a névoa deve ser aspirada pela boca também).
  • Depois de cada uso, fazer a limpeza do equipamento, conforme orientações abaixo, retiradas do site do fabricante.

Orientações para limpeza:

1. Antes e após o uso, é necessário lavar todos os acessórios com detergente/ sabão neutro. Após a lavagem deverá ser feita a desinfecção com uma solução a base de vinagre (ácido acético) ou água sanitária, conforme recomendações abaixo. Pode-se também utilizar “esterilizante/ germicida” encontrado em farmácias e casas especializadas para que não danifique as partes plásticas.
Ácido Acético (Vinagre): Na proporção de 2 (duas) colheres de sopa para cada 1 (um) litro de água filtrada, mergulhando os acessórios pelo período de 20 a 30 minutos, aproximadamente.
Água Sanitária: Na proporção de 1 (uma) colher de sopa para cada 1 (um) litro de água filtrada, mergulhando os acessórios pelo período de 20 a 30 minutos, aproximadamente.
Esterilizante/ Germicida: Seguir as proporções e cuidados recomendados por cada fabricante.
 
2. No gabinete do aparelho passe somente um pano umedecido com qualquer uma dessas soluções, para que a assepsia fique completa.
 
3. Limpe e seque o reservatório do inalador e os acessórios do inalador com papel toalha.
Comentário extra:
Importante: segundo informações que recebi, esse inalador não é indicado para o uso com medicação. Nesse caso, o ideal é utilizar um inalador pneumático. Na dúvida, consulte seu pediatra.