Um projeto, uma história. Ou, “O quarto do Caetano!”

Um projeto, uma história. Ou, “O quarto do Caetano!”


3 de Abril de 2015

Mamães, o post de hoje aqui na Coluna Arquitetura e Decoração é muito especial. :-) Através dele, vocês vão conhecer o quartinho do Caê, que foi pensado e planejado com muito carinho por mim, pela Michelle Mariotto (arquiteta e autora dessa coluna) e pela Daniela Parzianello (também arquiteta e sócia da Michelle na Midáideia).

A Michelle conta e mostra em detalhes para vocês o que eu tinha em mente, o que elas ofereceram como solução e o resultado final ao qual chegamos.

Espero que curtam assim como eu estou curtindo.

DSC_0501

Um projeto, uma história. Ou, “O quarto do Caetano!”

Por Michelle Mariotto

Uma das faces mais bacanas da minha profissão é que ela me torna uma compartilhadora de histórias. Cada novo projeto é uma história de vida. Uma nova família com suas vivências, hábitos, costumes, manias… No meu caso, em particular, muitos dos novos projetos significam também o desabrochar de uma nova existência. Literalmente falando, quando penso na chegada do bebê, e figurativamente, se considerar o impacto desse acontecimento na vida da família – especialmente da mãe!

A história de hoje é sobre o quarto de um menininho e uma mamãe já bastante conhecidos de vocês, leitoras do Macetes de Mãe. Com vocês, o quarto do Caetano!

Esse projeto nasceu um pouquinho tardiamente. A gravidez já datava de quase cinco meses a primeira vez que eu e a Shirley falamos sobre o assunto. E como por aqui missão dada e aceita é missão cumprida, lá fomos nós.

Como se tratava de um quarto de bebê, seria, obviamente, um projeto para o Eu e meu Bebê . Mas, como a ideia da Shirley era “reciclar” os móveis e alguns objetos que tinham sido do Léo, o projeto tinha muito o perfil do Midaideia, que é o meu “escritório virtual” com a querida Daniele Parzianello. Assim sendo, oficialmente “convocada”, a Dani aceitou prontamente o desafio e nascia a primeira parceria do Eu e meu Bebê com o Midaideia para a execução desse projeto tão especial.

Nosso briefing era reaproveitarmos, para o espaço do Caetano, a cômoda, o berço e a poltrona que foram do quarto do Leonardo, bem como o nicho que já estava instalado no cômodo onde foi montado o quarto. E a Shirley queria um quarto moderninho, já que o do Leo foi mais rústico.

O primeiro passo foi definirmos o layout de acordo com o melhor aproveitamento do espaço.

SH_QUARTO CAETANO 2_R01

Definida essa etapa, fizemos algumas pesquisas de cores e materiais, que resultou na definição da paleta.

foto 2

Depois foi só seguirmos as solicitações e necessidades da família. O projeto foi amadurecendo e o quartinho foi sendo gerado aos poucos, enquanto o Caê crescia na barriga da mamãe.

O berço, que era branco, ganhou reforma e pintura em verde.

DSC_0491a

A cômoda ganhou roupa nova com adesivos personalizados.

DSC_0505a

Para a poltrona, providenciamos uma capa e um novo companheiro: o pufe, que apóia as pernocas da mamãe com todo o conforto durante a amamentação.

DSC_0581a

O nicho foi mantido exatamente onde estava, na cor original – que foi um dos motes do projeto – e ganhou decoração bem cuidada com alguns quadrinhos que a Shirley já tinha e outros novos, livros infantis e bonequinhos de pelúcia também do acervo dos meninos, como o príncipe que o Caê já havia ganhado antecipadamente dos tios.

IMG_5866a

DSC_0575

DSC_0556

 

Para dar “bossa” ao conjunto, escolhemos adesivo personalizado de losangos cinzas, aplicado numa única parede. O que, ao nosso ver, fez toda a diferença no resultado.

IMG_5868

Tapete e cortina foram sumariamente vetados pela família, que tem uma experiência anterior muito negativa com alergia. Sendo assim, foi mantido o blackout que já existia sobre a janela. Mas o tapete faria muita falta ao conjunto… Por isso, chegamos à conclusão de que uma pequena composição em EVA, em cores complementares às da paleta inicial, poderia ser a solução da questão. E assim foi: o tapete montado em EVA trouxe um colorido especial, além de “aquecer” e garantir aconchego à décor do pequeno Caetano.

IMG_5865a

Para arrematar o conjunto, quadros na parede da cabeceira do berço. Dois deles – o da árvore, em feltro, e o do passarinho, no bastidor, feitos pela Shirley – foram resgatados do primeiro quarto do Léo para trazer a referência familiar ao quarto do irmão e manter um pouco da linguagem usada pela Shi na decoração do quarto do primogênito. Os demais, sem tema específico, foram escolhidos de modo a compor formas, cores e dimensões de maneira harmônica com o contexto.

IMG_5873

DSC_0588a

IMG_5873

Essa foi a primeira perspectiva que apresentamos à Shirley (que compartilhei no @euemeubebe.quartosinfantis).

foto 1

E algumas fotos do todo e de detalhes para vocês compararem o resultado e conhecerem bem o cantinho do baby.

IMG_5866

DSC_0517

DSC_0519

DSC_0522

DSC_0526

DSC_0552

E aqui,  o quadrinho que identifica o quarto do Caê, que foi usado na porta da maternidade e que a Shirley quis trazer para o quartinho do pequeno. Como ele foi produzido nas mesmas cores que usamos no projeto do quarto, não destoou do resto.

DSC_0599
Quadro feito pela Layouteria.

 

Fotos: Acervo pessoal MiDa Ideia e Macetes de Mãe. As fotos aqui publicadas não tem autorização para serem reproduzidas.