Uso de casaco pode ser fatal para criança em caso de acidente de carro

Uso de casaco pode ser fatal para criança em caso de acidente de carro


22 de dezembro de 2015

Já passou pela sua cabeça que um simples casaco mais grossinho pode levar seu filho à morte no caso de um acidente de carro? Sim, é isso mesmo que você leu. Se a criança, sentada no bebê conforto ou cadeirinha de carro, estiver vestindo um casaco mais grosso e o carro se envolver em um acidente ela poderá se machucar bastante ou até perder a vida.

cadeirinha de carro 1
Photo Credit: juhansonin via Compfight cc

Foi essa a conclusão que um estudo conduzido por um laboratório especializado em análises do impacto de batidas de carro em Michigan, nos Estados Unidos, chegou.

Para chegar a essa conclusão, o laboratório fez uma simulação colocando um boneco, vestindo um casaco desses mais grossos, de inverno, sentado em uma cadeirinha. Depois, simularam uma batida a 48km/hora, o que nem é uma velocidade tão alta assim. Com o impacto, a criança “escorregou” de dentro das alças do cinto de segurança e foi lançada para a frente, ficando pendurada na cadeirinha.

Depois, o laboratório simulou o teste novamente, trocando o casaco grosso por uma blusa de lã, mais ajustada ao corpo. Nessa situação, a criança continuou presa à cadeira, sem perigo nenhum.

A explicação para isso está no fato que, dentro dos casacos grossos, os pais acabam não prendendo tanto as alças do cinto de segurança achando que ele está ajustado ao corpo quando, na verdade, ele está solto (para checar, basta tirar o casaco e colocar a criança sem ele na cadeirinha. Você verá como o cinto estará solto). E, pelo cinto estar solto e não ajustado ao corpo, a criança acaba sendo arremessada para frente no caso de uma colisão, passando pelo meio das duas alças que cobrem os ombros.

today parents

Achei bem interessante esse teste, já que jamais imaginei que isso poderia acontecer. Agora, ciente desse risco, sei que na hora de colocar na cadeirinha o ideal é tirar o casaco grosso e deixar a criança somente com roupas mais leves e, assim, mantendo o cinto mais ajustado ao corpo.

E para evitar que a criança passe frio tirando o agasalho grosso, basta colocar um cobertor sobre ela ou até mesmo cobri-la com o próprio casaco.

 

Para entender direitinho como foi feito esse experimento, clique aqui. Nessa matéria do site Today Parents você poderá assistir a um vídeo que mostra em detalhes a simulação realizada em laboratório e o resultado do choque a 48 km/hora.

Fonte: Site Today Parents