Vacina contra a gripe – tire suas dúvidas

Vacina contra a gripe – tire suas dúvidas


22 de Abril de 2013
vacina contra a gripeNa semana passada, começou a campanha nacional para a vacinação contra a gripe. Grávidas, mulheres no período pós parto (até 45 dias), bebês a partir de seis meses até dois anos, entre outros públicos, tem direito a toma-la gratuitamente em postos de saúde até o dia 26 de abril.

Entretanto, apesar do forte trabalho de divulgação realizado pelo governo, informando sobre a importância da imunização, locais de vacinação, público que poderá recebê-la gratuitamente, entre outros, ainda há diversas dúvidas pairando no ar: A vacina é realmente segura? Ela não causa gripe? A vacina dada em postos de saúde e clínicas particulares é igual? Pessoas gripadas podem tomá-la? Entre outras…

Sabendo que há tantas perguntas ainda não respondidas e tendo visto pessoalmente o desespero de alguns pais que foram surpreendidos com a notícia de que o filho poderia estar infectado com o vírus da gripe H1N1 (estive num pronto socorro na semana passada e vi dois bebês passando por exames para identificar a doença), achei melhor abordar esse assunto aqui no blog e trazer a resposta a algumas dúvidas muito comuns.

Eu tomei a vacina e também vacinei o Léo antes mesmo da campanha do governo começar (tomamos em clínica particular) e posso garantir que ela não traz grande dor ou desconforto no momento da aplicação nem nos causou nenhum tipo de reação depois.

Já fizemos, já estamos protegidos, e agora circulo por aí segura de que contra a gripe N1H1, gripe tipo B e gripe N3H2 estamos protegidos.

Bom, para tentar colaborar um pouco na conscientização sobre a importância da vacinação contra a gripe e ajudar algumas pessoas ainda em dúvidas a se decidirem por tomá-la eu trago abaixo um apanhado de perguntas e respostas a respeito desse assunto.

Espero que lendo essas simples explicações, algumas pessoas que ainda estão decidindo se tomam ou não tomam possam se sentir mais seguras para optar pela imunização. Se ajudar um pouquinho, já terá valido à pena.

DÚVIDAS FREQUENTES:

A partir de que idade já se pode aplicar a vacina contra a gripe gripe?

A partir de seis meses de idade.

A vacina protege contra quais tipos de gripe?

A vacina é trivalente, protege contra as gripes H1N1, Tipo B e H3N2.

Tem alguém que não pode tomar a vacina?

Sim, bebês com menos de seis meses de idade, pessoas com alergia severa a ovo e a Merthiolate.

Quem toma a vacina não terá nenhum tipo de gripe ou resfriado?

Na verdade não. Ela protege apenas contra os três tipos de gripe descritos acima. O bebê, criança ou pessoa imunizado poderá apresentar outros tipos de gripe (mais amenos) e também resfriados. Mas estará protegido contra as três gripes mais fortes e perigosas.

Então como evitar esses outros tipos de gripe e resfriado?

Lavando bem as mãos com frequência e cobrindo o rosto ao tossir ou espirrar.

Onde tomar a vacina contra a gripe?

Em postos de saúde, a vacina está sendo aplicada, gratuitamente, até o dia 26 de abril, em bebês de seis meses a dois anos de idade, em gestantes, mulheres em período pós parto (até 45 dias), idosos com mais de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, índios e profissionais da saúde. Em clínicas particulares, a vacina estará disponível para todos os públicos (acima de seis meses de idade) até o fim dos estoques. Neste último caso, a vacina é paga e o valor varia de clínica para clínica.

Tem diferença entre a vacina de posto de saúde e a aplicada em clínicas particulares?

Não. Tanto a vacina aplicada em postos de saúde quanto a aplicada em clínicas particulares é trivalente, protegendo contra as cepas H1N1 (gripe suína), Tipo B e H3N2.

É obrigatório apresentar a caderneta de vacinação para tomar a vacina?

Não, mas o documento é necessário para atualizar outras vacinas do calendário anual. Para quem não apresentar a caderneta no momento da aplicação da dose, será feito outro cartão para o registro, que deve ser guardado para comprovar o histórico vacinal.

A vacina é dada em uma ou duas doses?

Em crianças com menos de nove anos a vacina é aplicada em duas doses, com intervalo de trinta dias entre elas. Acima dessa idade, a dose é única.

Quem está gripado pode tomar a vacina?

Sim, se não estiver com febre.

A vacina pode causar gripe?

Não, pois o vírus usado para produzi-la é inativado.

Esqueci de tomar a vacina / esqueci de dar a vacina no meu filho. Posso tomar/ dar depois?

Não em postos de saúde (pelo SUS). Depois da campanha, só serão vacinados os presidiários e indivíduos que apresentem problemas de saúde específicos. Clínicas as privadas poderão oferecer a vacina a toda população – inclusive para quem não faz parte do grupo prioritário – desde que as doses compradas estejam registradas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Quanto tempo ela demora para fazer efeito?

Aproximadamente, após duas semanas, quem tomou a vacina já estará imunizado.

Ela dá alguma reação?

Ela pode causar as reações normais de qualquer vacina: dor local e febre até 48h após a aplicação.

A sua eficácia dura por quanto tempo?

A eficácia da vacina costuma durar por um ano.

Entenda as diferenças entre gripe e resfriado:

Imagem:
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/04/campanha-de-vacinacao-contra-gripe-pelo-pais-comeca-amanha.html
 
 
Fontes:

 Veja outros posts similares: