Categorias: Bebês 0 a 3 meses | Fotos/Ilustrações

Vai nascer! 10 fotos que não se deve esquecer de tirar na hora H

Compartilhe:
pin it
O nascimento de um filho é o que pode acontecer de mais importante e marcante na vida de uma mulher (na vida das que optam por ser mãe, é claro!). E por conta disso, creio que 99% delas queiram registrar, nos mínimos detalhes, esse momento tão especial.

Aqui em casa não foi diferente. A gente, que por natureza ama fotografia, chegou até a cogitar contratar uma equipe profissional, mas aí desistimos, por dois simples motivos. Primeiro porque é uma bica de caro, e depois porque eu comecei a achar que o nascimento é um momento de choque para o bebê e não queria mais gente “estranha”, mais luz, mais barulho e mais furdunço na sua chegada por aqui.

Aí, já que optamos por fazer as coisas por nossa conta mesmo, não sobrou muita opção. Quem teve que fazer as fotos foi o maridão, afinal eu, apesar de estar com as mãos livrinhas da silva, pois optei parto normal, não ia ter muito discernimento para fazer os clicks. E não que o Otávio também estivesse muito apto a fazer isso (pois ficar de pé, sem desmaiar, já estava sendo muito para ele) mas pelo menos ele estava menos grogue que eu.

Bom, registro feito, fotos reveladas e já dispostas bonitinhas no álbum (sou das antigas e ainda gosto de “revelar” ), agora consigo ver  claramente o que ficou bacana e o que ficou de fora. E é com base nessa experiência que fiz a listinha abaixo, que traz a relação de fotos que a pessoa com a câmera na mão não pode esquecer de tirar na hora H.

Montei essa listinha e resolvi compartilhar com vocês porque sei que, no calor da emoção, qualquer um esquece de registrar até o que é óbvio. Então, se você não quer que alguns furos aconteçam nesse “ensaio fotográfico” tão especial leia atentamente essas dicas e depois a repasse para o seu marido. Ou melhor, imprima e peça para ele carregar na carteira, reler todo santo dia até a data do parto e, quando chegar a hora, ainda colar ali do ladinho da mesa de parto, para ir relendo, fotografando e fazendo o check! (ahahaha! jura! basta uma lidinha para ele e um pedido de “não esquece, tá?”).

Enfim… vamos à lista se não fico aqui em devaneios pelas próximas horas.

1. Foto geral: é legal ter uma ou várias fotos gerais da sala de parto, da equipe, etc… Só para começar a criar o clima na hora de montar o álbum. Afinal, a preparação para o climax é tudo.

2. Foto do casal: peça que uma enfermeira, o anestesista ou o médico assistente pegue a câmera por alguns segundos e faça um registro do casal. O último de vocês dois como CASAL, pois em breve, muito em breve, serão uma FAMÍLIA (ai que lindo! Já começo a lembrar do me parto e quero outro!).


3. Foto do relógio, marcando a hora do nascimento: essa é uma das mais difíceis de lembrar, pois quando o bebê nasce, a primeira coisa que se faz é querer ver a carinha dele, tocar nele, beijá-lo, etc… Depois, claro, vem a vontade de tirar uma fotinho dele, dele com a mãe, dele com o pai… enfim… dele com o mundo, porque agora ele é o mundo de vocês. Mas pelo menos coloquem essa imagem na listinha das fotos. Se der para fazer, bacana. E se o “fotógrafo” não lembrar, também tudo bem, o que não vale é chegar em casa e querer o divórcio só porque essa imgem faltou. Ok?

4. Foto do bebê: bom, essa ninguém precisa ser lembrado de fazer. É claro que o bebê será fotografado. (Nananinanão! Não é bem assim! Tem que lembrar sim, pois como disse, no calor da emoção, tá todo mundo doido lá dentro!).

5. Foto do bebê com a mãe: muito, muito, muito importante essa foto! Justamente a que eu não tenho (blé!). Quer dizer, até tenho, mas tem a mão de uma enfermeira em cima do rostinho do Léo. Meu marido ficou tão afoito para filmar o nascimento (o vídeo ficou linnnnnndo! sempre choro ao ver), que quase esquece de tirar uma foto minha com o baby. Assim, ele fez a foto aos 47 do segundo tempo, quando a enfermeira já estava tirando o Léo de mim, e aí ficou com aquela mãozonha na frete. Droga! E se você resolver amamentar o bebê ainda na sala de parto, esse é outro registro que não pode deixar de ser feito.

6. Foto do bebê com o pai: hora de chamar ajuda. Alguém vai ter que fazer uma foto do papai com o bebê, afinal, ele também teve participação nessa produção. Só para lembrar…não poderá ser você. Ok?

7. Foto do casal com o bebê: mais uma vez, chame no grito alguém da equipe e peça essa foto. Linda, a primeira de vocês como família (também não temos. Snif! Snif! Snif! Só depois, no quarto, é que percebi isso).

8. Foto das pessoas que estão do outro lado da janelinha: algumas maternidades tem uma janelinha que permitem que familiares, amigos e toda a trupe que está por lá veja o bebê logo após o seu nascimento. Nessa foto meu maridão caprichou. Ficou linda! Encatadora! Dá para ver a expressão de alegria, felicidade, alívio, amor, e tudo o mais dos ansios avós, que aguardavam para conhecer o mais novo membro da família. Linda! Linda! Linda! Também sempre me emociono quando revejo essa imagem.

9. Foto do bebê sendo pesado: essa foto mostra o baby em cima da balança enquanto o peso dele  aparece no display. Outro clássico das fotos de nascimento!

10. Foto do pezinho pintado: quando o bebê nasce, o pezinho dele é pintado para carimbar um papel que a maternidade nos dá. Falo aqui “um papel que a maternidade nos dá” porque eu e meu marido conseguimos perder esse papel em algum lugar da maternidade então nem sei o que dizia nele. Como eu já comentei acima, nessa hora a gente endoidece! (mas eu queria tanto esse papel que se perdeu para sempre! Tanto, tanto!).

Bom, acho que essas são as fotos básicas, que não devem (ou deveriam) ser esquecidas. E é claro também que sempre uma ou outra vai passar batido, mas se der para pegar parte desses momentos já está valendo. No fim, no fim, o melhor mesmo fica gravado na memória. E para sempre. Isso eu garanto! Pois pode não estar perfeita a foto Léo em cima do meu peito, mas eu lembro perfeitamente do momento que ele foi colocado lá e do imenso amor que invadiu meu coração nessa ínfima fração de segundo que mudou a minha vida para sempre.

Veja mais!