5 motivos para colocar o momento de brincar com o filho na sua rotina

5 motivos para colocar o momento de brincar com o filho na sua rotina


6 de Abril de 2018

Estamos voltando com as colunas dos especialistas e hoje trago um texto escrito pela Alessandra Palazzin e pela Graziela Faelli, do Tempo Mágico. Nele, a Ale fala sobre a dificuldade que muitas mães têm em conciliar a rotina com o tempo de brincar com os filhos.

Isso não é um problema só das mães que procuram a Alessandra, grande parte de nós temos que nos adaptar e fazer verdadeiros milagres para conseguir dedicar um tempo no nosso dia e brincar com os pequenos. A Ale deu dicas bem legais. Confira o texto dela abaixo:

Por Ale Palazzin e Grá Faelli

Uma das grandes queixas das mães que nos procuram no Tempo Mágico é “Como conciliar minha rotina maluca de mãe com um momento para brincar com meu filho?”. E, mais do que isso: “Como realmente aproveitar esse tempo que estamos juntos se me sinto tão cansada?”

Hoje em dia, a ideia que se tem de que toda mulher é “multitarefa” parece que tem sido mais um peso, uma cobrança, do que uma qualidade. E digo cobrança não apenas de quem está de fora, mas de nós mesmas, para “dar conta de tudo” quando, na verdade, a sensação que sobra no final do dia é a de que não fizemos nada (ou pelo menos, não com  a qualidade e atenção que gostaríamos).

E quando isso acontece no momento que estamos com nossos filhos, na hora que era para estarmos brincando juntos, nos divertindo, nos conectando com eles parece que a sensação de frustração é maior ainda, não? De ambos os lados… Da criança, porque ela não se sente “suprida” da sua atenção e da sua real entrega àquele momento, e sua, por sentir que está realizando “mais uma tarefa” ao invés de ser  realmente ser prazeroso como você esperava que fosse.

E agora? O que fazer?

Trabalhando dentro ou fora de casa, as milhares de coisas que temos que fazer não irão desaparecer como num passe de mágica (infelizmente… risos) Mas se existe uma coisa que pode ajudar MUITO no nosso dia a dia, é ter uma rotina, um planejamento estruturado da sua semana ou, pelo menos, do dia seguinte. E, assim como outras “obrigações inadiáveis” que temos (não do ponto de vista de ser “algo chato”, mas de “algo extremamente importante”), o nosso momento de brincar com nossos filhos, aquele momento em que ELE é o foco da sua atenção, também tem que estar na sua agenda. SIM! Reserve um momento do dia apenas para vocês dois e deixe seu filho saber disso com antecedência também!

Afinal se eles são uma das prioridades na nossa vida , isso também tem que estar evidente (para nós e para eles) na nossa rotina, não é?

E hoje vamos te dar 5 razões para você fazer isso:

1- Traz mais tranquilidade e segurança para o seu filho: quando seu filho sabe que naquela hora específica do dia ele terá um tempinho só com você, fica mais fácil para ele administrar a ansiedade e expectativa em relação ao momento do brincar. Desde bebês, as crianças se sentem muito mais tranquilas quando têm uma rotina estruturada, quando sabem “o que vem a seguir”, do que quando o seu dia a dia não tem previsibilidade nenhuma.

2- Seu filho se sente valorizado: nós, mães, podemos saber do fundo do nosso coração que eles são prioridade na nossa vida e muitas vezes o esforço que fazemos diariamente é pensando neles, no que queremos proporcionar para eles, etc…Mas ELES não sabem disso. Crianças brincam e é essa a forma delas interagirem com o mundo. Então BRINCAR JUNTO com elas é a forma delas entenderem que realmente têm um espaço na sua vida, no meio de tantas outras tarefas que vêem você fazendo no seu dia-a-dia.

3- Facilita você estar realmente PRESENTE na hora da brincadeira: o fato de você ter reservado um tempo só para brincar te ajuda desligar de tudo o que está à sua volta para se concentrar só naquele momento (e isso vale para o celular também ;-) ). Você já reparou como hoje existe uma dificuldade enorme das pessoas conseguirem focar em uma coisa de cada vez? Então deixe o celular longe de você, coloque um despertador para você não ficar preocupada com a hora e se permita vivenciar aquele momento!

4- Fica mais fácil de você realmente aproveitar o momento de brincar: Além da questão logística (teoricamente 2 tarefas não deveriam ocupar o mesmo espaço de tempo no seu dia), quando a gente sabe o nosso próximo compromisso (sim! é um compromisso entre você e seu filho!), nosso corpo, nosso cérebro consegue se preparam para a atividade que vem a seguir. E isso irá te ajudar a entrar muito mais facilmente no “mundo da brincadeira” no qual o seu filho vive. Sentar no chão para brincar também te ajuda nisso sabia

5- Aumenta a conexão entre você e seu filho: brincar junto é mais do que diversão, é mais do que desenvolver habilidades motoras, sensoriais, cognitivas… Sim, tudo isso é muito importante (e não só para as criança mas para os adultos também, sabia?). Mas, acima de tudo é um momento para você conhecer seu filho e estabelecer um vínculo maior com ele. Assim como qualquer relação, isso só acontece quando você pára para observá-lo (seus gostos, sua personalidade, suas habilidade), quando você divide experiências, quando você dá o suporte para os momentos de frustração… Essa ligação entre vocês é o que potencializa todo o aprendizado que a criança virá a ter…

Você já pensou na sua rotina? Consegue encontrar um momento para dar a sua atenção total e brincar junto com seu filho?

Este tempo com eles tem um poder mágico para a relação entre vocês e no desenvolvimento do seu filho.

Brincar é muito importante e faz bem para a relação entre pais e filhos. Eu fiz um vídeo mostrando a brinquedoteca que eu organizei para o Léo e o Caê. Confira no vídeo.